UNICEF apresenta radionovela para promover direitos da gestante, participação paterna e pleno desenvolvimento do bebê

O blog Peças Raras se alia à campanha do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e passa a apresentar de segunda a sexta, a partir do dia 1º de março (até o dia 19), a radionovela “Direito de Ser Feliz”, que também será veiculada em rádios do Semiárido Brasileiro e Território da Amazônia Legal, além de plataformas digitais, em formato de podcast. 

A iniciativa é uma aposta na capacidade de penetração do rádio junto ao público brasileiro, e no ressurgimento do hábito de escutar histórias por meio do áudio com podcasts em suas diversas plataformas, “ Direito de Ser Feliz ” busca envolver e informar mães, pais e famílias sobre a importância do cuidado interativo e amoroso com o bebê, desde a gestação, que fazem diferença no desenvolvimento de todo o potencial de cada criança.

A radionovela promove temas como saúde da gestante e do bebê, autocuidados, importância da estimulação e a participação de toda a família para garantir o pleno desenvolvimento da criança, desde a gestação até o primeiro ano de vida. Desenvolvida e gravada durante a pandemia, a radionovela incorporou ações de prevenção da Covid-19 em seu enredo, trazendo o tema dos cuidados de uma gravidez, do nascimento, e do bebê em seu primeiro ano de vida para dentro da história.

A criação dos roteiros foi coordenada por Cristina Albuquerque, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil. “A radionovela é um poderoso instrumento de comunicação que pode alcançar famílias em diversas partes do Brasil, informando sobre a importância do pré-natal, do envolvimento do companheiro e da família desde a gestação, dos cuidados com a saúde e nutrição, da brincadeira e da interação com o bebê de forma lúdica e divertida. São ações simples que, baseadas em evidências científicas, podem fazer toda a diferença na vida das crianças. Afinal, tudo gira em torno do carinho e do amor” explica.

Ouça abaixo ou neste link a apresentação da radionovela:

A produção

“Direito de Ser Feliz” foi gravada em Recife/PE e em São Paulo/SP, acompanhando a trajetória das personagens. A edição teve o desafio de combinar, em um mesmo diálogo, personagens que estavam fisicamente - e temporalmente - separados na gravação.

“Fizemos um trabalho artesanal na reconstrução sonora de ambientes tão diferentes quanto a cidade de São Paulo e a fictícia comunidade de Arribaçã, situada no Semiárido Brasileiro, que somadas as canções autorais de Leandro Medina dão um tom super musical à obra,” explica Andrea Soares, diretora artística da radionovela, da produtora Ilumiara – Ser e Crescer. A composição das trilhas musicais levou em conta a riqueza e a diversidade regional do Norte e Nordeste. A música tema, intitulada “ Direito de ser Feliz ” e que deu o nome à obra, é uma composição de Carlinhos Borges e cantada por Carol Levy, que também é responsável pelo material promocional do projeto.

A direção artística, musical e a edição foram coordenadas por Andrea Soares e Leandro Medina, da produtora de criações artísticas multiplataforma, com ênfase na cultura popular, Ilumiara - Ser e Conhecer. O projeto contou ainda com suporte de produção e distribuição da Realejo Filmes, produtora audiovisual com experiência em conteúdos seriados para TV e internet.

Daniele Ricieri, produtora-executiva da Realejo Filmes junto a Thomas Miguez, destaca a relevância do gênero e da mídia radiofônica para este projeto. “A ‘contação de histórias’ já faz parte da nossa tradição e a novela já é um clássico da nossa cultura. Resgatar a linguagem da radionovela foi especial, por associar informação relevante com emoção” .

A veiculação está prevista em pelo menos 652 municípios, e a produção segue trabalhando para ampliar a abrangência de mídia e público. A radionovela está disponível gratuitamente para veiculação. “Direito de Ser Feliz” é composta de 15 episódios de 7 minutos, será distribuída por meio de emissoras de rádio públicas e privadas, e também estará disponível no Spotify do UNICEF no Brasil e outros canais digitais.

Mais informações estarão disponíveis em breve na home-page do UNICEF.

Para ter acesso aos episódios da radionovela “ Direito de Ser Feliz ”, ou para às fontes, entre em contato pelo email midia@realejofilmes.com.br ou pelo telefone (11) 99647-5233.

Sinopse

Na radionovela, Jussara e Denilson são surpreendidos por uma gravidez não planejada e resolvem se mudar de São Paulo para o interior do nordeste durante a gestação, para que Jussara e sua família possam viver uma vida mais tranquila, perto de outros familiares e em uma realidade de uma área rural completamente diferente da realidade que conheciam. 

jornada de Jussara e Denilson é acompanhada de perto por amigos, familiares, médicas, agentes de saúde e visitadora do Programa Criança Feliz, enquanto eles aprendem todo o necessário para se tornar ótimos pais. No percurso da história eles descobrem informações essenciais sobre o pré-natal, nutrição (aleitamento materno, introdução de alimento depois dos 6 meses de vida), parto normal e todos os cuidados e atenção que garantem o desenvolvimento pleno do seu bebê Roberto.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. 


DIREITO DE SER FELIZ

ficha técnica

Iniciativa : UNICEF BRASIL

Realização : Ilumiara - Ser e Conhecer

Produtora Associada : Realejo Filmes

Roteiro Original e supervisão : Cristina Albuquerque

Direção artística : Andrea Soares

Direção musical : Leandro Medina

Edição : Leandro Medina e Zabelê Medina

Produção executiva : Thomas Miguez e Daniele Ricieri

Material promocional : Onomatopéia e Carol Levy

Identidade visual : Beto Montenegro

Coordenação de distribuição : Regis Salvarani

Equipe do UNICEF: Pedro Ivo Alcantara, Camilo Leon, Stephanie Amaral, Marilia

Lima, Ester Coelho, Elisa Reis e Helio Actis


Elenco:

Andrea Soares (Jussara)

Lui Vizotto (Denilson)

Daniele Ricieri (Narradora)

Daniela Travassos (Nina)

Eduardo Japiassú (Seu Zé Luis)

Flavia Teixeira (Lenise)

Ivo Barreto (Ernesto)

Manuel Carlos (Seu Francisco)

Naná Sodré (Dra. Ana Julia)

Renata Augusto (Amanda)

Renata Maciel (Zefinha)

Rogerio Bravo (Toinho)

Roseane Tachlitsky (D. Jurema)

Sirlene Giannotti (Dra. Rita)

Teodoro Jambeiro Gomes (Roberto)

Thomas Miguez (ultrassonografista)


Trilha musical

Composição : Leandro Medina

Produção musical : Gabriel Spazziani

Música "Direito de ser Feliz": Carlinhos Borges e Carol Levy (Onomatopéia)

Músicos :

Andre Hosoi

Andrea Soares

Bruno Buarque

Italo Magno

Leandro Medina


Marcelo Monteiro

Raphael Gomes

Renato Macedo

Renata Jambeiro


Estúdios de gravação:

Arcade Áudio (São Paulo/SP) Gusdel Estúdio (Recife/PE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast