Copa 2018: qual a música campeã?


Um dos pontos que costuma me chamar mais atenção em uma Copa do Mundo é a música que se torna o tema da torcida. Houve um tempo em que uma prevalecia sobre todas as demais e ficava como marca daquele mundial. 

Nas últimas edições do torneio, no entanto, têm prevalecido músicas produzidas para marcas como Itaú, Coca-Cola, Brahma etc. Em 2018, a frustração - ao menos para mim - é ver que essas campanhas estão requentando seus sucessos de outras copas.

Por outro lado, a origem deste blog, criado durante um ano de Copa, a de 2006, é a sintonia com peças raras radiofônicas. Mesmo diante da concorrência cada vez maior com outros players e telas, o rádio tenta mostrar sua força criativa em momentos de coberturas como a que estamos acompanhando. 

A seguir, compartilho algumas das músicas criadas para emissoras que estão cobrindo a Copa do Mundo de 2018 e convido você a escalar a sua preferida (nos comentários). Caso tenha outras sugestões, pode enviar e acrescentamos a essa postagem. 

Abaixo, o vídeo do tema criado para as emissoras do Grupo Bandeirantes de Rádio. “Aqui é Brasil” foi escrita por Jair Oliveira e tem a produção musical dele e de Simoninha e interpretação de Lino Krizz:




Ouça o depoimento de Simoninha sobre a composição e a letra de "Aqui é Brasil!" (Tá no coração):




Agora, o clipe do Sistema Globo de Rádio: Aqui tem Copa!




Desde o começo deste ano, a Jovem Pan tem se valido de seu mote "Partiu pra cima!", o que também combina com o clima da Copa:




A emissora que foi pioneira na transmissão de Copas em FM (juntamente com a então Bandeirantes FM - atual Band - em 1990) também criou o seu tema:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast