#HOJEPOD: Vozes, da CBN, estreia 4ª temporada sobre impactos reais de fake news


O podcast que eu destaco hoje é, na minha opinião, um marco na linguagem da podosfera brasileira. 
Ele surgiu ainda no final de 2018 e teve três temporadas com produções de fôlego, até sofrer uma interrupção durante a pandemia. 

Agora, com nova produtora, Bárbara Falcão, e apresentadora, a Marcella Lourenzetto, o programa está de volta. Em comum com o projeto original, a disposição de escutar vozes que nem sempre têm espaço e protagonismo na mídia tradicional. 

Um original CBN, o Vozes estreou a quarta temporada em 1º de julho. Desta vez, o podcast conta consequências reais que as fake news têm na vida das pessoas. 

Pra falar sobre este podcast e as novidades que ele traz, o #HOJEPOD ouviu a jornalista Marcella Lourenzetto. 


Ela comenta sobre os dois primeiros episódios. O primeiro - sobre "a bruxa do Guarujá", apresenta os detalhes da história de Fabiane Maria de Jesus, agredida até a morte após ser confundida com uma sequestradora. O segundo - "O Carcereiro do Cabral" - conta a história de Leandro dos Santos, que teve medo de sair de casa depois de ser confundido com quem não devia.  

O terceiro episódio da nova temporada do podcast “Vozes – Histórias e Reflexões” entrou no ar ontem, sexta, dia 15. "O Cachorro abandonado de São Vicente" ouve Camila de Souza, que foi acusada de deixar de fora do carro o Fred e teve sua vida ameaçada. 

O “Vozes – Histórias e Reflexões”, da CBN, mantém o DNA de ser um podcast narrativo. Isto nos leva a mergulhar mais a fundo em histórias sobre as quais, em alguns casos, até já temos alguma noção. 

E vale também ouvir de novo ou descobrir os episódios das temporadas anteriores. Todos eles estão disponíveis neste endereço do site da CBN ou, então, nas plataformas de áudio.  

Guerra de Narrativas

As fake news também tem servido, indevidamente, para criar narrativas que favorecem grupos políticos. Este é o assunto do episódio que entrou no ar nesta semana no podcast produzido pela Peças Raras para o Instituto Claro. Nele, o historiador e professor professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Jaime Pinsky fala sobre a importância de se diferenciar as possíveis diferentes narrativas de discursos que apelem à falsidade. Acompanhe o trailer abaixo e acesse o conteúdo completo neste link ou acessando o podcast do Instituto Claro em plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Google Podcasts e Castbox



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast