Lançamento: Livro aborda o rádio no Estado Novo



O livro Integração Nacional pelas Ondas - O Rádio no Estado Novo será lançado no Canto da Madalena, em São Paulo, nesta quinta, dia 3 de dezembro, a partir das 19 horas.


Ouça o convite feito pelo autor do livro.
(se o player não estiver visível, clique aqui)

Escrita originalmente como tese de mestrado pelo historiador Fernando Limongeli Gurgueira, a obra aborda a ascensão do rádio comercial no Brasil, na Era Vargas (de 1930 a 1945). Neste período, entre outros fatos relevantes para a radiodifusão, o então presidente da República autorizou a veiculação de propaganda no meio, criou a "Hora do Brasil", encampou a Rádio Nacional e desenvolveu um projeto de integração nacional tendo o rádio como principal difusor de suas ideias a toda a população do país e até de parte do mundo, pelas ondas curtas.

Se por um lado, Vargas usa o rádio para levar seus discursos inclusive aos mais pobres(ouça aqui o pronunciamento feito em 9/11/1940, em comemoração aos 10 anos de governo*), já que - ao contrário da mídia impressa - agora até os analfabetos podiam tomar contato com eles, por outro, o político investe para transformar a Rádio Nacional na mais forte do país. Muitos chegaram a temer pelo futuro daquela emissora no final dos anos 30, mas de fato ela acabou por se beneficiar com a contratação dos principais artistas da música, das artes e da comunicação daqueles tempos.

Para saber mais sobre essa história, anote na agenda: o lançamento do livro Integração Nacional pelas Ondas - O Rádio no Estado Novo é nesta quinta, dia 3 de dezembro, no Bar Canto da Madalena, que fica à Rua Medeiros de Albuquerque, 471 - na Vila Madalena. O telefone para outras informações é 11 - 38136814.



Sobre o autor
Fernando Limongeli Gurgueira é Bacharel e Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, é Mestre em História Social pela mesma Universidade. Foi professor de História no ensino médio, também lecionou História do Rádio e Comunicação de Massa e Indústria Cultural no Centro de Comunicação e Artes do SENAC. Desde de 1995 é professor Adjunto da Faculdade de Administração da Fundação Armando Alvares Penteado (disciplinas: História das idéias políticas, Sociologia II e Metodologia Científica) e Coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso na mesma Faculdade.

* o discurso de Getúlio Vargas é uma colaboração do pesquisador Talvane Lukato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast