96 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil

Foi em 7 de setembro de 1922, em exposição sobre o centenário da Independência do Brasil, no Rio de Janeiro, que a primeira transmissão experimental de rádio aconteceu no país. 


Edgard Roquette-Pinto no comando
da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro
(Crédito: site da Rádio Roquette-Pinto)
"Muito pouca gente se interessou", de acordo com o saudoso professor, antropólogo e, à época, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Edgard Roquette-Pinto. 

Apesar do som distorcido que não empolgou a multidão que foi à Baía da Guanabara naquele dia, foi justamente Roquette-Pinto que levou adiante a implantação do meio de comunicação, sendo considerado o pai do rádio no Brasil. Acompanhe um compilado de áudios envolvendo o ideal que foi imaginado para o "sem-fio" a partir da criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. 


- Neste link, uma edição especial do antigo NET Educação (atual Instittuto NET Claro Embratel) sobre o rádio como meio de comunicação, a partir da visão de Roquette-Pinto. 

- No player abaixo você ouve dois depoimentos deixados pelo "pai do rádio" sobre os primórdios do meio de comunicação em nosso País:





No dia 27 de setembro de 2014, o programa "Grandes Brasileiros", da Eldorado, lembrou Roquette-Pinto e o pioneirismo em relação ao rádio no Brasil. Ouça, no player abaixo, essa edição histórica, com apresentação de Haisem Abaki e entrevistas dos professores e radialistas Marcelo Abud e Flávio Luiz Porto e Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast