Tem novidade "No Divã do Gikovate"


Gikovate no palco do teatro da Livraria Cultura,
na condução de seu tradicional Divã
Desde o início de julho, eu e o jornalista Daniel Grecco temos ido com frequência às gravações do No Divã do Gikovate, da Rádio CBN. Toda terça, pontualmente às 18 h., o público tem a oportunidade de participar do programa na livraria Cultura, do Conjunto Nacional, em São Paulo.

No dia 30 de setembro, a atração que é exibida domingos, às 9 da noite, contou com novidade. A partir de agora, o ouvinte pode acompanhar a gravação ao vivo pelo site da CBN. Aliás, é uma boa forma de driblar o trânsito da hora do rush. Desta forma, a turma que termina o expediente às 18 h. e não tem oportunidade de ir pessoalmente ao Conjunto Nacional, pode acompanhar ao vivo as participações do público e as respostas sempre úteis do Dr. Gikovate.

O detalhe é que essa é apenas uma das novidades que visam tornar o tradicional programa mais interativo. Talvez em breve esse público da internet também possa participar pelo twitter do próprio apresentador (@Flavio_Gikovate).

As mudanças foram sugeridas pelos jovens Marcelo Abud e Daniel Grecco, como o próprio Gikovate fez questão de reconhecer na abertura da gravação da semana passada.

Entre 1927 e 1932, o poeta, dramaturgo e ensaista alemão Bertold Brecht desenvolveu a Teoria do Rádio. Entre os pensamentos do debate proposto por ele, merece destaque o fato da necessidade de ‘’(...) transformar o rádio, convertê-lo de aparelho de distribuição em aparelho de comunicação. O rádio seria o mais fabuloso meio de comunicação imaginável da vida pública, um fantástico sistema de canalização. Isto é, seria se não fosse somente capaz de emitir, como também de receber; portanto, se conseguisse não apenas se fazer escutar pelo ouvinte, mas também pôr-se em comunicação com ele. A radiodifusão deveria, conseqüentemente, afastar-se dos que a abastecem e constituir os rádios ouvintes como abastecedores. ’’

Estudos recentes apontam que, diante das novas mídias e do processo de digitalização das tradicionais, surge o ouvinte-produtor, aquele que não se contenta apenas em ouvir, mas quer fazer o programa junto com seus comunicadores preferidos. É este o papel que exercemos neste caso. As sugestões vão muito além da transmissão ao vivo pela internet. Por isso, aguarde os próximos capítulos e acompanhe às terças pelo site da CBN. Isto, se não puder ir à livraria Cultura, uma experiência insubstituível.

Enquanto isso, fique com mais uma verdadeira peça rara. O Daniel Grecco garimpou e chegou à primeira edição do "No Divão do Gikovate", transmitida a 4 anos, que pode ser ouvida no link abaixo. É interessante ver que até um doutor comunicador sente medo diante das novas etapas que a vida nos impõe. O medo é o tema de abertura e que perpassa toda essa estreia. Aliás, sinto que a transmissão pela internet na semana passada foi tratada como uma nova estreia e também trouxe um novo ingrediente e motivação extra ao apresentador.

CBN - A rádio que toca notícia - No Divã do Gikovate


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast