domingo, janeiro 23, 2011

Scalla FM instrumental de volta a São Paulo


A tradicional emissora está no ar nos 102,9 MHz, em São Paulo
e no http://www.scallafm.com.br/
 Desde o final de 2010, há rumores sobre a volta da Scalla FM no estilo em que se tornou conhecida e admirada, o de músicas orquestradas.

O anúncio circulou em alguns sites especializados, como o Midia Clipping, e em grupos de discussão sobre o rádio.

Tentei sintonizar algumas vezes sem sucesso. Ontem, porém, em meu rádio de pilha Motobras, consegui ouvir a emissora. O mesmo êxito não foi atingido em meu celular.

Acompanhe um trecho da programação da Scalla FM neste sábado, dia 22 de janeiro de 2011.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este áudio, clique aqui)

A princípio, a marca Scalla faz parte do Rede Mundial de Comunicação (Rede CBS), que controla uma série de outras emissoras em São Paulo, como a Kiss, a Tupi, a Iguatemi, a Terra e a própria Mundial. No final de dezembro estive na festa de encerramento das atividades desse grupo e o logo da Scalla desfilava junto aos demais.

O curioso é que no ar é anunciado que a Scalla faz parte do Sistema Maior de Comunicação LTDA., que até onde sei é do Ceará. Em uma pesquisa no Google, encontrei a possível resposta:

Em Julho de 2009, o grupo obteve permissão para explorar serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada na cidade de Junqueirópolis, Estado de São Paulo; Já em 1º de setembro do ano passado, em reunião extraordinária, projeto de decreto legislativo nº 367 permitiu que o Sistema Maior de Comunicação explore o serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada na cidade de Cubatão, Estado de São Paulo. A relatoria foi do Senador Gerson Camata.

Outro fator interessante é que a voz padrão da nova/velha Scalla é de Osmar Zani, que falou em nome da Rádio Iguatemi na festa de fim de ano da Rede Mundial (confira aqui).

Polêmica à parte, para os amantes da Scalla FM, a emissora está no ar em São Paulo em FM 102,9 e também no site www.scallafm.com.br

Atualização em 14 de setembro de 2011:
Diário do Grande ABC: a origem da Scala FM

33 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Rovail Mazzo e tenho tentado sintonizar a rádio Scala em 102.9-FM e não tenho conseguido.Procurei em outras frequencias e não a localizei.Gostaria de receber informações de como sintonila-la.

Marcelo Abud disse...

Olá, Rovail. Realmente, há aproximadamente uma semana, a Scalla está fora do ar nos 102.9.
Parece que o sinal está passando por melhorias e que as transmissões devem retornar em breve. No scallafm.com.br/aovivo/instrumental é possível ouvir a emissora pela web.

A reflexologia para seu conforto disse...

Waldir Altieri- Capital-SP
Desde 10 de março fico sem ouvir pela fm as musicas tão agradaveis. O 102,9 está fora do ar....
Que pena, tudo que é bom dura po uco!

Deluajr disse...

Hoje escutei Scala FM 102.9! Ótima! Nao deu anuncio nem intervalo. Repertório rico instrumental. Ótima!

Sig Averoldi disse...

Ela vai e volta. Até parece uma rádio clandestina. O que o Zani está fazendo?

Anônimo disse...

sou ouvinte antigo da rádio Scalla fm e não sei porque volta e meia ela sai do ar e acaba entrando a radio cultura fm.O que está acontecendo com a Scalla fm que sem motivo algum ou sem aviso aos seus milhares de ouvintes ela simplesmente sai do ar.Gostaria quem pudesse me esclarecer.O Marcelo poderia me dar a resposta.Agora por exemplo ela saiu do ar.Obrigado

Marcelo Abud disse...

O que acontece em relação à Scalla não é muito diferente do que ocorre com outras emissoras que transmitem em São Paulo. Ao que parece a concessão não é da região, por isso, a antena está localizada em algum ponto distante, que deve reenviar o sinal para outra antena e daí para o ouvinte. Não tenho conhecimento técnico para dar uma explicação melhor, mas a princípio este é o grande problema. Aliado, é claro, às inúmeras interferências que atrapalham a sintonia de rádio em uma grande cidade.
No entanto, há informações de que o sinal da Scalla está passando por ajustes.
É esperar para ver, ou melhor, ouvir.

Anônimo disse...

Meu nome é Nadia.
Não consigo mais sintonizar a radio Scalla no 102.9.
Uma outra emissora entra em conjunto, e acaba se sobrepondo.
Já tentei em todos os aparelhos que tenho, e no carro também.
Sempre essa outra emissora entra junto e acaba se sobrepondo.
Que pena, espero que esse problema seja logo resolvido.
Obrigada

Fausto Nascimento disse...

MARCELA,DESDE SÁBADO A SCALLA FM SAIU DO AR,LIGUEI PARA A EMISSORA E ME DISSERAM QUE HOUVE UM SÉRIO PROBLEMA TÉCNICO.GARANTIRAM-ME TB QUE HOJE,QUARTA-FEIRA,ELA ESTARÁ NOVAMENTE NAS RÁDIOS.MARCELO,EU DESDE SÁBADO,OUÇO A SCALLA NA INTERNET E O SOM É MUITO BOM DE ALTA QUALIDADE.O QUE VC PODERIA ME ADIANTAR PORQUE NA SCALLA OCORRE CONSTANTEMENTE ESTES PROBLEMAS TÉCNICOS.OBRIGADO E ABRS.FAUSTO NASCIMENTO.

Anônimo disse...

Eu, Rubens Gallacio, sou amante e admirador da programação da Scalla desde o tempo dos 99,3 MHz (quando pertencia ao Grupo Diário do Grande ABC) e também de sua filial, a Studio 92 Fm de Ribeirão Preto (92,3 MHz) que reproduzia no interior a mesma programação da capital trazida por fitas de rolo. Fico contente em saber que a Scalla está de volta em São Paulo, mas, ao mesmo tempo, lamento pelo fato de a programação, ainda que seja muito boa, não ter o mesmo critério e rigorosidade na sequência das músicas como era no tempo dos 99,3, além de ter minhas dúvidas por saber se agora, nos 102,9, ela irá realmente permanecer. Além disso, acho que a qualidade do som da rádio pela Internet poderia melhorar um pouco. Obrigado.

Sandra Sousa disse...

POIS É, QUERIDOS AMANTES DA SCALLA, EU TB SOU FÃZONA DESDE O 99,3. ELA VAI E VOLTA E ATUALMENTE EU A REENCONTREI,. QUE MARAVILHA, FEZ MUITA FALTA. PENA QUE AQUÍ NO BAIRRO ONDE RESIDO ATUALMENTE A SINTONIA FICA MUITO RUÍM DE VEZ EM QDO. HJ POR EXEMPLO, CHEGUEI DO TRABALHO E... PROCUREI AJUSTAR MINHA ESTILOSA RÁDIOE DEPOIS DE MUITO LEVAR FIOS PRA LÁ E PRA CÁ, ENFIM, CÁ ESTOU A CURTIR ESSE DELICIOSO CLIMA DE CALMA, PAZ, ALEGRIA E MUUUUITO BOM GOSTO.

Antonio Zanni disse...

Saúdo a todos, que como eu gostam de boa música, e devo confessar que sou ouvinte da "Rádio Scalla FM", desde que ela ainda se chamava "Rádio Diário do Grande ABC". Quando mudei de São Paulo para São José dos Campos em 1979, fui antes até a Rua Santa Efigênia, e comprei o maior dos modelos de antena da Amplimatic, bem como um "Buster" para amplificação de sinal de FM. Naquela época, a rádio Scalla tinha potência de 150.000 Watts, mas foi para me precaver e ter certeza de não perder a sintonia dela. Depois disso, ela perambulou por diversas outras cidades e freqüências, sendo que agora houve a notícia de que ela estabilizou-se nos 102,9 Mhz, que por sinal aqui é ocupado por outra emissora (BandVale). Só me resta ouví-la então pela Internet. Quem conhecia a "Scalla FM" desde a sua fundação, deve saber que a emissora brindava seus ouvintes na véspera do Natal, com três horas de uma programação especial, tocando somente músicas natalinas. Ainda hoje tenho três fitas cassete com essas músicas gravadas, mas não anotei em qual ano eu as gravei. Eu adorava ouvir a chamada do prefixo da "Rádio Diário do Grande ABC", depois "Rádio Scalla FM", com o "Concerto para uma voz" sendo tocado pelo Saint Preux, e uma voz padrão fazendo a locução. Ainda tenho tudo isso guardado comigo em minha casa.

reginaldo sila email. Reginald.silva@hotmail.com disse...

Boa noite, gostaria de informa-los que a recepção desta emissora que eu adoro esta sendo sobreposta por uma emissora pirata na região do morumbi e adjacencias, inpedindo-me curtir a programação tão relachante desta emissora que para mim é melhor do moento, pois toca musica instrumental de qualidade que eu adoro favor tomarem providencias junto aaos orgãos competentes pra que isso tenha um fim parabéns pela qualidade dos serviços prestados desde ja agradeço a oportunidade . abraços
Reginaldo Silva

FAUSTO NASCIMENTO disse...

meus amigos do blog,novamente a querida SCALLA FM102,9,está fora do ar,segundo informações prestadass por um funcionário da emissora,um grupo de técnicos está realizando ajustes no transmissor e segundo ele ficará assim por mais alguns dias.Engraçado que na internet,o sinal está firme,aí eu faço uma pergunta a quem puder me ajudar,porque na SCALLA FM,ocorre sempre este lamentável problema o que não ocorre com outras emissoras.obrigado.

Waldemar Santos disse...

Boa tarde moro em Rio Pequeno do lado esquerdo fica Osasco. do lado direito fica Butantã; a recepção aqui está ótimo. meus parabéns. fica com os instrumentais mesmo, não mude os estilos. abraços. Waldemar Santos. São Paulo-SP

Theresinha s. lopes disse...

SCALA FM NOTA MIL PENA QUE E MUITO DIFICIL SINTONIZAR POIS TEM DIAS QUE NAÕ CONSIGO OUVIR ESTA PEGANDO UMA RADIO EVANGELICA COM TODA CERTEZA DEVE SER RADIO PIRATA HOJE ESTOU OUVINDO COM UMA SINTONIA ECELENTE!ADORO AS MUSICAS SÃO LINDAS!THERESINHA S. LOPES SANTOS S.P. ABRAÇOS.

Anônimo disse...

Como fazer para ouvir a esplendora Scalla FM no carro?

theresinhasl@yahoo.com.br disse...

OLÁ, ESTOU ADORANDO A PROGRAMAÇÃO DA SCALLA FM, PRINCIPALMENTE A QUALIDADE DO SOM ESTÁ EXCELENTE SE MELHORAR ESTRAGA PARABENS!!!!POIS OUÇO O DIA INTEIRO DESDE A COSINHA ATÉ A SALA. AGORA ESTOU TENTANDO LOCALIZAR NO RADIO DO MEU CARRO.PARABENS PARABENS PARABENS!!!!!THERESINHA S. LOPES SANTOS S.P.

Anônimo disse...

OLÁ SCALLA FM, ESTOU QUERENDO ESCUTAR A RÁDIO JÁ FAZ MUITOS MESES, PORQUE ADORO AS MÚSICAS TOCADAS POR VOCÊS, INFELIZMENTE NÃO ESTOU CONSEGUINDO JÁ FAZ MESES.
POR FAVOR RESPONDA PARA MIM, COMO CONSIGO OUVIR MINHAS MÚSICAS FAVORITAS PELA SCALLA FM, O E-MAIL É CARLOSEDUSAN@UOL.COM.BR, ESTOU
COM MUITAS MUITAS SAUDADES DAS MÚSICAS MARAVILHOSAS, JÁ QUE ESTÁ MUITO DIFÍCIL DE OUVIR EM OUTRAS RÁDIOS, POIS ACOSTUMEI COM A SCALLA.
MUITO GRATO.
CARLOS EDUARDO

Anônimo disse...

Olha, ouço essa rádio desde 1986 e lembro-me uma vez, em 1989, em uma pesquisa saindo da FENASOFT que respondi que era a minha preferida. A entrevistadora disse admirada que todo mundo falava sobre essa rádio, mas ninguém lembrava do dial. Agora, em meados de 2011 sem querer achei-a novamente no dial!!! Maravilha! Mas também já desapareceu de novo! Parece a Maldição da Escala FM (na época, do Grande ABC). Se o pessoal desta rádio soubesse como há uma infinidade de amantes desta rádio, nunca mais a tirariam do ar! Como sempre, uma programação magnífica!

Abraço a todos os amantes da antiga/nova Scalla.

Ricardo Augusto Felicio

Theresinha s. Lopes disse...

Theresinha dos Santos Lopes Olá turma exelente da SCALLA FM.Aqui em SANTOS asintonia está ótima!!!!Porem naõ consigo localisar SCALLA FM na CIDADE DE ATIBAIA pois vou muito para lá [tenho casa lá]fico muito anciosa de naõ conseguir localisar por favor me de uma luz! naõ consigo viver sem música de alta qualidade! só mesmo na SCALLA FM !!!!!!!!!

Anônimo disse...

Por favor, rádio Scalla, volte. Preciso de você.

Anônimo disse...

Senhores,
não consigo mais sintonizar a scalla fm no meu rádio! É uma lástima,pois na frequência dela uma outra emissora está no ar.

Está cada vez mais raro ouvir música de qualidade nas rádios, e o que está acontecendo com vocês? mudaram a frequência ou sairam do ar? Por favor voltem....

Herivelton Dias Costa(hedi.26@hotmail.com)-Santos-SP disse...

Scalla FM, que maravilha!!!!!....
Scalla FM, que delicia!!!!.....
Scalla FM, que prazer!!!!.....
Scalla FM, é o som do farfalhar da folhas ao vento brando!!!.....
Scalla FM, é o som do mar beijando a areia!!!!....
Scalla FM, que bom que tu exites!!!!....
Um abraço a todos "Scallistas"

rob001 disse...

Está no ar de novo desde sexta -feira dia 20/04/2012 , bem vamos ver até quando !!!!!!!

Anônimo disse...

há alguns dias que em santos-sp não conseguimos sintonizaar a ráddio por que?

Theresinha s. Lopes disse...

Estou muito triste! A minha RÁDIO preferida ficou uns tres meses fóra do ar! Para minha alegria, voltou ótima, com som exelente!!!! mais ficou uma semana + ou - e tornou a sair do ar! O que é bom dura pouco gostaria de saber o porque... As outrs bombas, não saem do ar, e esta que é de boa,exelente cultura músical dura pouco. Sou ouvinte do tempo da RÁDIO DIARIO DA GRANDE ABC. Por favor voltem logo! Abraços.

theresinha s. lopes disse...

Pelo amor de DEUS! VOLTA PRO AR SCALLA FM O QUE ESTÁ ACONTECENDO GOSTARIA DE UMA RESPOSTA!!!!!! MEU E-MAIL É THERESINHASL@YAHOO.COM.BR SANTOS S.P ATENCIOSAMENTE THERESINHA LOPES OBRIGADA.

Anônimo disse...

segundo site tudoradio.com , voltou ao ar dai 18.7.2012 mais aqui em sp , sintonizei a radio x 102,9 pirata, e não a scallafm , lamentavel..............

Celina SP disse...

Ouço a rádio Scalla FM, desde que era criança, e naquela época era Diário do Grande ABC. Na primeira década dos anos 2000 ouvia direto, inclusive o programa diário "Primeira Classe", comandado pelo Gilbert, que era de primeiríssima qualidade! Aos sábados ele comandava um outro, com as melhores músicas de cada país. Nossa, não tinha programação classe A melhor que a Scalla!! Pena que ela saiu, ficou fora por anos, mas estou feliz que a reencontrei pela Internet, na frequência 102,9, apesar que não pega no rádio e nem no celular, só na web. Também encontrei na Internet a Scalla Instrumental 96.9 FM. Alguém sabe dizer se é a mesma Scalla?

Rubão disse...

Para quem gosta da programação da Scala: http://orchestralmusic.blogspot.com.br/
Esta emissora foi o que de melhor já existiu no rádio em termos de música.

Anônimo disse...

Só ouço a Scala Instrumental,porém não consigo sintonizá-la no meu som.Tive que baixar um programinha de rádio e localizá-la no meu pc.Gostaria de sintonizá-la no meu som.Email:roberto-borges1@hotmail.com,caso tenha uma sugestão eu vou tentá-la.Obrigado.

Anônimo disse...

roberto-borges1@hotmail.com,gostaria de saber se posso baixar a scala fm no meu tablet,android 4.0 e como fazê-lo.Obrigado.