Música para Eleger – os inesquecíveis jingles políticos da Eleição de 89

Lula e Collor, em debate de 1989

No capítulo anterior, comentamos da expectativa em relação à força que a TV alcançaria na decisão do voto.

Este poder só foi efetivamente percebido na eleição presidencial de 1989. Os debates apresentavam duelos memoráveis. Lula e Collor dividiam as atenções dos eleitores, representando pensamentos políticos bem diferentes. Para muitos, foi a TV, ou mais especificamente o Jornal Nacional, que decidiu aquela eleição, ao apresentar uma edição manipulada do último debate entre os dois candidatos.

Mas o momento também foi marcado pela transmissão obrigatória do horário eleitoral no rádio e na TV e pelo desenvolvimento do Marketing Político. Os candidatos passam a ser oferecidos como produtos. A embalagem é apresentada pela televisão, que se encarrega de levar a imagem que os responsáveis pela Comunicação de cada campanha criam. Ao rádio, cabe a missão de fazer que os jingles fiquem na mente do povo brasileiro.

Os mesmos compositores que desenvolvem canções publicitárias para grandes marcas passam a cuidar da elaboração dos jingles políticos.

Clique aqui e ouça alguns clássicos das eleições de 1989: Lula Lá; Brasil vai colorir; Eymael, um democrata cristão; além de músicas das campanhas de Ulysses Guimarães e Silvio Santos.

Não perca no próximo capítulo, a polarização entre PSDB e PT. Lula e FHC foram responsáveis pelas disputas nos anos de 1994 e 1998.

Ficha Técnica:
Os jingles da eleição 89 foram extraídos do CD Os 20 Maiores Jingles Políticos de todos os tempos (outubro de 2004), da série Flashback, publicada na Revista Super Interessante. Acompanhe as faixas e os respectivos créditos:
- Lula Lá - Hilton Acioli (Viceversa);
- Brasil vai Collorir - Carlinhos Borba Gato (Moshi);
- Eymael, um democrata cristão - José Castro (Alabama);
- Silvio Santos vem aí - Marcos Possato (Lipstick);
- Ulysses e Waldir - Marcos Possato (Echo's)

Observação: note que não é um mero acaso a semelhança entre os jingles de Silvio Santos e Ulysses Guimarães, já que foram compostos pelo mesmo autor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast