Trilogia “Amazon – Guerreiros da Amazônia” está disponível para download

No podcast de Educação desta semana, no portal do Instituto NET Claro Embratel, você conhece melhor como foi pensada e desenvolvida a trilogia "Amazon - Guerreiros da Amazônia". 

Clique aqui para entrar em contato com uma saga repleta de super-heróis que busca conscientizar o público infantojuvenil sobre a importância da floresta





A ideia de criar uma série com super-heróis que têm a missão de preservar a floresta e conscientizar o público infantojuvenil sobre a importância da Amazônia surgiu em 1998, quando Ronaldo Barcelos pensou, inicialmente, em uma série de desenhos animados. Quase duas décadas depois, o projeto ganhou vida por meio de uma coleção de livros. “Existem guerreiros de todas as idades, de todos os tipos, o guerreiro está dentro de cada um de nós”, defende o publicitário e escritor.

A história tem origem em uma grande reunião na floresta, no início da chegada dos colonizadores, há mais de 500 anos. Para manter a cultura e crenças vivas, os indígenas criam a cidade Amazon. “A ideia é que ficassem lá até quando não houvesse mais perigo ou que a floresta começasse a ser destruída e pudessem colaborar com toda a sabedoria deles”, explica Barcelos.
Ao longo dos três livros, voltados principalmente a um público de 9 a 14 anos, o leitor entra em contato com 10 heróis. Juntos, eles combatem o Dr. Zach, um vilão que quer ficar rico a qualquer custo. Os títulos buscam criar identificação com esses heróis que usam armaduras sagradas e detêm os poderes dos animais. “O objetivo é resgatar o amor e a autoestima das crianças que vivem nas florestas e o entendimento para as que nasceram e vivem em grandes centros urbanos. Essas, que são a maioria, cresceram sem a conexão com a natureza”.
Por meio das histórias, crianças e jovens têm um panorama da Amazônia continental, englobando oito países e um território francês, e passam a conhecer melhor o bioma da floresta e sua importância para questões como clima, biodiversidade e consumo consciente. “A gente fala dos problemas, mas também das diversas alternativas que podem gerar mudança de comportamento nas crianças, na forma de viver e de entender o meio ambiente”, conclui o idealizador do projeto, que também conta com animações para o público infantil e uma ação social com distribuição de kits em escolas da região amazônica e do sudeste.
Link:
No site do projeto “Guerreiros da Amazônia”, você tem acesso aos três livros da série, em versão PDF, e vasto material educativo.
Crédito:
A trilha sonora utilizada no podcast é da série de animação “Amazon – Guerreiros da Amazônia” e foi composta por Kleyton P. Macedo e Kleber P. Macedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast