Conversa revela o orgulho de ser professor

Sueli e Everton, ao lado dos professores do curso de Geografia da Unisa, no dia da apresentação do TCC

OUÇA O PODCAST EM QUE O JOVEM EVERTON CONVERSA COM A PROFESSORA DIVA NUNES SOBRE OS DESAFIOS E DELÍCIAS DA PROFISSÃO

Fim de ano, fim de noite, fim da paciência para muitos. Em um trem lotado (mesmo depois das onze da noite), observo ao redor e uma multidão de rostos sisudos se apresenta. Até que uma voz animada ecoa e traz um clima diferente àquele ambiente. Disfarço, olho para o outro lado, mas deixo as antenas do ouvido atentas para captar o diálogo mantido entre uma senhora e alguém do outro lado da linha, pelo celular. 

A conversa gira em torno de uma conquista e a frase repetida é: "formei meu filho, formei um professor". Quando a voz diminui, procuro pelo rosto feliz de quem a emitia. Percebo que aquela senhora queria falar mais, celebrar mais. Então, dirijo-me a ela e abro um canal de comunicação a partir do olhar e do sorriso. O nome dela: Sueli. Tento entender melhor os motivos daquela alegria, em meio a tanto cansaço e mau humor que eram transportados em vidas que pareciam estar fora dos trilhos. 

Sueli revela que, apesar das dificuldades de quem trabalha como babá e cozinheira, havia conseguido dar educação e valores aos dois filhos. Naquele momento, estava radiante pela conquista de Everton, filho mais novo, que acabara de se formar em Geografia, ao apresentar com sucesso seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). É quando ela, com muito orgulho, mostra-me as fotos do jovem na sala de aula da Unisa, em que a avaliação havia acontecido. Antes de descer do trem, peço o contato de Sueli e imagino que aquela história precisa ser conhecida por outras pessoas. 

É esse o objetivo deste post. Apresentar Sueli, o filho Everton, e a bonita história deles. Além disso, colocamos os sonhos do jovem em contato com as realizações da experiente arte-educadora Diva Nunes. O encontro entre eles pode ser conferido no podcast de Educação do Instituto NET Claro Embratel e aconteceu na noite de 5 de janeiro de 2019. (você também pode baixar o podcast neste link)




Professora de Artes da EMEF General Júlio Marcondes Salgado, localizada no Parque Edu Chaves, zona norte da cidade de São Paulo, Diva usa as redes sociais como telas para expor os trabalhos de suas turmas (reprodução: Facebook)


Diva, assim como Everton, trilhou toda sua jornada escolar na rede pública de ensino. Ambos têm outros pontos em comum, como o estimulo à leitura que os pais incutiram desde que eram crianças e que consideram algo essencial na formação que seguiram. 

Para a conversa, Diva e Everton não mediram esforços. Ela veio ao local da reportagem com a pequena Dharma, já que ia viajar com a filha logo depois. Ele pegou muitas conduções para se deslocar do extremo sul da cidade à região noroeste. Mais uma prova da vocação que têm pelo prazer de ensinar e aprender sempre. 

Os áudios de Cidadania e Educação que a Peças Raras produz para o Instituto NET Claro Embratel agora são distribuídos também em plataformas de áudio, como o Google Podcasts



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast