30 anos em que Leminski subiu mais - Memória Instituto NET Claro Embratel

Confira a conversa com o poeta e jornalista Ademir Assunção para entender a trajetória de Leminski


Este e outros episódios do podcast Peças Raras estão disponíveis também nas principais plataformas de áudio. 



Este episódio especial foi publicado originalmente em 2013 no podcast NET Educação (atual Instituto NET Claro Embratel), que tem novos áudios disponíveis nas principais plataformas de podcasts. 
“moinho de versos
movido a vento
em noites de boemia
vai vir o dia
quanto tudo o que eu diga
seja poesia”
(Moinho de Versos - Leminski)

O livro “Paulo Leminski – Toda Poesia” reúne 600 textos do escritor curitibano. O lançamento da Companhia das Letras teve “gestação” de 9 meses. Este foi o tempo em que os familiares do poeta se dedicaram à organização dos textos. Para entender a trajetória de Leminski, que foi encerrada prematuramente em 1989, quando ele tinha apenas 44 anos de idade, conversamos com o poeta e jornalista Ademir Assunção.

Os laços de amizade entre ele e Leminski começam a ser estreitados ainda quando Assunção trabalhava como jornalista da Folha de Londrina, em 1986. Um ano depois, já como integrante da equipe do Caderno 2 do Estadão, Assunção passa a conviver intensamente com o curitibano, que também passaria a morar em São Paulo, após conduzir o curso Poesia em Cinco Noites, na FAAP, e ser convidado para fazer parte da equipe do Jornal de Vanguarda, da TV Bandeirantes.

De acordo com o entrevistado, ao contrário do que alguns dizem, o poeta faixa-preta de judô foi reconhecido em vida. “Caprichos e Relaxos”, primeiro livro do autor publicado por uma grande editora - a Brasiliense -, em 1983, alcança grande repercussão. Além disso, tinha parcerias com grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Moraes Moreira e Pepeu Gomes(Decote Pronunciado e Promessas Demais) e Guilherme Arantes (Xixi nas Estrelas).
A propósito, durante a conversa com Assunção, que destaca a multiplicidade da obra do poeta curitibano, você ouve trechos de músicas que têm a coautoria de Leminski. São elas, por ordem de entrada:
  • Vai Vir o Dia, com Reynaldo Bessa;
  • Coração de Vidro, com Ricardo Graça Mello (Guilherme Arantes e Paulo Leminski);
  • Subir Mais, com José Miguel Wisnik;
  • Reza, com Miriam Maria (Zeca Baleiro e Paulo Leminski).

Veja Ademir Assunção comentando e lendo Leminski.

Links: 
- Mais de Leminski por Ademir Assunção pode ser acompanhado aqui;

- Assista ao especial sobre o poeta no jornalístico Meu Paraná: http://www.youtube.com/watch?v=p6TG_apAS6I (parte 1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast