Especial: podcast Peças Raras celebra 97 anos de Lygia Fagundes Telles




“No dia em que o Brasil tiver mais
creches e mais escolas,
ele terá menos hospitais e menos cadeias”
(Lygia Fagundes Telles)
Em edição especial, o podcast Peças Raras homenageia uma das mais importantes representantes da literatura de língua portuguesa. Aos 97 anos de idade, Lygia Fagundes Telles estudou direito antes de se dedicar exclusivamente à literatura. A autora de obras como As Meninas e Ciranda de Pedra ocupa a cadeira 28 da Academia Paulista de Letras e, desde 1985, foi eleita para a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras. Em 2005, foi contemplada com o Prêmio Camões.

Ouça aqui ou no player abaixo a edição especial do podcast Peças Raras (que também está nos principais agregadores de áudio, como Spotify e Deezer):
Um dos áudios que você acompanha aqui foi extraído do Encontro com a escritora na Livraria da Vila, da Vila Madalena, em São Paulo, no final de 2010. Nos trechos selecionados, você descobre como o contato com as pajens (babás), que contavam histórias assustadoras, foi fundamental para que – ainda menina – passasse a escrever os próprios contos; fica por dentro das motivações presentes nos livros; descobre qual o conto preferido da própria autora e ouve pensamentos instigantes na voz dela. Em uma das passagens, Lygia explica como driblou a censura ao colocar o relato de um torturado na voz de uma de suas “Meninas”, no romance publicado em 1974, período em que vivíamos o período do golpe militar. Ousadias como essa garantem a atualidade da obra e fazem com que os livros sejam adaptados para rádio, teatro, novelas e filmes.


Se preferir, você pode acompanhar a edição desta homenagem também em vídeo, no canal Peças Raras do YouTube:

A outra peça rara é a nossa adaptação para um radioteatro roteirizado por José Medina, a partir do conto "Praia Viva", em 1944, para a Rádio Bandeirantes. Fizemos uma reconstituição no quadro Interferência, com participações de Marcelo Duarte, Silvania Alves, Chico Prado e Fernanda Albino.


Anúncio com elenco da Rádio Bandeirantes nos anos 1940. José Medina é o grande roteirista de novelas e radioteatros da emissora. 
Crédito: a trilha em BG (de fundo) do podcast Peças Raras é executada, ao violão, por Reynaldo Bessa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast