quarta-feira, abril 08, 2009

Campanha anti-tabagismo

A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça a lei estadual que proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo. O texto ainda precisa da sanção do governador Serra para entrar em vigor.

A polêmica envolvendo mais esta medida restritiva aos fumantes não leva em consideração o papel da indústria do cigarro, esta sim a grande responsável pelo estímulo ao consumo do produto.

O assunto me remeteu a um jingle criado para o Ministério da Saúde que conquistou leão de bronze em Cannes em 2005. Aliás, a categoria rádio foi criada naquele ano no prestigiado festival internacional da propaganda.

Ouça um boletim Radioescuta Peças Raras sobre o jingle "Pergunte Por que?"
O rap, com pouco mais de dois minutos, criado pela agência paranaense Máster Comunicação e produzido pela In Sonoris, estimula o jovem a contestar as mensagens subliminares que vendem uma imagem positiva de quem fuma. É importante ressaltar que, mesmo com a proibição da propaganda direta do produto (comerciais que mostravam jovens saudáveis consumindo cigarro estão vetados desde dezembro de 2000, pela Lei 10.167), há muitas situações em que imagens positivas associadas ao produto são mostradas em filmes, séries etc.

Ouça aqui a versão em inglês criada para participar dos festivais internacionais.
Lembrando que até o dia 17 de abril acontecem as inscrições para o concurso nacional de jingles, que tem como tema "A Família na Prevenção ao uso de Drogas". Se você quer participar, saiba mais aqui.

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