80 anos do Repórter Esso. Relembre série em áudio criada pela Intercom

Ouça no player abaixo um especial sobre o Repórter Esso:

 "O primeiro a dar as últimas"

"Testemunha ocular da história".

Iniciado nos Estados Unidos, em 1935, O Repórter Esso chegou a 15 países e tornou-se referência de informação. No Brasil, foi transmitido pela primeira vez em 28 de agosto de 1941, pela Rádio Nacional, no Rio de Janeiro. Durante os quase 30 anos que ficou no ar, a síntese noticiosa conquistou a audiência brasileira dando origem ao jargão: “Se não deu no Esso, não aconteceu”.

Nesta edição vamos relembrar um trabalho muito especial realizado há uma década pelo Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom e que teve a coordenação da professora Nair Prata, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Juntamente com uma comissão de 15 jornalistas, foi produzida esta série que relembra a história do Repórter Esso e a influência do noticioso nas sete décadas do jornalismo no rádio. 


Veja e ouça mais:
Acompanhe neste vídeo como foi o anúncio do fim da 2ª Guerra por Heron Domingues

No episódio 15 desta nova temporada do podcast Peças Raras, conheça o manual do Repórter Esso, comentado por Walker Blaz. 

Acompanhe aqui a notícia da morte de Carmem Miranda no Repórter Esso

O Repórter Esso também é uma das principais lembranças nas entrevistas feitas por alunos de comunicação da FAAP para o Museu Virtual do Rádio e da TV. Confira aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast