Podcast Peças Raras: Zé Rodrix e jingles inesquecíveis

Zé Rodrix e Toninho Spessoto, em 2009, durante gravação do Papo de Músico
Nesta quarta, dia 22 de maio, faz 10 anos que o cantor e compositor Zé Rodrix nos deixou. A edição do podcast Peças Raras desta semana é a participação que fiz no programa Todas as Vozes, da Rádio MEC AM, do Rio de Janeiro. 

Ouça no player abaixo o bate-papo com o radialista Marco Aurélio, no quadro "O Rádio faz História". 


No podcast, você acompanha um trecho do programa Papo de Músico, levado ao ar pela Rádio USP FM, duas semanas antes da morte do artista. Na ocasião, Rodrix cantou e contou histórias envolvendo algumas de suas mais inspiradas criações para a publicidade, como o "Silêncio de um Chevrolet". 


Zé Rodrix e a publicidade


José Rodrigues Trindade (Rio de Janeiro, 25 de novembro de 1947 — São Paulo, 22 de maio de 2009) começou a se dedicar à publicidade desde o final dos anos 1960, quando integrou o conjunto vocal Momento4, ainda no Rio de Janeiro. 

Em São Paulo, começou produzindo músicas publicitárias no estúdio do maestro Rogério Druprat, mas foi quando formou o trio Sá, Rodrix e Guarabyra que se destacou definitivamente como jinglista, ao participar das criações de campanhas para a Pepsi, no início dos anos 1970. 

Ainda em São Paulo continuou a produzir alguns jingles, juntamente com o Tavito, no estúdio Prova. Em seguida, voltou ao Rio e trabalhou no Estúdio TAPE SPOT, juntamente com Jorge Abgail, Zezé Gonzaga e maestro Cipó.

O principal parceiro de criações publicitárias de Zé Rodrix foi o Tico Terpins, que conheceu em 1978 e com o qual compôs grandes trilhas até 1998, quanto Terpins faleceu de infarto. Juntos, eles criaram primeiro o Áudio Patrulha e depois o estúdio de gravação A Voz do Brasil, especializado em jingles e trilhas publicitárias.

Em 82, com a morte de Elis, Zé Rodrix abandonou a carreira musical (que acabou retomando 20 anos depois, quando voltou a gravar com Sá e Guarabyra).

HOMENAGEM
Nesta quarta, um evento celebra a memória musical de Zé Rodrix. Veja os detalhes no banner abaixo:


Novas edições do bom e velho Peças Raras estão disponíveis no blog Peças Raras (www.pecasraras.blogspot.com) ou nos principais aplicativos de áudio:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast