segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Dia do Publicitário – A propaganda no rádio

Hoje, 1º de fevereiro, comemora-se o Dia do Publicitário. Nada melhor do que falar sobre a importância da publicidade no rádio.

A primeira década do rádio no Brasil foi patrocinada por aficionados pelo então novo meio de comunicação. Entre 1922 e 1932 a maioria das emissoras tinham em seus nomes os termos Clube ou Sociedade, já que eram os sócios desses grupos que pagavam mensalidades e mantinham a programação para eles mesmos ouvirem.

O rádio começou a se popularizar no início da década de 30, quando Getúlio Vargas autorizou a propaganda para o meio de comunicação. Com a verba advinda da publicidade, as emissoras contrataram elencos de artistas e passaram a produzir programas dos mais diferentes estilos.

Esta história é contada em detalhes em uma edição do programa Domingo Hora 13 veiculado em 1990 pela Rádio Cultura AM de São Paulo.

Ouça a primeira parte deste especial e entenda como a publicidade radiofônica evoluiu ao longo das décadas de 30 e 40.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este arquivo, clique aqui)


Na segunda parte, acompanhe como a publicidade no rádio mudou a partir da concorrência com a TV. (se o player não estiver visível ou quiser baixar este arquivo, clique aqui)

A trilha sonora que marca o dia de hoje é a música Comunicação, de Edson Alencar e Hélio Matheus. Na interpretação de Elis Regina, a composição ganha força e demonstra a influência dos comerciais na vida das pessoas.

Confira “Comunicação”, com Elis Regina em especial gravado na Alemanha em 1972.

CRÉDITO: O programa Domingo Hora 13 sobre propaganda no rádio é uma colaboração de Sidney Corrêa, do Memorial Hélio Ribeiro.

Nenhum comentário: