Dia Mundial do Rádio celebra inovação, evolução e conexão do meio

Foto tirada durante epidemia de paralisia infantil em Chigado, 1937

Por Unesco

Este dia 13 de fevereiro marca o 10º aniversário do Dia Mundial do Rádio, proclamado em 2011 pelos Estados-membros da UNESCO, e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012.

O rádio é um meio de comunicação com poder para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade, além de ser uma plataforma para o discurso democrático. No âmbito mundial, o rádio continua a ser o meio mais amplamente usado. Esta capacidade única de alcançar o maior público significa que o rádio pode moldar a experiência de diversidade de uma sociedade, posicionando-se como uma arena para que todas as vozes possam falar, serem representadas e ouvidas. 

As estações de rádio devem servir a diversas comunidades e oferecer uma ampla gama de programas, pontos de vista e conteúdo, além de refletir a variedade de públicos em suas organizações e áreas de atuação.

Em 2021, o Dia Mundial do Rádio trata de três temas principais e seus respectivos subtemas:

  • EVOLUÇÃO - O mundo muda e o rádio evolui. Este subtema refere-se à resiliência do rádio, à sua sustentabilidade.

  • INOVAÇÃO - O mundo muda e o rádio se adapta e inova. O rádio tem se adaptado a novas tecnologias para se manter o meio para se obter mobilidade e acessibilidade em todos os lugares e para todos;

  • CONEXÃO - O mundo muda e o rádio conecta. Este subtema destaca os serviços do rádio para nossa sociedade – desastres naturais, crises socioeconômicas, epidemias etc.

Para celebrar a data, o programa Rádio Sociedade, apresentado pela EBC do Rio de Janeiro, apresentou uma entrevista com o radialista, jornalista e professor de comunicação, Marcus Aurélio de Carvalho.

Clique aqui e ouça essa verdadeira aula de rádio e o valor que ganhou amplitude, diante da pandemia. 


SINTONIA COM A EDUCAÇÃO

No áudio abaixo ou neste link, acompanhe um áudio que traz 10 passos para auxiliar o uso do rádio como ferramenta pedagógica:


Assim como na foto de 1937 (acima), hoje o rádio tem sido uma alternativa para levar conhecimento e educação. Ouça um podcast sobre o uso do meio para transmitir aulas no Rio Grande do Norte, no player abaixo ou aqui:

Veja também:

Um depoimento que mostra como esse meio, quando usado com ética, pode ser fundamental:
Solano Ribeiro
conta como Walter Silva, o "Pica-pau" foi importante para o resultado do Festival de MPB da Excelsior, em 1965. Acompanhe no vídeo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#99 Sandra Groth: do pioneirismo nos anos 80 à despedida do rádio em 2020 - 37 anos de sucesso na Cidade