O rádio e as marchinhas de outros carnavais

Carmem Miranda e Marlene: duas estrelas do carnaval

Em 04 de fevereiro de 2009, na Rádio USP FM (93,7 MHz em São Paulo), participei de um programa chamado Visita Vip. Na ocasião, fui entrevistado pelo apresentador Lupercio Tomaz.
Desta edição especial, em que destacamos marchinhas de carnaval, trazemos de volta um bloco com músicas que quase todos conhecemos, mas executadas em suas versões originais, além de outras verdadeiras raridades. Acompanhe aqui ou no player abaixo:


Você vai ouvir:
- Chopp da Brahma: um dos primeiros jingles (músicas publicitárias) a tocar no rádio no Brasil. A composição de Ary Barroso e Bastos Tigre é interpretada por Orlando Silva e a gravação, de 1935. A letra fala da então novidade, o já tradicional Chopp da Brahma agora também era distribuído em garrafa.
- Balancê, com Carmem Miranda, de 1937: versão original da música que se tornaria conhecida na voz de Gal Costa para o carnaval de 1980. A composição é de Braguinha (João de Barro) e Alberto Ribeiro.
- Qui nem Jiló, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, na interpretação de Marlene, uma das mais importantes vencedoras do concurso Rainha do Rádio. Essa versão do início da década de 1950 foi ao ar pela Rádio Nacional do Rio de janeiro, dentro do programa “Gente que Brilha”, da Bombril.
- Marcha do Peru, interpretada por Silvio Santos, que era conhecido pelo apelido de “peru falante”, no ano de 1959. O áudio é do programa “Galera do Nelson”, apresentado pela Rádio Nacional de São Paulo, por Nelson de Oliveira.
- Coração Corintiano, também com Silvio Santos.
Ao ouvir as primeiras peças raras desta edição (com Carmem Miranda, Marlene e Orlando Silva) e depois a “Marcha do Peru”, de 1959, você percebe uma nítida queda de qualidade nos programas de rádio que tentavam manter os artistas cantando ao vivo. Isto porque a verba publicitária estava bastante reduzida naquele final dos anos 1950, por causa da concorrência com a televisão.
Outro áudio que demonstra esta dificuldade em se manter um programa de auditório no rádio é o registro do lançamento da música “Maracangalha”, de Dorival Caymmi, no programa “Carnaval Eletroradiobras”, que, aliás, já estimulava as pessoas a ouvirem os lançamentos do carnaval na Rádio Record, mas com a possibilidade de ver a mesma atração na tela da emissora que à época estava sob a direção da família Machado de Carvalho.
Depois da música, ouça um comercial de rádio, meio improvisado, parodiando Maracangalha. Essa raridade foi apresentada por Milton Parron, no programa Memória, da Rádio Bandeirantes.
Ouça também neste link um podcast com Rosa Maria Araújo e Luisa Toller sobre as antigas marchinhas de carnaval. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast