sexta-feira, junho 26, 2009

Bermuda Folgada: a evolução do jingle

Nosso assíduo ouvinte Marcelo Gomes, de Macaé, no Rio de Janeiro, enviou um clássico jingle de natal da Varig. Esse foi o ponto de partida para eu, Edu Malaveia e Daniel Grecco debatermos sobre os jingles que não saem de nossas cabeças e a produção atual deste tipo de comercial radiofônico.

Ouça esta edição especial regada à muita música e com o depoimento de Archimedes Messina.

quarta-feira, junho 24, 2009

Bermuda Folgada: humor no rádio de ontem e de hoje

O programa Bermuda Folgada, que vai ao ar de segunda a sexta, 15 horas, pela Malaveiaweb, emissora que você ouve neste blog, discute o humor radiofônico.


O debate foi pautado a partir de um trecho da Antologia da Satira, produzida para as fitas BASF na década de 80, com narração de Chico Anysio. Levamos em conta também a análise do Prof. Alvaro Bufarah em texto publicado no site Rádio Agência sob o título "O Rádio sem Graça", em que - entre outras coisas - o humor de hoje é criticado pela falta de um senso crítico maior.

Ouça as opiniões de Edu Malaveia, Marcelo Abud e Daniel Grecco.
(se o player não estiver visível, clique aqui)


Para não dizer que não falamos das flores, destacamos um quadro conduzido por Marco Bianchi na Bandeirantes AM, em 2006: o Serviço de Auto-Falante. Auto com "u" para dar a noção de auto-crítica às mazelas sociais e políticas que vivemos NESTE PAÍS.

segunda-feira, junho 22, 2009

"Não se Reprima" volta em campanha publicitária

Há uma semana fui surpreendido ao ouvir o antigo hit do Menudo, Não se Reprima. O choque foi ainda maior porque isto aconteceu em plena Bandnews FM, uma emissora jornalística.

Intrigado, levantei com meus amigos do Bermuda Folgada algumas hipóteses sobre o teaser (propaganda que instiga, mas não revela quem assina a mensagem). Não conseguimos chegar nem perto da resposta correta, que pode ser acompanhada agora neste vídeo disponível no Youtube:



Matei a curiosidade apenas hoje ao ouvir o comercial com a assinatura da Batavo. Corri para o site da empresa e, ao contrário do que imaginara, não encontrei nenhuma referência à música. Bola fora, já que poderia estimular a visitação de inúmeros curiosos como eu e gerar uma bela ação viral. Enquanto isso, espaços dedicados à Propaganda e Marketing divulgam detalhes do jingle.

É o caso do blog Tudorama. Acompanhe:

"O hit menudista é o tema da campanha publicitária para a linha Pense Light, que você pode ver no vídeo acima. Serão ações de rádio com inserções do Não se reprima completa com 3 minutos, comerciais de 1 minuto e spots assinados com 30 segundos. Talvez vejamos o vídeo na TV. A campanha vai até agosto em rede nacional e incluirá anúncios em revistas semanais para o público feminino e material de PDV. Quem assina a campanha é a Dez Propaganda, de Porto Alegre. O importante é que a campanha provoca a curiosidade das pessoas e apela para um antigo hit. Na maioria das vezes, além de rememorar e divertir o consumidor, atrai o foco para a marca e o produto. O conceito da propaganda com as placas de proibição é bem interessante e prende a atenção."


Ouça acima a versão integral da música, na interpretação de Tatiana Parra (se o player não estiver visível, clique aqui)

O jingle está sendo veiculado, agora devidamente assinado em emissoras como: Eldorado FM, CBN, Band News, Nova Brasil e Alpha FM (em São Paulo).

Confira a ficha técnica, divulgada no site Rádio Base:

Campanha: Pense Light
Título: Pense Light

Produtora de Vídeo: Zeppelin
Diretor de Cena: Marcello Lima
Diretor de Foto: Alemão Francisco
Atendimento: Alonso Sperb
Finalização: Zeppelin Filmes

Produtora de Áudio: Voicez
Músico: Equipe Voicez
Vocal: Tatiana Parra
Locução: Naima Ferreira
Atendimento: Ciça Montagna

Agência: DEZ Propaganda
Planejamento: Patricia Beche e Gabriella Barreto
Diretoria de Atendimento: Cláudia Gonçalves
Atendimento: Pérola Carvalho, Roberta Lima e Carolina Marques
Diretoria de Criação: Carlos Saul Duque
Criação: Taíse Kodama, Gustavo Cavinato, Paola Barbieri, Daniella Ferreira, Giovanni Pereira, Thiago Bizarro, Mauro Dorfman e Carlos Saul Duque
Diretoria de Mídia: Mídia: Cláudia Marin e Michelle Medina
Produção Gráfica: Sandra Mara
Produção Eletrônica: Alessandra Santos

Cliente: Batavo
Direção de Marketing: Eric Boutaud
Marketing: Damiano Sanna, Flávio Leal, Ana Lúcia Tacla, Mila Silva e Ricardo Hirata

sexta-feira, junho 19, 2009

Peças Raras no Twitter

Depois do podcast e do blog, resolvi aderir ao Twitter. Confesso que foi com certa resistência, mas quero ver no que dá.

Minha ideia é poder ouvir quem me ouve. Sobretudo durante as participações ao vivo, pela Malaveiaweb, que acontecem aproximadamente às 15 horas, de segunda a sexta, quero muito contar com a opinião dos ouvintes.

Então, não perca tempo. Entre também no Twitter das nossas Peças Raras e participe.


O endereço é www.twitter.com/pecasraras

Exposição remonta a história de rádios e vitrolas

Evento grátis no Shopping Taboão exibe modelos raros e muitas curiosidades

O Shopping Taboão apresenta, até 29 de junho, a exposição Meus Queridos Ouvintes, evento que reúne mais de 30 rádios e vitrolas originais de várias épocas e muitas curiosidades sobre esses aparelhos tão úteis e queridos por nós.


Ouça aqui um jingle inesquecível do Rádio Cabloco Philips, comentado por Lula Vieira, em quadro que comandava na CBN (se o player não estiver visível, clique aqui).

Entre os destaques, será exibido um dos primeiros modelos fabricados no Brasil, o Rádio Cacique, de 1936, além do eterno Rádio Capelinha, dos anos 30, que ganhou o nome graças ao seu formato, igual ao de uma capela.

O Gramophone, um dos tocadores de discos em vinil mais conhecidos do público e famoso por integrar o cenário de filmes e novelas de época, fabricado em 1912, também terá seu espaço reservado na exposição. De 1928, a Victrola Portátil de Ferro RCA, que mais tarde viria a substituir os Gramophones devido a sua praticidade – tinha formato semelhante ao de uma maleta e podia ser levada a qualquer lugar –, também poderá ser vista de perto.

“Além de exibirmos peças raras, que praticamente só existem nessa coleção, procuramos mostrar como se deu a evolução tecnológica e do design desses aparelhos por meio de cada peça exposta. Há ainda nossa homenagem a personalidades que eternizaram o rádio, como Emilinha Borba e Marlene, as eternas Rainhas do Rádio, e as Irmãs Batistas (Linda e Dirce)”, explicam as curadoras da exposição, Patrícia de Alencar e Luciana Tanese.


Exposição “Meus Queridos Ouvintes”

Período: Até 29/06
Horário: de 2ª a Sáb – das 10h às 22h/ Dom e Feriados – das 12h às 20h
Local: Praça Central
Endereço: Rodovia Régis Bittencourt, km 271,5 – Taboão da Serra/ SP
Telefone: (11) 2699-4000

Fonte: Lucas Martini/
D2 Comunicação

quarta-feira, junho 17, 2009

Entrevista no Canal Universitário

Esta semana, quinta, dia 18, às 6:30 h.; sexta, dia 19, 00:30 h. e 9:30 h.; sábado, dia 20, às 15:30 h. e domingo, dia 21, às 9:30 h., a TV UNIP leva ao ar uma entrevista conduzida pela jornalista Elys Marina com o editor deste blog, Marcelo Abud.

O tema da conversa é a criatividade no rádio. Grandes momentos da propaganda feita para este meio de comunicação foram destaque.

O programa Jornal das Profissões pode ser visto pelo Canal Universitário (11 da Net ou 71 da TVA).


JORNAL DAS PROFISSÕES
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE PROPAGANDA NO RÁDIO

Entrevista com Marcelo Abud
Quinta - 6:30 h.
Sexta - 00:30 h. e 9:30 h.
Sábado - 15:30 h.
Domingo - 9:30 h.

Canal Universitário - 11 da Net e 71 da TVA.

Os donos das vozes do GPS



O site ZAP do Estadão de hoje destacou uma reportagem sobre os donos das vozes dos aparelhos de GPS, aqueles que apontam os caminhos no trânsito. Tive a honra de ser um dos entrevistados. Confira no vídeo acima e leia também a matéria no ZAP.

segunda-feira, junho 15, 2009

Gente que leva a ditadura na esportiva


O assunto do quadro Bermuda Folgada (a versão masculina do Saia Justa, do GNT, apresentado diariamente na Malaveiaweb) relaciona dois assuntos que já estiveram muito juntos: ditadura e futebol.

Ouça o nosso bate-papo, que apresenta uma edição do debate travado entre Milton Neves e os ouvintes e também um texto do Frei Beto sobre o terrível fim de Frei Tito, musicado por Madan.

Motivado por algumas opiniões, no mínimo, condenáveis de ouvintes da Rádio Bandeirantes AM emitidas por email, ontem, durante o Domingo Esportivo comandado por Milton Neves, o papo condenou todas as ditaduras.

Imagem: versão popular da Declaração dos Direitos Humanos, assinada por Frei Beto.

sexta-feira, junho 12, 2009

Juramento de última hora


O leitor/ouvinte deste blog, Rodolpho Gomes dos Santos escreveu uma mensagem hoje pela emoção que sentiu ao ouvir o veterano jornalista da Bandeirantes Salomão Ésper neste dia dos namorados.

No Jornal Gente desta manhã o jornalista declamou a poesia Juramento de Casimiro de Abreu.


Ouça este emocionante momento (caso não visualize o player, clique aqui)


Juramento - Casimiro de Abreu

Tu dizes oh Mariquinhas
Que não crês nas juras minhas,
Que nunca cumpridas são!
Mas se eu não te jurei nada,
Como hás de tu, estouvada,
Saber se eu as cumpro ou não?!

Tu dizes que eu sempre minto,
Que protesto o que não sinto,
Que todo o poeta é vário,
Que é borboleta inconstante;
Mas agora, neste instante,
Eu vou provar-te o contrário.

Vem cá, sentada a meu lado
Com esse rosto adorado
Brilhante de sentimento,
Ao colo o braço cingido,
Olhar no meu embebido,
Escuta o meu juramento.

Espera: - inclina essa fronte...
Assim!... - Pareces no monte
Alvo lírio debruçado!
- Agora, se em mim te fias,
Fica séria, não te rias,
O juramento é sagrado.

"- Eu juro sobre estas tranças,
"E pelas chamas que lanças
"Desses teus olhos divinos;
"Eu juro, minha inocente,
"Embalar-te docemente
"Ao som dos mais ternos hinos!

"Pelas ondas, pelas flores,
"Que se estremecem de amores
"Da brisa ao sopro lascivo;
"Eu juro, por minha vida,
"Deitar-me a teus pés, querida,
"Humilde como um cativo!

"Pelos lírios, pelas rosas,
"Pelas estrelas formosas,
"Pelo sol que brilha agora,
"- Eu juro dar-te, Maria,
"Quarenta beijos por dia
"E dez abraços por hora!"

O juramento está feito,
Foi dito co'a mão no peito
Apontando ao coração;
E agora - por vida minha,
Tu verás oh! moreninha,
Tu verás se o cumpro ou não!...

Rio - 1857.

quinta-feira, junho 11, 2009

Best Love Songs

A propósito da conversa que tive nesta quarta, dia 10, com o Edu Malaveia e o Daniel Grecco, sobre a época em que o Love Songs da Cidade FM imperava nas noites radiofônicas, recebi uma informação que me chamou atenção.

Nesta sexta, uma radioweb destinada ao público jovem vai se dedicar exclusivamente ao melhor da música romântica. Leia os detalhes extraídos do site da própria emissora:


Para comemorar o Dia dos Namorados, no 12 de junho, a BestRadio Brasil resolveu fazer algo diferente. Ao invés de ficar dando ingressos para motel, buquê de flores, chocolates, vamos te dar realmente o que a gente mais gosta (e você também): música!!!

Durante toda sexta-feira, a BestRadio Brasil tira o pé do acelerador e toca só as músicas que marcaram momentos especiais entre você e o seu amor.

Ouça uma seleção especial que fiz de músicas, vinhetas e trechos do antigo Love Songs, da Cidade FM (se o player não estiver visível, clique aqui)

Ah, você tá encalhado?! Tá sem ninguém? Ou então tá quase lá com aquela paquera no MSN?

Olha só a dica que a gente vai te dar: na sexta, quando você e a pessoa que você está afim ficar online, indique a programação da Best para ela ouvir. Garantimos a trilha sonora da conversa, e o resto, bem… O resto é caprichar no xaveco e mandar ver!

Outra dica é você comentar este post fazendo uma declaração de amor e recomendar o link para a pessoa amada.

Assim, todo mundo verá o amor que sente e você ainda fica bem na foto!

Programação Especial Dia dos Namorados na BestRadio Brasil.

A trilha sonora ideal que toca o seu coração.

A Best Radio Brasil é ouvida em www.bestradiobrasil.com

quarta-feira, junho 10, 2009

Bermuda Folgada: saudade do romantismo

Nesta quarta, às vésperas do dia dos namorados, o programa Bermuda Folgada (nossa versão masculina e despojada do Saia Justa do GNT)discutiu o romantismo nos dias de hoje.

O cinquentão Malaveia conversou com Abud, de 37, e Daniel, de 28. Três gerações entoando uma mesma necessidade: a de se prestar mais atenção a pequenos gestos como o daquele romântico à moda antiga do tipo que ainda manda flores.

Ouça aqui o programa na íntegra.

Para embalar os corações apaixonados, o Bermuda Folgada trouxe dois momentos marcantes do rádio e da música: o tema do programa Love Songs da extinta Rádio Cidade e a interpretação do Queen para Love of My Life, ao vivo, no Morumbi, em 20 de março de 1981.

Bom dia dos namorados a todos os que acreditam que o amor ainda está no ar.

terça-feira, junho 09, 2009

Mídias expostas de forma criativa


A Expomídia é um evento que acontece tradicionalmente na UNIP (Universidade Paulista).

Desenvolvido por alunos de Propaganda e Marketing (na foto, alunos dos 2º e 3º semestres), a proposta é valorizar o respectivo meio de comunicação representado pelo grupo.

Ao clicar aqui, você confere as ideias transformadas em programas de rádio que apresentam as principais características dos diferentes meios de comunicação.

Cantoras do Rádio no Cinema


Depois de Curitiba é a vez de São Paulo conferir a pré-estreia do documentário Cantoras do Rádio.

O filme dirigido pelo jovem Gil Baroni tem sessão nesta terça, dia 9 de junho, às 20 horas, no Cine Bombril.

A apresentação faz parte do projeto Folha Documenta e conta com um debate com o diretor e com cantoras da época de ouro do rádio (entre os anos 1930 e 1950). Presenças confirmadas de Carminha Mascarenhas, Ellen de lima e Carmélia Alves.


Ouça matéria da CBN sobre o filme (se o player não estiver visível, clique aqui).

Para acompanhar a exibição gratuita de Cantoras do Rádio, você deve retirar senha a partir das 19 horas na bilheteria.

O Cine Bombril fica na Rua Padre João Manoel, 100 (Conjunto Nacional).

domingo, junho 07, 2009

Radionovelas: fortes emoções da turma Chácara 2009


Os alunos do campus Chácara da UNIP (Universidade Paulista) realizaram no último dia 02 de junho uma mostra de radionovelas.

A proposta foi criar e produzir histórias que poderiam ser patrocinadas por alguma marca ou produto.

Para acompanhar o resultado, visite o canal exclusivo onde você conhece um pouco de cada proposta e ouve as novelas.

sexta-feira, junho 05, 2009

Radioteatro: Guerra dos Mundos


Na segunda, dia 01 de junho, o auditório da UNIP Vergueiro foi palco para uma incrível adaptação do radioteatro que abalou os Estados Unidos em 1938: A Guerra dos Mundos.

A recriação ficou a cargo dos alunos do quarto e quinto semestres do curso de Propaganda e Marketing.

Clique aqui e vá para a página especial onde você vê fotos e ouve a versão integral do radioteatro.

A proposta do trabalho foi atualizar o gênero, que junto com a radionovela, foi o de maior audiência do rádio em sua época áurea, entre os anos de 1940 e 1950, antes da chegada da televisão.

Bermuda Folgada para ir ao parque e contemplar o Meio Ambiente

O quadro Bermuda Folgada, a versão masculina e despojada do Saia Justa (GNT) apresentou hoje uma discussão sobre os rumos dados ao tema meio ambiente no governo Lula.

Ouça aqui a participação de Marcelo Abud, Daniel Grecco e Edu Malaveia na íntegra (se não visualizar o player, clique aqui para ter acesso e poder baixar o arquivo).

Além do debate sobre o tema, você ouve em destaque três geniais peças criativas da SABESP e da Fundação Onda Azul.

Rádio Sucupira e as profecias de Dias Gomes


Pra Frente Sucupira! Isto é o que tenho vontade de gritar a altos brados quando chega sexta, lá pelas 9 e meia da manhã.


Para quem não entendeu ainda, é porque neste dia e horário Heródoto Barbeiro leva ao ar pela CBN o que há de mais criativo na mídia atualmente: a Rádio Sucupira.

Ouça a edição de hoje, que faz um paralelo entre o texto de Dias Gomes e a interpretação do eterno Bem-Amado Paulo Gracindo e a opinião dos nossos excelentíssimos senadores sobre o meio ambiente. É humor para chorar (até de rir). Se o player não estiver visível ou quiser baixar este arquivo, clique aqui para ouvir.

A Rádio Sucupira vai ao ar dentro da programação da CBN toda sexta, às 9 e meia da manhã, mas pode ser sintonizada também no criativo Blog do Barbeiro.

Boechadas são destaque de novo quadro da Malaveiaweb

Nesta quinta, a Malaveiaweb passou a apresentar um novo quadro em sua programação. Em "Bermuda Folgada", Edu Malaveia discute com o professor e radialista Marcelo Abud e o jornalista Daniel Grecco temas interessantes que estão na pauta do dia ou que mereceriam estar.

O nome do bloco é uma sátira ao "Saia Justa", do GNT. Ao contrário das meninas que precisam estar alinhadas para aparecer na telinha, o triângulo de bermudas pode conversar a vontade, cada um no recôndito de seu respectivo lar e com a bermuda mais adequada para cada clima.


Ouça aqui um parte da estreia do Bermuda Folgada, que destacou a atuação de Ricardo Boechat no microfone da Bandnews FM. O jornalista assume um papel de crítico contundente a situações absurdas que afetam todos os brasileiros. As "boechadas" são verdadeiras bofetadas na cara dos hipócritas que estampam as primeiras páginas dos jornais diariamente.

A escolha se deve ao fato de que esse tom de indignação e ironia empregado nos comentários que faz a partir das 7 da manhã na emissora all news ser o mesmo que pretensamente pretende ser reproduzido pelo novo trio de ouro do rádio.

A nova atração da Malaveiaweb pode ser ouvida neste blog, de segunda a sexta, pontualmente as 15 horas mais 0u menos.

quinta-feira, junho 04, 2009

Eli Corrêa é tema de banca no Mackenzie

Volta e meia o quadro Que Saudade de Você, do programa Eli Corrêa, é estudado em faculdades de comunicação. Nesta sexta, dia 05 de junho, é a vez de um grupo de alunas do Mackenzie apresentarem um documentário em áudio como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo.

Ouça a chamada sobre o tema no programa do próprio comunicador

A banca examinará o resultado do material "Porque a sua saudade é a minha saudade", nesta sexta, entre 15:10h. e 16:20 h. no auditório Flamínio Fávero do Prédio 10 da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus São Paulo. O telefone do Mackenzie é (11) 2114-8000.