Sony doa 30 mil rádios às vítimas do Tsunami

por Carlos Cardoso em 18 de março de 2011
(publicado no blog Meio Bit)

Entre os geeks há um grande desprezo com tecnologias arcaicas como o rádio, eu mesmo já pensei bastante assim. Na realidade ainda é a tecnologia mais pervasiva e abrangente para disseminar informação, principalmente em situações de desastre.

Por isso é muito bem-vinda a notícia de que a Sony doou, além de US$4 milhões, 30 mil rádios de emergência ICF-B02 para as vítimas do Tsunami de 2011.

O aparelho, com custo unitário na faixa de US$40,00 vale cada centavo.

Alimentado com 2 pilhas-palito, tem 40 horas de autonomia. Ele vem com duas fontes de luz, uma difusa na parte superior e uma dupla de leds na frente.

Não é à prova d´água, mas é resistente a respingos, as pilhas são protegidas.

Além disso ele tem um carregador via manivela pra bateria interna. É, aquilo que o OLPC sempre vendeu que iria ter. Um dia.

Na correia do rádio, vem um apito. Típica idéia que salva vidas.

Na frente do rádio há uma porta que, conectada com os adaptadores que vêm com ele, permitem que você utilize a manivela para carregar a bateria de um celular.

Aqui um vídeo detalhando os recursos do rádio:


O mais legal é que a moça do vídeo comprou o rádio tem alguns dias, a resenha foi subida dia 4 de Março! Vai ser precavida assim no Japão! É o tipo de equipamento que todo mundo deve ter em seu kit-apocalipse (vide Sheldon).

Recomendo a todo mundo que more em áreas com probabilidade de grandes desastres naturais. Quais áreas são essas? Qualquer ponto da superfície da Terra. Pergunte aos dinossauros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast