O Trabuco, Disparada no Esporte, Gil Gomes e Show de Rádio no Museu Virtual do Rádio e da TV
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Está no ar o 7º audioguia do nosso Museu Virtual do Rádio e da TV. Você pode ouvir no podcast Peças Raras, disponível em todas as plataformas e também no youtube.com/pecasraras (player abaixo).
Nesta série, você acompanha entrevistas de estudantes de comunicação do Programa BCM da FAAP com familiares que têm mais de 60 anos. E entre uma conversa e outra, tem nossas peças raras. São áudios que ilustram a história.
Nesta edição você vai ouvir:
02:38 Sobre o programa É Noite, Tudo se Sabe, que era apresentado por Ana Maria Penteado na antiga Jovem Pan AM;
07:04 Vicente Leporace, o Trabuco, falando sobre a força do rádio;
08:47 Sobre o Disparada no Esporte, da saudosa Gazeta AM;
09:52 Trecho do programa Gil Gomes, que marcou época pela Rádio Record de outros tempos;
12:31 Uma edição do Show de Rádio, pela Jovem Pan, em 1974, com Estevam Sangirardi e personagens dos times de São Paulo; além de um trecho da Rádio Camanducaia de Odayr Baptista. Esse áudio raro foi gravado por Sidney Corrêa, do Memorial Hélio Ribeiro.
27:06 Depoimentos de radialistas sobre o poder do rádio (Salomão Ésper, José Paulo de Andrade, Joseval Peixoto, Nicolau Tuma, Eli Corrêa, Hélio Ribeiro)
Bom passeio pelas Peças Raras em exposição no Museu Virtual do Rádio e da TV.
Tela ‘Rio de Janeiro, gosto de você, gosto dessa gente feliz’, de LliaMmittarakis Muito provavelmente você recebeu neste fim de ano uma mensagem, em forma de clip, que começa com imagens do Cristo Redentor, Iemanjá e de São Jorge; e diz na primeira estrofe "Botei uma flor na janela, pra Iemanjá ver o mar". Eu recebi uma dezena de mensagens com essa música. Talvez você também tenha se perguntado sobre a autoria dela. Acredito que tão grave quanto espalhar uma "fake news", sem checar antes, é viralizar uma música sem dar o devido crédito. Aliás, também falta citar de quem são as telas que compõem a imagem do videoclip, que pode ser conferido abaixo: A música, que na verdade se chama "Bons Caminhos", já havia sido espalhada no ano passado, quando foi criada justamente como mensagem de Natal. Mas com o aumento exponencial do WhatsApp como rede social, agora em 2018, o alcance foi muito além. A autoria da composição é atribuída ao jornalis...
"Eu sou o Tempo". É desta forma que começa uma linda mensagem interpretada por Fernanda Montenegro e que, talvez, você tenha recebido de alguém nesta época do ano. Assim como em outros conteúdos que viralizam nas redes sociais, nem sempre a autoria ou a assinatura de quem realizou a obra é revelada. Nesse caso, recebi o vídeo e no final não apareceu a assinatura do banco Itaú, empresa para a qual a reflexão foi desenvolvida pela agência de publicidade África. A peça que tem como mote "o tempo pode ser feito de minutos, mas a vida é feita de momentos" começou a circular em 11 de dezembro de 2016. O texto, assinado por Everton Behenck e Nizan Guanaes, reforça a imagem digital do banco e, segundo os criadores, quer transmitir que é preciso aproveitar as maravilhas do mundo digital para viver mais e melhor cada momento. Acompanhe o texto do comercial: Eu sou o tempo Você acha que eu passo rápido. Que eu não volto. Que eu não perdoo. É verdade. Mas a...
No início dos anos 1980, o rádio FM ganhava espaço em São Paulo. E foi nesta emissora que Sandra Groth se sobressaiu como locutora e fez uma trajetória de sucesso na cidade, tanto na emissora quanto em terras paulistanas, onde permaneceu no ar por 40 anos. No final de 2020, ela foi ao Rio de Janeiro, onde reside atualmente. Acompanhe uma conversa entre Sandra Groth e Claudia Martins, no player acima ou neste link , durante a festa de comemoração dos 25 anos da Cidade FM de São Paulo, em 25 de janeiro de 2005. Saiba mais sobre Sandra Groth nesta matéria. No vídeo abaixo, da página da 105 FM no Youtube, acompanhe a despedida de Sandra Groth do rádio.
Comentários