Hora do Café, Vez do Rádio

Foto extraída deste Flickr

Sempre que estou em casa e posso levantar um pouco mais tarde, tomo café com “Gente” do rádio. Hoje, já que Salomão Ésper está desfrutando de merecidas férias, o trio do Jornal que vai ao ar entre as 8 e 10 da manhã pela Bandeirantes foi composto por Thays Freitas, José Paulo de Andrade e Rafael Colombo. Ouça no player abaixo:
Download Music - Audio File Hosting - Hora do Café, Vez do Rádio
(se o player não estiver visível, clique aqui para ouvir)

Na “Hora do Cafezinho”, a vez do rádio. A partir da mensagem do ouvinte Luiz Carlos Felício, de Ribeirão Preto, entramos em sintonia com uma mudança que se deu há 50 anos: a transistormania. Felício conta que, em Junho de 1963, ganhou do pai um rádio portátil Hitachi transistor 8. Na época, ele fazia cursinho em São Carlos, para Engenharia. Foi à Pitangueiras, onde o pai morava e voltou no mesmo dia. Desde então é ouvinte da Rádio Bandeirantes.

Da transistormania à “Ammania”, Thays Freitas lembra que amanhã a presidente Dilma Rousseff assina o decreto que permite a migração das emissoras de rádio AM para a faixa FM. A cerimônia está marcada para as 11h, no Palácio do Planalto. A data não foi escolhida por acaso. Em 2006, o então presidente Lula assinou e o Senado Federal aprovou uma nova data para o Dia do Radialista, em comemoração ao nascimento de Ari Barroso em 7 de novembro de 1943 (saiba mais aqui).  

Ligando os pontos, os dois comentários resultam em uma nova revolução que está por vir. Em breve, poderemos finalmente receber o áudio das emissoras de AM no carro, no ônibus, no parque (como acontecia há 50 anos). As emissoras que são amigas dos ouvintes estão agora em busca da mobilidade perdida, com a verticalização das cidades e aumento dos equipamentos eletro-eletrônicos em nossas vidas. Afinal, atualmente são estes os principais obstáculos à transmissão das Ondas Médias.   

Dedico este post a uma ouvinte fiel do rádio AM, Palma Polese, que invariavelmente comenta todas as minhas "Interferências" no "Você é Curioso?".

A ouvinte Palma Polese. Sempre ligada no rádio AM.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast