quarta-feira, dezembro 29, 2010

Presença marcante no fim de ano


Se o jingle da Casas Bahia é uma das melhores músicas de Natal dos últimos anos (desde 2007), a trilha do Bradesco tem sido presença marcante lado a lado com ouvintes de diversas emissoras de rádio.

Ouça aqui a música que marca a nova fase da campanha do banco e serve de mensagem de ano novo.

A interpretação do jingle é da cantora Luísa Maita, cantora e compositora que, de acordo com o site Musicopéia, lançou o primeiro CD neste ano de 2010.

terça-feira, dezembro 28, 2010

Feliz Ano Velho by José Simão

Já é tradição. Em dezembro, a Bandnews FM coloca no ar a mais divertida retrospectiva do ano.
Quem ouve a emissora, sabe que perto das 9 da manhã a alegria é garantida na conversa diária entre Zé Simão e Ricardo Boechat.

Aqui você confere uma compilação dos diálogos mais engraçados e infâmes de 2010.

Relembre, por exemplo, uma constatação feita por Simão durante a corrida eleitoral: a de que "em Minas Gerais, 60% é serra e o resto é planície mesmo".

Buemba!, Buemba! com José Simão é garantia de Feliz Ano Todo. A coluna pode ser conferida pela Bandnews FM, de segunda a sexta, ao vivo, às 8:45 h. e em repetecos às 10:20 h., 17:37 h., 0:17 h. e 3:37 h.



Tupi FM de São Paulo: tudo o que você quer ouvir

Em meados dos anos 80, a Rádio Cidade inaugurou uma fórmula que logo se espalhou pelas demais emissoras em FM, a de reunir um time de artistas para gravar a música de fim de ano.

Um dos jingles que traduz bem a relação entre o ouvinte e a emissora é a composição Tudo o que você quer ouvir, da Tupi FM, de São Paulo.


Assista ao vídeo com a trilha de fim de ano da emissora líder do dial paulistano.

Túnel do Tempo da Cidade:
- Conheça a história e relembre o tema de fim de ano de 1985 da Rádio Cidade FM. Uma Só Voz reuniu os grandes nomes do "rock nacional" da época.

segunda-feira, dezembro 27, 2010

Temas de Fim de Ano da extinta Cidade FM


Os temas de fim de ano das emissoras de FM marcaram época nos anos 80. Aqui você entra em sintonia com algumas das músicas que fizeram história na extinta Cidade FM. Um deles é o Feliz Cidade, de 2000, tema que já antecipava sutilmente o anúncio com a frase "Cidade é Sucesso".



Ouça aqui o tema de 2000.
(se o player não estiver visível, clique aqui. Para baixar o áudio, clique com o botão da direita do mouse.)


Ouça também outros temas da Cidade FM:

- Uma Só Voz foi a música de 1985 e contou com a participação dos maiores nomes do chamado rock nacional da época.


No player acima, você ouve Rony Magrini e o primeiro tema de fim de ano da Cidade FM de São Paulo, que reúne o elenco de locutores de 1980. (se o player não estiver visível, clique aqui)



Edição especial com a participação de Luiz Fernando Magliocca  relembrando o Reveillon da Cidade FM, 96,9 de São Paulo, do ano de 1985. Além de acompanhar revelações sobre os bastidores da emissora no auge de seu sucesso, ouça o tema de fim de ano "Uma Só Voz", com os maiores nomes da música brasileira em meados dos anos 1980.
(se o player não estiver visível, clique aqui)



Continue ligado. Em 2010, você permanece em sintonia com o que o rádio tem de melhor aqui no blog Peças Raras e também pelos boletins semanais (às quintas-feiras) na Malaveiaweb.

Publicado originalmente em 30/12/2009


domingo, dezembro 26, 2010

Daniel Grecco: este vai longe!


Daniel vem do Grecco "Bueno" e significa como é bom acreditar.

Certa vez, conheci um senhor que ganhou duas vezes na Mega-Sena. O lema dele é "insista, persista, resista e não desista". Para muitos, no entanto, trata-se apenas de um cidadão de sorte.

Grecco também acredita na sorte. Ou melhor, é do tipo que aposta que quanto mais se trabalha, mais sorte se tem.

Agora, o jovem jornalista e radialista parte para uma nova jornada. Ele encontrou o centro e está de viagem para Cuiabá, no Mato Grosso. Na bagagem leva muitas horas de experiência. Dos trabalhos originais desenvolvidos na faculdade às conversas da maior consistência de nosso Bermuda Folgada, programa que dá muito o que falar.

Aliás, para aproveitar a abertura à base da composição Mulher de Coronel, de Gilberto Gil, ouça o que Daniel Grecco tem a dizer sobre a jornada que tem início em 1º de janeiro de 2011.


Acompanhe um depoimento exclusivo de Daniel Grecco aos ouvintes do blog Peças Raras e da Malaveiaweb.(se o player não estiver visível ou quiser baixar este arquivo, clique aqui)

Bem, amigos, como diria o ídolo do rapaz (saiba mais aqui), o talentoso comunicador vai passar a falar conosco diretamente de Cuiabá a partir do ano que vem. Agora nosso "triângulo dos bermudas" aumenta seu alcance e abrange três praças. Eu continuo a transmitir aqui de São Paulo; o Malavéia, de Belo Horizonte; e o Grecco, de Mato Grosso. Cada qual de uma dessas capitais vai continuar a mostrar como é capital irradiar para o mundo o que se tem a dizer.

Sorte ou persistência, o que importa é que Daniel Grecco vai longe. Pode apostar!

OUÇA MAIS:


- Acompanhe o teste enviado por Daniel à emissora Centro América
(se o player não estiver visível, clique aqui)

Em tempo, Daniel Grecco estreia ainda em janeiro na Centro América FM, que pode ser ouvida aqui.


Veja matéria sobre o início das transmissões da emissora, afiliada da Globo.


Memória especial em homenagem a Muíbo



No mesmo dia em que foi anunciada a morte de Muíbo César Cury (26 de dezembro de 2009), o programa Memória, de Milton Parron, prestou uma ampla homenagem ao então mais antigo funcionário da Rádio Bandeirantes.

Clique aqui e ouça o programa com quase duas horas de duração.

Saudosa Memória: 1 ano sem Muíbo César Cury

Acabo de receber uma mensagem de Alceu Sebastião Costa. Ele nos lembra da passagem de Muíbo César Cury, que se deu no dia 26 de dezembro do ano passado.

Na mensagem, o ouvinte assíduo da Rádio Bandeirantes e poeta também encaminhou este poema, que divido com nossa audiência:


M ito consagrado em vida pela
U nanimidade dos seus pares,
Í cone da radiodifusão brasileira,
B urilador das preciosidades do Lácio,
O bstinado pela arte mensageira.

C arisma
E ducação
S erenidade
A mor
R espeito

C inco vocábulos a serem bem guardados,
U m legado isento de reparos,
R everências do poeta a este ser admirável,
I mpávido soldado de exemplo tão notável.

Alceu Sebastião Costa


Relembre aqui uma homenagem que levamos ao ar pela Malaveiaweb no início deste ano.

Ouça mais:


Acima a edição do Jornal de Sábado, comandado por Haisem abaki, que foi quase totalmente dedicado ao radialista.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este áudio, clique aqui)

Ouça aqui a edição do Sofá Bandeirantes diretamente do site da emissora.

Veja galeria de fotos no site da Bandeirantes AM


quinta-feira, dezembro 23, 2010

Morre o jornalista e radialista Toninho Spessoto

O jornalista Toninho Spessoto: ferrenho defensor da música brasileira 

Morreu nesta manhã o jornalista e radialista Toninho Spessoto (leia aqui). Atualmente, ele comandava os programas Fora de Série e o Papo de Músico, ambos pela USP FM de São Paulo.
Em agosto de 2008, Spessoto foi responsável também por produzir e apresentar o Território Independente, espaço em que apresentava o melhor da produção musical brasileira independente, com foco na MPB.





terça-feira, dezembro 21, 2010

Uma mensagem repleta de Peças Raras






Nossa mensagem de fim de ano deste ano traz as seguintes "peças raras":

- a "falante" Vanessa Teodoro, minha esposa;

- o "cantante" Lucas, nosso garotão de 3 anos e 8 meses;

- a trilha composta por Celso Viáfora, Papai Noel de Camiseta.


Ouça aqui uma típica história natalina.
(se o player não estiver visível, clique aqui para ter acesso ao áudio)

Que momentos simples como esse alegrem sua noite de Natal e que em 2011 você viva um feliz ano todo.

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Rádio Sucupira: charge eletrônica da melhor qualidade

Em setembro de 2009, para comemorar o mês da Comunicação, nosso blog contou com uma entrevista exclusiva com Heródoto Barbeiro, conduzida pelo repórter Daniel Grecco.

Na ocasião, o Gerente de Jornalismo do Sistema Globo de Rádio comentou a importância do humor na programação da CBN. Heródoto faz um paralelo entre a força da ilustração caricata na imprensa escrita e quadros como a Rádio Sucupira (apresentado às sextas, 9:30 h.). Em ambos, o humor é visto como uma fonte de descontrair ao mesmo tempo em que tece comentários relevantes sobre um fato atual.



Clique aqui e ouça a transmissão que mistura realidade e ficção, Odorico Paraguaçú e políticos que deixam você tiririca da vida. O tema, é claro, gira em torno do aumento indecente que os políticos se autoconcederam na semana passada.

Ouça mais:
- Visite o canal da Rádio Sucupira no site da CBN

sábado, dezembro 18, 2010

José Paulo de Andrade e o rádio como aparelho de comunicação


Entre 1927 e 1932, o poeta, dramaturgo e ensaista alemão Bertold Brecht desenvolveu a Teoria do Rádio. Entre os pensamentos do debate proposto por ele, merece destaque o fato da necessidade de ‘’(...) transformar o rádio, convertê-lo de aparelho de distribuição em aparelho de comunicação. O rádio seria o mais fabuloso meio de comunicação imaginável da vida pública, um fantástico sistema de canalização. Isto é, seria se não fosse somente capaz de emitir, como também de receber; portanto, se conseguisse não apenas se fazer escutar pelo ouvinte, mas também pôr-se em comunicação com ele. A radiodifusão deveria, conseqüentemente, afastar-se dos que a abastecem e constituir os rádios ouvintes como abastecedores. ’’

Em algumas regiões, ainda hoje o rádio é apenas um aparelho de distribuição, mas em grandes cidades, com a concorrência acirrada, o ouvinte realmente interage com a programação.

Um belo exemplo da forma em que esse fabuloso meio de comunicação pode ser usado no sentido de transformar o ouvinte em abastecedor é essa participação de Zé Paulo de Andrade veiculada ontem nos microfones da rádio que tem opinião, a Bandeirantes.

Acompanhe aqui a aula de radiojornalismo do apresentador dos noticiários O Pulo do Gato e Jornal Gente.

Na entrevista, você acompanha o Diretor de Trânsito do Guarujá, Wilson Caruso buscando uma forma de explicar o guinchamento de carros guinchados no entorno de restaurantes no centro da cidade litorânea.

Ouça mais:
Para conhecer melhor a história de José Paulo Andrade e do radiojornal da Bandeirantes AM, acompanhe uma edição especial do nosso podcast publicada em abril de 2008.

Confira também a edição do Sofá Bandeirantes com o âncora do tradicional "O Pulo do Gato".
(se o player não estiver visível ou quiser baixar o áudio, clique aqui)


sexta-feira, dezembro 17, 2010

O valor da família inspira campanha de Natal da Casas Bahia

Fonte: Assessoria de Imprensa

"Natal com Dedicação Total" é o tema da campanha de final de ano da Casas Bahia que estreou no último domingo, dia 12. Desta vez, o objetivo da peça é mostrar a importância das atitudes de cooperação, respeito e união entre familiares, vizinhos e amigos, não só durante este período de celebrações, mas em todos os momentos da vida.

Assista ao comercial aqui.

O filme institucional, com duração de 60”, traz cenas entre personagens de uma mesma família que, juntos, montam a árvore e decoram o ambiente com os enfeites de Natal. Neste mesmo instante, em outra casa, várias pessoas preparam a ceia e, assim, como em um musical, os personagens se multiplicam, formando um único coro.

A campanha institucional é embalada pelo tradicional jingle de Natal, utilizado pela rede desde 2007, e será veiculada em canais de TV aberta e paga, com spots de rádio, até o dia 25 de dezembro.


Depois de ouvir o jingle, ensaie e participe da promoção "Cartão de Natal Musical". As três melhores interpretações enviadas para o site http://www.natalcasasbahia.com.br/, levam computadores de presente.

Ouça aqui outras peças raras natalinas.

Ficha Técnica

CLIENTE: CASAS BAHIA
CAMPANHA: NATAL COM DEDICAÇÃO TOTAL
PEÇA: FILME DE 60’’
AGÊNCIA: Y&R
PRODUTORA FILME: CB FILMES
TRILHA SONORA: A VOZ DO BRASIL



quinta-feira, dezembro 16, 2010

Reajuste "para lamentar". Ouça Salomão Schvartzman

Um dos colunistas que mais gosto do rádio atual é o veterano Salomão Schvartzman.

Diariamente, às 9:36 h., 16:17 h. e 20:37 h., ele tece seus comentários repletos de poesia e ironia pela Bandnews FM.

Anúncio publicado no jornal Metro, com a sintonia da Bandnews em São Paulo

Hoje, o tema não poderia ser outro. Schvartzman comenta o vergonhoso aumento de 62% aprovado pelos parlamentares em tempo recorde ontem.


Ouça aqui a coluna levada ao ar ao vivo nesta manhã de quinta-feira.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este áudio, clique aqui)

Ouça outras colunas de Salomão Schvartzman no site da Bandnews FM.

Detalhe: antes da coluna, o locutor erra a hora e depois da vinheta corrige. Digno da nossa série "É Raro e Humano".

Décio Clemente, da JP, divulga os 10 melhores comerciais de TV

O ouvinte da Jovem Pan está acostumado à participação de Décio Clemente. Diariamente, o colunista leva ao ar os jingles que emocionam públicos de todas as idades.

No início de novembro, a partir de ideia enviada pelo ouvinte Paulo Teixeira Jr, o blog Propaganda & Marketing, do site Jovem Pan Online, iniciou um concurso para eleger os melhores comerciais brasileiros de TV de todos os tempos.

Os 10 mais votados no palpite dos ouvintes da Rádio Jovem Pan podem ser vistos no vídeo abaixo:



Se a imagem não aparecer, clique aqui e vá diretamente ao site da Jovem Pan.

Detalhe: 8 das 10 campanhas preferidas são movidas a jingles. Sem dúvida, o brasileiro é cativado e tem uma forte memória afetiva com este tipo de mensagem publicitária cantada.

Para ver outras peças raras do rádio e da TV, visite o blog do publicitário e colunista da Jovem Pan, Décio Clemente.


quarta-feira, dezembro 15, 2010

Helicóptero da Rádio Eldorado faz pouso forçado na Zona Norte de SP

Foto: Evelson de Freitas (Agência Estado)

Assim como aconteceu em 2005 com Geraldo Nunes, o helicóptero da Rádio Eldorado fez um pouso forçado no final desta tarde de terça-feira.

Acompanhe neste link a cobertura da própria emissora. Na página do Território Eldorado, você acompanha a palavra do repórter Flávio Perez, do piloto André Soares e ainda Geraldo Nunes relembrando o acidente anterior.

segunda-feira, dezembro 13, 2010

José Silvério recebe mais um troféu Ford-ACEESP hoje a noite, em São Paulo

A entrega do Troféu Ford-Aceesp acontece hoje, a partir das 19:30 h., no Esporte Clube Sírio, Av. Indianópolis, 1.192, na Zona Sul de São Paulo. A escolha é resultado de votação que se deu entre 11 de novembro e o dia 3 de dezembro, aberta ao público e associados através do site da entidade.

José Silvério (foto) é um dos destaques do prêmio mais uma vez. A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo o elegeu melhor narrador de rádio pelo 10º ano consecutivo (saiba mais detalhes aqui).

Conheça os outros vencedores do troféu deste ano.

Além do narrador oficial da Rádio Bandeirantes, outros nomes que merecem destaque são os de Milton Neves (eleito melhor apresentador de rádio inúmeras vezes) e Antonio Augusto Amaral de Carvalho "Tuta" (Jovem Pan), que recebe homenagem por 60 anos de Jornalismo. Aliás, José Silvério e Milton Neves são crias da Pan e recebem prêmios da ACEESP desde quando estavam naquela casa.


Em homenagem ao talento de José Silvério, no player acima você acompanha a transmissão simultânea da final do Campeonato Brasileiro de 2009, que representou um novo marco para o rádio esportivo e foi repetida neste ano.
(se o player não estiver visível,clique aqui)

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Marcelo Adnet e a transmissão de futebol no rádio e na TV

Marcelo Adnet é certamente um dos mais talentosos humoristas e imitadores da nova geração. Neste blog, já destacamos o rapaz dando voz a diferentes estilos radiofônicos no Comédia MTV.

Agora veja Adnet em campo com sua famosa comparação entre as transmissões do futebol no rádio e na TV, na festa do Prêmio "Craque Brasileirão 2010", da última segunda-feira:



terça-feira, dezembro 07, 2010

José Silvério fala sobre Troféu ACEESP

No Jornal em 3 Tempos, da Rádio Bandeirantes, ontem, José Silvério recebeu a notícia e comentou a importância sobre a conquista de mais um Troféu da ACEESP.


Ouça no player acima o que representa o prêmio para o narrador esportivo mais reconhecido da atualidade.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este áudio, clique aqui)

O áudio foi gravado a partir de um celular e não está com muita qualidade, porém o conteúdo e a emoção valem o registro.

segunda-feira, dezembro 06, 2010

José Silvério ganha ACEESP e se torna imortal

Anúncio do ano passado do Troféu ACEESP

Acaba de ser anunciado o resultado do Prêmio ACEESP - Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo.

Pela sétima vez seguida, a Rádio Bandeirantes levou a melhor como equipe esportiva; Milton Neves, como melhor apresentador; e José Silvério foi eleito o melhor narrador.

A escolha é resultado de votação que se deu entre 11 de novembro e o dia 3 de dezembro, aberta ao publico e associados através do site da entidade.

Considerado o campeão dos campeões entre os locutores que estão na ativa, o lavrense José Silvério deixa de concorrer ao troféu e se torna imortal, tendo seu nome ligado à estatueta de melhor narrador a partir do próximo ano.

O profissional já alcançou mais de dez vezes (sendo 7 anos seguidos) o pleito e será o grande homenado na festa de entrega que acontece na próxima segunda, no Ginásio do Sírio Libanês.

Ontem, na final do Brasileiro, o narrador mostrou mais uma vez porque merece ser premiado, ao dar voz aos lances das três partidas decisivas simultaneamente.

Silvério também renovou hoje seu contrato com a Bandeirantes até 2014 e está escalado para a copa do mundo.

O troféu é um incentivo também, já que na semana passada o narrador perdeu a esposa que sofria de uma doença degenerativa que ele traduzia como se a amada "estivesse na boca de um dragão, sendo engolida aos poucos".

Aos 65 anos de idade, José Silvério vai passar um dias em Lavras para recompor a vida dele e da família e deve retornar aos microfones em meados de janeiro, quando volta a temporada esportiva.

Ouça aqui o Sofá Bandeirantes com José Silvério, levado ao ar no final de 2008.

O Grupo Bandeirantes levou a melhor nas categorias:

MELHOR EQUIPE DE RÁDIO
MILTON NEVES - apresentador
JOSÉ SILVÉRIO - narrador
MAURO BETING - melhor comentarista de TV
FERNANDO FERNANDES - melhor repórter de TV
Rádio bandeirantes de campinas - melhor emissora do interior

Peças Raras de Natal




Em ritmo de fim de ano, reedito publicação de 2009, com alguns dos jingles natalinos mais marcantes das últimas décadas. Uma boa seleção para gravar no seu MP3 player e ouvir quando estiver passeando pela cidade para curtir a decoração das principais ruas e avenidas.


Ouça aqui um pout-pourri com peças raras de Natal.
(se o player não estiver visível, clique aqui)

A seleção especial inclui músicas que marcaram época no rádio e na TV para empresas como Pernambucanas, Marabraz (O Natal Existe) e Varig. Tem também dois jingles originais: um criado para Olivetti portátil Lettera 35, em que a música Noite Feliz é tocada na máquina de escrever, e outro em que cães entoam um jingle dos Correios.

No final, você chega aos dias de hoje e ouve a chamada da Rádio SulAmérica Trânsito de São Paulo, em que buzinas tocam uma música de Natal e a "turminha do banco de trás" dá o recado. A peça rara mais original é a nossa mensagem, com meu filho Lucas, de quase 3 anos, cantando a sua versão natalina.

Emoção e diversão garantidas para preparar o seu espírito de Natal.


RADIOESCUTA PEÇAS RARAS: JINGLE BELLS
Ouça o clima natalino nas rádios:

- Décio Clemente relembra jingles da época e conta como foram criados na rádio Jovem Pan

- Em 19 de dezembro do ano passado, o Você é Curioso apresentou músicas e jingles marcantes dessa época de fim de ano.