Áudio em 3D: você já ouviu algo?

                                                   Rodrigo Capote/Folhapress

A TV em 3D começou a chegar ao conhecimento do público brasileiro a partir da Copa. Agora já se fala em transmissão holográfica de imagens, no mundial de 2022 no Japão
(veja aqui)

Agora, e quanto ao som? Qual será o futuro da produção de áudio?

Li na Folha.com que a grande aposta é o áudio 3D.

Reproduzo um trecho da matéria que explica quem já investe na tecnologia por aqui e como a novidade funciona:

"Pensando nisso, a produtora de som Comando S Áudio investiu na área adquirindo o microfone Dummy Head (foto). O aparelho é uma espécie de cabeça de madeira e outros materiais que simulam a caixa craniana com microfones posicionados no local em que ficam os ouvidos. Assim, o som é captado da mesma maneira como ele é recebido pela cabeça humana.

Os microfones acoplados não são quaisquer. Eles foram fabricados de acordo com um estudo da percepção auditiva humana, segundo Marcelo Cyro, engenheiro de som da Comando S Áudio."

EXPERIMENTE
Estudos e experimentos sobre o áudio binaural já ocorrem há alguns anos. Ouça dez áudios gravados com o uso da técnica (lembre-se dos fones de ouvido!) em bit.ly/binaudio.

E da cabeça artificial, na Alemanha, você já tinha ouvido falar?
Já deve fazer mais de uma década que fiz um curso sobre criação para radioteatro com Chico de Assis. Lembro-me que o que mais me impressionou à época foi a citação de um microfone especial criado pela Rádio WDR, emissora de Colônia especializada em radioteatro. O tal microfone imitava a cabeça humana e tinha duas entradas de áudio para simular a recepção tal qual acontece em nosso crânio. A invenção, usada para captar áudios em produções radiofônicas, tinha a mesma intenção do que se diz agora em relação ao áudio 3D: oferecer uma captação que simule as características do organismo humano.

Parece que mesmo no Brasil, a tal imersão sonora não é tão nova como anunciada. Veja aqui o que encontrei a respeito:
http://www.estacaosonica.com.br/2010/03/09/binaural-muito-alem-do-5-1/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast