Rá-Tim-Bum, o Castelo, agora no Memorial da América Latina


Bum, Bum, Bum - Castelo Rá-Tim-Buuum!!! 

Para quem cresceu vendo o Castelo na TV, uma das frustrações era descobrir que, na verdade, aquela construção e fachada não passavam de uma maquete. 


Mas, depois do enorme sucesso em 2014 no MIS e logo após no Rio de Janeiro, a mostra que reproduz os cenários do Castelo Rá-Tim-Bum está de volta a São Paulo. Agora as visitações acontecem na área externa do Memorial da América Latina, na Barra Funda, região central. A novidade é que, pela primeira vez, o castelo é construído de verdade e ocupa uma área de 700 m².




Os cenários reproduzem com o que assistíamos no seriado (como se nota nas fotos em que meu filho visitou a exposição no MIS. Do lado de fora há uma torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas, catavento. A cenografia  de cada ambiente proporciona experiências em que todos os visitantes se sentirão parte do Castelo. 

A mostra fica no espaço Multiuso do Memorial e as visitações são de terça a domingo, das 9h às 22h. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Memorial, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 20h ou também pela internet (saiba mais aqui).




Quando o Castelo passou pelo Museu da Imagem e do Som, gravei uma entrevista com Marcelo Tas, o "Tele Kid" do seriado da TV. Na conversa ele fala sobre a relação entre educação e a telinha, destacando o Castelo como um projeto que melhor representou a sintonia entre conteúdo pedagógico e criação de audiovisual. Você pode ouvir o bate-papo com Marcelo Tas ao NET Educação neste link: http://www.neteducacao.com.br/multimidia/audios/marcelo-tas-o-ludico-e-o-educativo-juntos-em-seus-trabalhos-na-tv 


Instalação sobre o Tele Kid, na exposição Castelo Rá-Tim-Bum do MIS, em São Paulo (Crédito: Marcelo Abud)


Fundação Memorial da América Latina 
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo - SP
tel.: 11-3823-4600

Ouça Mais:
- Toda a série de podcasts do NET Educação está disponível em www.neteducacao.com.br/multimidia#audios




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast