Era de ouro e concurso mundial de podcasts
Para começar a semana, compartilho dois conteúdos sobre podcasts.
O primeiro deles é um concurso do Google para criadores de podcasts. As inscrições vão até a próxima sexta, dia 28 de abril e as informações de como participar estão neste link.
O outro conteúdo sobre essa mídia é a matéria publicada no domingo, dia 21 de abril de 2019, no jornal O Globo, que reproduzo a seguir.
O primeiro deles é um concurso do Google para criadores de podcasts. As inscrições vão até a próxima sexta, dia 28 de abril e as informações de como participar estão neste link.
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Gravando Podcast no estúdio da Play it Again, em São Paulo (Foto: Paulo Sene - @paulosenefotografo) Os podcasts de educação e cidadania produzidos pela Peças Raras para o Instituto NET Claro Embratel estão no Spotify |
O outro conteúdo sobre essa mídia é a matéria publicada no domingo, dia 21 de abril de 2019, no jornal O Globo, que reproduzo a seguir.
A era de ouro
dos podcasts: entenda o boom dos programas de áudio on-line
Segundo o Spotify,
o consumo de produtos do tipo subiu 330%
Luiza Barros
21/04/2019 - 04:30
/ Atualizado em 22/04/2019 - 08:29
RIO - Em 2004, no auge da era do iPod,
o jornalista britânico Ben Hammersley percebeu que o tocador de músicas da
Apple estava facilitando a emergência de programas de rádio amadores on-line.
Sugeriu alguns nomes para o fenômeno: audioblogging, guerillamedia e podcasting . Quinze anos
depois, dá para saber qual foi o que pegou.
Inventada despretensiosamente, a
palavra podcast virou
uma indústria por si só: em fevereiro, o Spotify desembolsou um valor estimado em US$
230 milhões pela Gimlet ,
empresa especializada em podcasts.
Faz sentido: segundo o próprio Spotify
(que não divulga dados específicos para o Brasil) de abril de 2017 a abril de
2018, o aumento no número médio de ouvintes no mundo inteiro de podcast diários
na plataforma foi de 330%. Nos Estados Unidos, uma pesquisa da CBS News
concluiu que dois terços dos americanos escutam podcasts pelo menos
ocasionalmente, com 23% deles ouvindo mais de uma vez por semana. Na TV, surgem
produções derivadas do sucesso de podcasts, como a série da Amazon com Julia
Roberts, “Homecoming”, e “Dirty John”, da Netflix. Segundo Javier Piñol,
diretor do Spotify Studios na América Latina, a empresa estima que em breve 20%
de todo consumo de áudio da plataforma será conteúdo não musical.
— O formato está realmente evoluindo
e, enquanto o produto ainda é um negócio relativamente pequeno hoje, vemos um
incrível potencial de crescimento — afirma ele.
Se lá fora o mercado já está em
ebulição, no Brasil ainda há muito a se caminhar — embora também haja
crescimento. Outra plataforma on-demand de áudio, o Deezer reporta um
aumento de 40% no consumo de podcasts no último ano entre os usuários
brasileiros. Em 2017, a companhia passou a investir em conteúdos originais em
parceria com terceiros.
— Estamos na fase de entrar na produção achando
gaps de conteúdo — afirma Bruno Vieira, diretor geral da Deezer no Brasil.
Segundo ele e outros entrevistados, a penetração
dos podcasts no Brasil demorou a acontecer porque, inicialmente, esse tipo de
mídia era consumida em iPods e iPhones, itens de luxo por aqui. Porém, com a
democratização do acesso a smartphones, a melhora da qualidade de conexão na
rede celular e o surgimento de plataformas de streaming que agregam no mesmo
lugar conteúdo tanto de grandes veículos quanto de produtores independentes, o
cenário agora é outro. É também o que pensa Carlos Merigo, fundador e
editor-chefe da B9 , pioneira responsável por podcasts como
“Braincast” e “Mamilos”.
— Quando começamos em 2006, era uma coisa nichada.
A pessoa tinha que saber o que era um feed, baixar um arquivo e botar no
tocador dela. O 4G abriu para um público maior. E, de 2018 para 2019, o que
mudou foi a consciência do mercado. O podcast passou a ser visto como um formato
de mídia, o que faz com que mais marcas invistam.
Tamanho da louça a lavar
Por parte do público brasileiro, o podcast é
descoberto como um alento para quem lida com uma vida urbana em que falta tempo
para dar conta de tudo: segundo pesquisa realizada pela Associação
Brasileira de Podcasters (ABPod) em parceria com a rádio CBN ,
em 2018 79% dos ouvintes de podcast no Brasil fazem esse consumo durante
trajetos de locomoção, e 68% durante a realização de tarefas domésticas. Entre
eles, a média ponderada de consumo diária chega a 2h52min.
Gerente de jornalismo da CBN Rio, Thiago Barbosa
defende que os podcasts são rádio da mesma forma, apenas em uma nova maneira de
consumir. Ele cita o fato de mais pessoas estarem morando sozinhas e de
sentirem a necessidade de otimizar o tempo como explicações para o boom do
formato.
— Com o áudio, você consome informação enquanto faz
alguma atividade física ou manual. Tem gente que fala que gosta deste ou outro
podcast porque é o tamanho da louça para lavar, ou do tempo da esteira.
A consolidação dos podcasts, no entanto, passa por
desafios. Uma das prioridades da ABPod é levantar de forma independente e
auditada a audiência no Brasil.
“Hoje, ficamos dependente das plataformas de streaming para ter essa
estatística. E ainda tem gente publicando de forma independente, fora desses
espaços”
DJAINE DAMIATI
Diretora de
comunicação da ABPod
Linguagens inovadoras
No Brasil e no mundo, o tipo de podcast mais comum
é como um bate-papo: um grupo de amigos ou debatedores conversam em torno de
algum tema comum, de política e futebol a games e cultura pop. Mas os podcasts
mostraram todo o seu potencial em 2014, quando a jornalista Sarah Koenig,
veterana da rádio pública americana, lançou a primeira temporada de “Serial”.
O programa se dedicava a investigar o assassinato
da estudante Hae Min Lee, ocorrido em 1999. Com técnicas narrativas que remetem
à radionovela, a reportagem investigativa virou o podcast mais popular no
mundo.
Aqui no Brasil, já surgem iniciativas
semelhantes, como o “Projeto humanos”. Na atual temporada, o podcaster Ivan
Mizanzuk narra a história do crime que ficou conhecido no país como
“Caso Evandro”. A cada episódio, Mizanzuk revela uma peça do quebra-cabeça que
cerca o desaparecimento do menino Evandro Ramos Caetano, ocorrido em 1992 em
Guaratuba, no litoral do Paraná. Com o sucesso, a HarperCollins prepara uma
adaptação do podcast para livro, com previsão de lançamento para 2020.
“A literatura me influenciou muito, mas o que foi mais importante para
mim foi estudar técnicas de storytelling de podcast. O “Serial” foi uma
inspiração direta”
IVAN MIZANZUK
Criador do podcast
'Projeto humanos'
Tanto em “Serial” quanto no “Caso Evandro”, o
locutor explica como conduziu sua investigação e expõe suas dúvidas e
impressões conforme colhe depoimentos dos envolvidos no crime, o que gera uma
empatia maior com o ouvinte.
Para o professor do do Núcleo de Rádio e TV da
UFRJ Marcelo Kischinhevsky , a inovação em formatos e
linguagens é apenas o começo no áudio digital.
— Estamos só na infância do podcast em termos de
potencialidade. A realidade aumentada é um possível aliado do rádio nos
próximos anos. Podemos trabalhar com geolocalização, conteúdos imersivos e
criar audiogames sonoros — exemplifica.
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Preparativo para entrevistas na PerifaCon. Ouça a cobertura no podcast do "Instituto NET Claro Embratel", disponível no Spotify, Google Podcasts ou neste link: https:// |
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