Carnaval 2024: Portela tem enredo baseado no livro "Um defeito de cor"

Ana Maria Gonçalves durante ensaio da Portela (Léo Queiroz / Rio Carnaval)


A escolha da Portela para o enredo de 2024 recai sobre um clássico da literatura contemporânea, “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, lançado em 2006.

“Significa ficcionalmente trazer para o público brasileiro que a história da população negra brasileira não começa nos navios escravagistas, ela é anterior a isso. Foi um erro de rota para que essas pessoas chegassem aqui. Agora todo mundo tinha vida, tinha história, tinha família, tinha afeto do outro lado. Não por acaso ela [Portela] começa essa saga dessa mulher a partir do território africano”, explica a professora de literatura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Fernanda Felisberto.

Acompanhe a íntegra dessa entrevista, que foi realizada para o episódio do Instituto Claro com a participação, também, dos carnavalescos da Portela e pode ser acessado no podcast Instituto Claro no Spotify ou aqui: https://www.institutoclaro.org.br/cidadania/nossas-novidades/podcasts/livro-um-defeito-de-cor-leva-luta-abolicionista-e-antirracista-para-o-carnaval/

Veja também a íntegra da entrevista com Fernanda Felisberto no Youtube Peças Raras ou no vídeo abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast