Série de podcasts faz um balanço dos 30 anos da Constituição de 1988

Constituição de 88 faz 30 anos em outubro e ganha série de debates em formato de podcasts

Divididas em seis temas, edições contam com nomes consagrados para debater existência de conquistas, avanços e retrocessos de lá para cá



Por Daniel Grecco

Na próxima sexta-feira (5), a Constituição Federal de 1988 completa exatamente três décadas de vida. O documento que também é conhecido como carta magna representa o conjunto das leis fundamentais que regulam a organização política de uma nação. Em 05 de outubro de 1988, seu texto foi promulgado e contou com enorme participação popular em momento pós ditadura militar no Brasil, representando, assim, um enorme serviço à democracia da nação ao promover a ruptura desse período que ficou conhecido como os anos de chumbo. Mas será que o país tem realmente algo a comemorar em se tratando de avanços significativos verificados do texto à prática de 1988 até os dias atuais?

Tendo em vista esse questionamento plausível de se fazer passados trinta anos dessa conquista pelo povo brasileiro, o Instituto NET Claro Embratel lança a série, em seis episódios, intitulada “30 anos da Constituição Cidadã e os dias de hoje”, em que conversa com especialistas, intelectuais, acadêmicos e juristas renomados, com o objetivo de expor suas opiniões em mesas de discussões sobre o tema. Tudo ocorre tendo como pano de fundo as eleições no próximo domingo (7), um período marcado também por extrema polarização política de ideias e divisão da opinião pública sobre os rumos do país. 

A série “30 anos da Constituição Cidadã e os dias de hoje” está gravada em formato de podcasts e pode ser ouvida no portal do Instituto Net Claro Embratel. São seis áudios divididos nos seguintes temas: Episódio 1: Um resgaste histórico, com Vera Cepêda, José Luiz Quadros e Dalmo Dallari; Ep. 2 - Meio ambiente e indígenas, com Vivian Blaso, João Paulo Capobianco e Sérgio Leitão; Ep. 3 - Educação, com Lisete Arelaro e Daniel Cara; Ep. 4 - Saúde e direitos trabalhistas, com Christian Dunker e Marcio Pochmann; Ep. 5 - Crianças, mulheres e direitos humanos, Ariel de Castro Alves, Eduardo Bittar, Jacqueline Moraes Teixeira; e Ep. 6 - Ciência e comunicação, com Helena Nader, Ricardo Alexino Ferreira e Marcos Urupá.


Para o mediador e produtor dos debates, além de especialista neste tipo de mídia, Marcelo Abud, o resultado obtido é uma aula móvel para entendidos e leigos. “O podcast tem essa característica ímpar de estar em todo lugar, o tempo todo e ainda com a possibilidade exclusiva de ser baixado em mp3 para ser ouvido na hora e quantas vezes o ouvinte quiser”, ressalta o professor de Comunicação da FAAP.

Entre os especialistas ouvidos pelo Instituto Net Claro Embratel durante os diálogos, destaque para o jurista Dalmo de Abreu Dallari (86), que esteve presente e acompanhou todo o processo de promulgação da carta magna brasileira. “Muitas propostas populares foram incorporadas na Constituição. Ela é verdadeiramente democrática, feita pelo povo e assegura os direitos da cidadania”, garante Dallari.


Serviço:

Veja um álbum de fotos com os bastidores das gravações dos podcasts: 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast