segunda-feira, maio 30, 2011

Joseval Peixoto estreia no Jornal do SBT


Não é de hoje que Silvio Santos "namora" o jornalismo da Rádio Jovem Pan. A relação, no entanto, se estreita hoje a noite, na estreia do novo Jornal do SBT.

Ao lado de Rachel Sheherazade, polêmica jornalista que se tornou popular após comentários ácidos sobre o carnaval brasileiro, na TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba, o âncora do Jornal da Manhã há 36 anos, Joseval Peixoto deve levar mais descontração e coloquialidade ao noticiário do SBT.

Para entender a preferência do "homem do baú" pelo jornalismo da Jovem Pan, acompanhe este áudio do quadro...
ACHADOS DO ESPAÇO


Na manhã de 30 de agosto de 2001, o seqüestro de Silvio Santos ganha repercussão na mídia mundial. Toda a imprensa esteve atrás de uma palavra do apresentador e empresário, após ele ter passado oito horas rendido em sua mansão. A Jovem Pan teve o privilégio de ser a única emissora do mundo a contar com a entrevista. Ouça a palavra de Silvio e também o depoimento de Joseval Peixoto sobre este momento inesquecível do rádio. O registro é do podcast Peças Raras e a edição que você vai ouvir foi publicada em 1º de maio de 2008.





quinta-feira, maio 26, 2011

Brasil Rádio Show: alguns debates


Na semana passada, o evento Brasil Rádio Show, que aconteceu no Anhembi, em São Paulo, trouxe uma série de temas relacionados ao rádio. Sob o comando de Luiz H. Romagnoli, debates do maior interesse foram tratados por profissionais do meio.

Consegui gravar alguns áudios das mesas que foram realizadas.

Ao clicar aqui, você tem acesso aos seguintes temas:

- “A Copa do Mundo é nossa e já começou”, com o diretor da rádio Estadão/ESPN, Márcio Lino, e o diretor de projetos especiais do Sistema Globo de Rádio, André Mizrahi;

- "Pés no chão e computação nas nuvens" - debate técnico;

- "O mercado aproveita o melhor do rádio?" painel sobre a propaganda no rádio;

- "Rádios customizadas": Fast 89 (Zeca Almeida Prado) e Paulo Mai.mp3

quarta-feira, maio 25, 2011

Rádio Doce Rádio

Ananias no novo lar. Detalhe para o rádio no canto direito da foto.
O quadro Lar Doce Lar, apresentado no programa Caldeirão do Huck do último sábado, trouxe a história da Família Silva, de Cascável (Paraná).

A carta com a solicitação da transformação da casa foi escrita por Priscila, de 16 anos de idade. Ela relatou a comovente situação em que se encontrava juntamente com os irmãos.

Há mais de 10 anos, a mãe da garota havia abandonado o lar. O pai, Seu Ananias, trabalhava em uma lavoura e, apesar do amor pelos filhos, não tinha condição de cuidar deles.

Priscila e três irmãos foram morar no Abrigo Recanto da Criança. A condição para que voltassem a viver com o pai era que este tivesse uma casa digna para abrigá-los.

Você deve estar se perguntando por que estou comentando esta história em um blog tradicionalmente voltado ao rádio. A resposta é simples. O pai Ananias é uma figura que conquista tanto o apresentador do programa como qualquer pessoa que assiste ao quadro. O que o torna tão especial é um fato que recebe total destaque na conversa com Luciano Huck. Ananias é um senhor muito bem informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Essa sabedoria toda vem de um único recurso. Ele declara ouvir rádio dia e noite, sempre na CBN.

Assista aqui (nos 2º e 3º blocos) o Lar Doce Lar com a Família silva, de Cascável, Paraná.


É interessante ver uma história como esta, que - certamente - se repete em outros lares. Quando estive, no último dia 06 de maio, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, para acompanhar de perto a festa de aniversário de 74 anos da Rádio Bandeirantes, tive o prazer de encontrar diversos "Ananias".

Confesso que do jeito que o meu interesse pelas produções televisivas caminha, eu também vou por essa trilha.


sexta-feira, maio 20, 2011

Rádio Sucupira: o melhor da CBN

Até pouco tempo, Heródoto Barbeiro era sinônimo de CBN. Foi ele o responsável pelo início da retransmissão da emissora em FM. Barbeiro também criou várias marcas para a emissora jornalística do Sistema Globo de Rádio. Um dos legados da longa passagem do jornalista foi a Rádio Sucupira, que, felizmente, continua a ser transmitida toda sexta-feira, às 9:25 h.

Na edição de hoje, entre outras pérolas, o prefeito de Sucupira ressaltou que alguns políticos precisam abandonar o "muralismo", ou seja, devem deixar de ficar em cima do muro.

Ouça aqui a Rádio Sucupira sobre o caso Palocci.

Aproveitando que falamos de Heródoto, o jornalista estreia na apresentação do Jornal da Record News na próxima segunda, dia 23 de maio.



Dirceu Marchioli reforça o time da BandNews FM no Brasileirão 2011

Sintonias das emissoras da rede BandNews FM

Por André Rizzatto
Assessoria de Comunicação da Bandeirantes


Dirceu Marchioli (Maravilha), um dos mais importantes narradores esportivos do rádio, reforça o time da BandNews FM na cobertura do Campeonato Brasileiro. A partir deste domingo, a emissora contará com o experiente profissional que, por cerca de 20 anos, trabalhou no Grupo Bandeirantes de Comunicação como narrador da Rádio Bandeirantes. Ele estreia na partida entre Palmeiras e Botafogo, integrando a equipe que conta com profissionais como Carlos Fernando, Sérgio Xavier, Erich Beting, Eduardo Barão, entre outros.

“A experiência e a vibração de Dirceu darão ainda mais força ao projeto de futebol na BandNews FM, que já largou bem e chegará forte à Copa de 2014”, afirma André Luiz Costa, diretor de Jornalismo da Rede BandNews FM. A emissora iniciou as transmissões esportivas em março com muita agilidade, informações precisas e uma cobertura vibrante, feita inclusive para quem nunca consumiu futebol em rádio. O projeto foi muito bem recebido pelo mercado publicitário e, desde seu início, conta com o patrocínio de cinco grandes marcas: DeLonghi Máquinas de Café, NET Vírtua, EMS Pharma, Iveco Caminhões e Allianz Seguros.

Achados do Espaço

Não é a primeira vez que Dirceu "Maravilha" se envereda pelo ritmo diferenciado da narração esportiva em emissoras que transmitem apenas em FM. No início dos anos 1990, a Band FM também colocou em campo sua equipe para transmitir futebol.


Ouça no player acima a abertura de uma jornada esportiva em abril de 1993, na Band FM, com o comando de Dirceu e as participações de Ronco e Joca.
(se o player não abrir ou quiser baixar este áudio, clique aqui)



quinta-feira, maio 19, 2011

Na Geral: o melhor pré-jogo com imitações impagáveis

Eu e a turma do Na Geral: Lélio Teixeira, Zé Paulo da Glória e Beto Hora.
Em agosto de 2008, fui o vencedor da promoção Papai Na Geral e o
programa foi transmitido do salão de festa do meu prédio (confira aqui)
Houve um tempo em que o público deixava um estádio de futebol em São Paulo com o rádio sintonizado no impagável Show de Rádio. Isto sobretudo na fase em que a atração era apresentada na Rádio Jovem Pan e entrava no ar poucos minutos após o término do jogo. O radioteatro com personagens relacionados a cada time de futebol faziam a alegria de todas as torcidas. O programa criado pelo saudoso Estevam Sangirardi que revelou os maiores craques do humor brasileiro talvez tenha sido o melhor pós-jogo do rádio.

O Show de Rádio foi também fonte de inspiração para programas de humor e futebol que estão no ar em diversas emissoras. O mais influenciado, no entanto, até pela passagem de Beto Hora pelo original é o Na Geral. Às quartas e quintas-feiras, a partir das 18 horas, quando o programa entra no ar pela Rádio Bandeirantes, o programa se torna naturalmente uma atração do pré-jogo, em dias de transmissão esportiva. O melhor é que, com a agilidade, inteligência e ótimas imitações de Beto Hora, o Na Geral diverte e faz críticas dentro de um contexto em que o riso nos faz refletir.


Confira no player acima um exemplo da qualidade do programa. Hora usa as imitações de Datena e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para abordar a presença sem sentido de flanelinhas nas proximidades dos estádios de futebol.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar o arquivo, clique aqui)


segunda-feira, maio 09, 2011

Futebol Arte: Paixão em Preto e Branco

A Equipe da OMSKA Produções

Na sexta, dia 06 de maio, durante as comemorações dos 74 anos da Rádio Bandeirantes na Pinacoteca do Estado de São Paulo, conheci Maikel Garrossino, da OMSKA Produções. Estudante de Comunicação na Metodista, o jovem comentou a respeito de um radiodocumentário realizado na faculdade.

Ouvi e gostei. Por isso, compartilho uma peça rara da nova geração. Acompanhe o documentário no player abaixo.

Futebol-Arte Paixão em Preto e Branco by Omska

O trabalho é resultado de Projeto Integrado de curso de Comunicação, como avaliação final do 2º período do Curso de Rádio e TV, desenvolvido entre agosto e dezembro de 2010. Segundo o texto do site do grupo, o objetivo foi "pesquisar e resgatar as lembranças dos telespectadores da década de 1950, com especial olhar para o futebol. Nele, elaboramos, planejamos, desenvolvemos, produzimos e executamos um radiodocumentário de 15 minutos, que visa preservar a memória audiovisual no que diz respeito ao futebol na televisão no ano de 1950".

Saiba mais sobre a produção no site do grupo. 


Silvio Luiz está no radiodocumentário

José Macia, o Pepe, também falou sobre
a paixão em P&B

sábado, maio 07, 2011

Curioso para saber como surgiu o bloco comercial? Então, ouça o Interferência


Todo primeiro sábado do mês, tem Interferência comigo no "Você é Curioso?". Neste dia 07 de maio, falamos sobre o RB-55.  O sistema recebe este nome porque RB passa a ser a abreviação de Rádio Bandeirantes e 55 foi o ano de implantação do novo modelo.


No player acima, você acompanha o quadro e, em seguida, a reconstituição do RB-55, com as participações de Marcelo Duarte, Silvânia Alves e Rafael Colombo.
(para baixar este áudio, clique com o botão da direita do seu mouse aqui)


Saiba mais sobre o Sistema RB- 55 aqui


Acompanhe minhas outras Interferências aqui

sexta-feira, maio 06, 2011

Hélio Ribeiro em crônica ao dia das Mães

Nosso blog recebe mais uma colaboração de Sidney Corrêa, do Memorial Hélio Ribeiro.

Para refletir sobre o Dia das Mães, acompanhe uma crônica sobre o papel que a mulher deve assumir diante de seu filho.

Ouça aqui a voz do saudoso Hélio Ribeiro criticando a mãe que não assume suas responsabilidades.

Rádio Bandeirantes comemora 74 anos com transmissão especial direto da Pinacoteca

Por André Rizzatto
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO | SÃO PAULO


A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 prepara uma festa especial hoje para celebrar com os ouvintes os seus 74 anos. A programação será transmitida diretamente do estúdio móvel da emissora na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no centro da capital. 

Toda a equipe estará por lá ao vivo, das 10h às 18h, para receber carinhosamente os ouvintes nesta grande comemoração. Entre as atrações confirmadas estão os Demônios da Garoa, que irão participar do programa “Manhã Bandeirantes”, apresentado por José Luiz Datena.
Além de conhecer os apresentadores e comentaristas, os ouvintes poderão aproveitar a oportunidade para visitar o acervo do museu de arte mais antigo da cidade. Passe por lá e comemore com a equipe os 74 anos de muita informação e prestação de serviço da Rádio Bandeirantes.

Sobre a Rádio Bandeirantes
Presente na cobertura dos principais fatos da história do Brasil e do mundo desde 1937, a Rádio Bandeirantes continua renovada e cheia de fôlego para os desafios do século 21. A tradição e a credibilidade do jornalismo, a emoção do esporte e os mais variados programas que entretêm e informam fazem da emissora um dos veículos de comunicação de maior credibilidade do país.
A rádio conta com um renomado time de jornalistas como José Paulo de Andrade, Salomão Ésper, Joelmir Beting, Milton Parron, Agostinho Teixeira, entre outros. A emissora é a marca com maior tradição no jornalismo esportivo brasileiro, fazendo uma cobertura completa de todos os campeonatos de futebol do Brasil e os principais do exterior. Sua equipe esportiva inclui nomes consagrados como José Silvério, Milton Neves, Odinei Édson, Ulisses Costa, José Maia, Sergio Patrick, Mauro Beting, Celso Miranda e Claudio Zaidan.


Twitter: @R_Bandeirantes


quinta-feira, maio 05, 2011

Interferência destaca o revolucionário Sistema RB-55

Quadro do “Você é Curioso?” revela como surgiu o bloco comercial no rádio; Rafael Colombo “estreia” na locução comercial


Walter Silva e Henrique Lobo, talentos ligados à história do Sistema RB-55
Foto extraída do site: Café História
Neste sábado, dia 07 de maio, vai ao ar a segunda edição do Interferência. Apresentado pelo professor de comunicação e responsável pelo blog Peças Raras (www.pecasraras.blogspot.com), Marcelo Abud, o quadro é transmitido todo primeiro sábado do mês, dentro do programa “Você é Curioso?”, das 10 às 12 horas. Desta vez, o assunto é a publicidade no rádio dos anos 1950.

O ouvinte vai matar a curiosidade e entender como e quando surgiu o bloco comercial no rádio. A Bandeirantes foi a responsável pela inovação, com o Sistema RB-55. O sistema recebe este nome porque RB passa a ser a abreviação de Rádio Bandeirantes e 55 foi o ano de implantação do novo modelo. A ideia reúne profissionais dos departamentos comercial e artístico na criação de textos para serem interpretados por radioatores. As sequências comerciais passam a ser veiculadas apenas de meia em meia hora. Uma vinheta musical marca a passagem entre uma mensagem e outra. Antes do RB-55, as propagandas interrompiam os programas a todo momento.

Ouça aqui um bloco do Sistema RB-55

O sucesso veio rapidamente. Meses depois do Sistema RB-55 entrar no ar, havia fila para anunciar na Bandeirantes. Colabora para isto o elenco de redatores que faz parte da emissora naquele momento: Oswaldo Molles, Júlio Atlas, Henrique Lobo, entre outros. Tudo sob orientação de um psicólogo, o Dr. Carlos Pedregal,também conhecido como professor Bascaran.

Depois dos detalhes desta história, o “Você é Curioso?” reconstitui um bloco original do programa no estúdio.Desta vez, além dos apresentadores Marcelo Duarte e Silvânia Alves, o próprio Abud e o chefe de reportagem da emissora, Rafael Colombo participam dando voz a anúncios de produtos como champagne Mozeli, goiabada Cica, Moinho Santa Rosa e Toddy.

Interferência – Sistema RB-55
no “Você é Curioso?”
Sábado, dia 07 de maio, das 10 às 12 horas.
Rádio Bandeirantes AM 840 / FM 90,9 (em São Paulo) ou http://www.radiobandeirantes.com.br/








segunda-feira, maio 02, 2011

Marcelo Tas e Gil Gomes na antiga 89 FM

Marcelo Tas é um dos profissionais da atualidade mais criativos e de maior relevância da TV brasileira. Isto há cerca de 30 anos, quando criou o personagem "Ernesto Varela".

O repórter curioso, de voz marcante estreou na TV Gazeta, em meados dos anos 80, quando a produtora tinha uma parceria com a produtora independente Olhar Eletrônico (veja uma reportagem histórica aqui).


Nos anos de 2000 e 2001, Tas levou seu tipo mais conhecido também para o rádio. Na então "rádio rock" 89 FM, colocou políticos e personalidades em situações complicadas.

Ouça a entrevista de Ernesto Varela com Gil Gomes.

(se o player não estiver visível, clique aqui. Para baixar o áudio, clique com o botão da direita do mouse, opte por "Salvar como")

 
Na conversa, o repórter policial mais famoso do rádio revela que já perdeu um concurso de imitação dele próprio (sic) e relembra da fase em que foi narrador de futebol.

Ouça mais:

- Acompanhe um caso policial na voz de Gil Gomes

- Entrevista de Gil Gomes a Arrigo Barnabé, na Cultura FM.