terça-feira, junho 28, 2016

Manual do Mundo inteligente na web

Manual do Mundo: mais de 6 milhões de seguidores no YouTube

Está no ar mais um áudio produzido por mim para o NET Educação. Clique aqui e confira uma edição especial com Iberê Thenório e Pirula
(se estiver acessando pelo celular, você precisa fazer o download - abaixo da faixa de streaming - para conseguir ouvir)

O que há em comum entre ciência e mundo pop? E de antagônico ou completar entre ciência, religião e evolucionismo? Como funcionam as coisas? Canais que se propõem a responder perguntas curiosas com experiências científicas ou gerar novas perguntas a partir do debate dos fatos cotidianos conquistam milhões de adeptos na web. Uma imensidão de jovens têm buscado cada vez mais conteúdos e formas inteligentes no ciberespaço.

Responder a dilemas como “por que comendo salada você emagrece, mas uma vaca engorda comendo só capim?” levou Iberê Thenório a ser reconhecido entre as 10 personalidades mais influentes entre jovens de 14 a 17 anos, das classes A, B e C, de acordo com levantamento da revista Meio & Mensagem. O jornalista apresenta experiências, receitas, desafios, pegadinhas e mágicas. Para dar conta de todo esse conteúdo de forma criativa abriu em 2008, com a esposa - a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro -, a Manual do Mundo Comunicação, produtora especializada em entretenimento educativo.




Outra fórmula que deu certo no YouTube é a do Canal do Pirulla, nome do personagem criado por um biólogo brasileiro que virou vlogger (denominação pela qual eram conhecidos os pioneiros produtores de vídeo da internet), ainda em 2009. Com vídeos que trazem discursos que raramente têm menos de 30 minutos, gravados em geral na intimidade de seu próprio quarto, Pirulla usa a polêmica como arma para despertar o conhecimento. A motivação para intensificar a produção dos vídeos veio de uma entrevista, no Programa do Jô, em que um climatologista afirmava que o efeito estufa era uma farsa. Indignado, Pirulla colheu vários depoimentos de especialistas no assunto e acabou produzindo um documentário. Esse vídeo garantiu a conquista do troféu Shorty Awards, o “Oscar” das mídias sociais, na categoria Educação, em 2014. 

Lucas assiste ao Manual do Mundo na TV

Nenhum comentário: