“Você é Curioso?”, da Rádio Bandeirantes, reconstitui “A Guerra dos Mundos”, de Orson Welles



Transmissão histórica foi ao ar na véspera do Dia das Bruxas, em 1938, pela CBS, nos Estados Unidos


Elenco do Interferência: da esquerda para a direita, Sérgio Miranda, Marcelo Abud,
Silvania Alves, Marcelo Duarte e Warde Marx


Primeiro sábado de cada mês é dia de Interferência no “Você é Curioso?”, da Rádio Bandeirantes. O quadro é dedicado a reconstituir momentos históricos do rádio, com a participação dos apresentadores Marcelo Duarte e Silvania Alves e de convidados, de acordo com cada proposta. Nesse ano, o Interferência tem se dedicado exclusivamente ao radioteatro e à radionovela.

No sábado agora, dia 1º de novembro, a partir das 10 da manhã, o ouvinte do programa de variedades vai acompanhar uma adaptação do episódio que mudou a história do rádio. Sob o comando do professor de Comunicação e radialista Marcelo Abud, o elenco do programa vai reviver “A Guerra dos Mundos”, de Orson Welles. O radioteatro, veiculado no dia 30 de outubro de 1938, pela CBS, nos Estados Unidos, entrou para a história por gerar pânico em quem o ouviu.

Antes da dramatização - com as participações de Marcelo Duarte, Silvania Alves, Warde Marx e Sérgio Miranda – o quadro traz curiosidades e explica porque os ouvintes acreditaram que o que estava sendo transmitido era um fato e não uma ficção.
O Interferência entrou no ar no início de 2011. “Reconstituímos dezenas de programas que marcaram a trajetória do rádio. Nossa proposta é dar vida a dramatizações da fase de ouro desse meio de comunicação, com os recursos dos dias de hoje”, afirma Marcelo Abud, produtor do quadro.

A versão original, na íntegra, de "A Guerra dos Mundos" e de outros radioteatros levados ao ar pela CBS podem ser conferidas aqui: http://www.mercurytheatre.info/ 

Quem quiser conferir as edições anteriores do Inteferência podem acessar o www.interferenciaradiobandeirantes.blogspot.com

Serviço
Programa: Você é Curioso?
Quadro: Interferência
Quando: Sábado, das 10 às 12 h.
Onde: Rádio Bandeirantes (AM 840 / FM 90,9, em São Paulo ou em www.radiobandeirantes.com.br)

ATUALIZAÇÃO EM 06/11/2014:
Se você perdeu ou quer ouvir de novo, acesse aqui o link com vídeo e áudio do quadro Interferência, com o radioteatro Guerra dos Mundos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast