#HOJEPOD: Podcasts lembram José Paulo de Andrade e conquista do Palmeiras em 51

No vídeo abaixo, veja a edição do #HOJEPOD, em que destacamos o Memória, de Milton Parron, e o Nossa Conversa, com Wanderley Nogueira 

Memória, com Milton Parron

Em 2008, quando o podcast Peças Raras já tinha 2 anos, entrou no ar um episódio sobre o Programa “O Pulo do Gato”, da Rádio Bandeirantes, de São Paulo. No dia seguinte, pela manhã, senti a emoção de ouvir o José Paulo de Andrade dizer que havia sido surpreendido com aquele áudio. A base para contar a história do programa que foi apresentado de 1973 a 2020 pelo apresentador veio das gravações que eu tinha feito do programa Memória, de Milton Parron, que para mim sempre foi uma inspiração.

A boa notícia é que, desde outubro de 2020, o Memória é distribuído também em aplicativos de podcast; e áudios históricos do CEDOM – Centro de Documentação e Memória – podem ser ouvidos a qualquer dia e em qualquer momento.

Na edição de número 36 desta nova fase do Memória, que foi dedicada à história do narrador esportivo Flávio Araújo, Milton Parron coloca no ar uma emocionante participação de José Paulo de Andrade. Parron revela que em 2019 havia dito a Zé Paulo que estava tentando marcar uma entrevista com Flávio Araújo e ele, então, pediu para gravar essa participação no programa.

Um pequeno trecho do depoimento do jornalista que tinha sua imagem confundida à da emissora na qual esteve por mais de 50 anos e que nos deixou há exatamente um ano, vítima de covid-19, é o que você acompanha como um dos destaques desta edição do #HOJEPOD. 

Ouça também uma série de homenagens a José Paulo de Andrade publicadas no dia da morte do jornalista, no ano passado

Este e outros momentos emocionantes estão na edição de número 36 do Memória, disponível em aplicativos como Deezer, Spotify, Google Podcasts, entre outros. Abaixo, o player do episódio no Spotify:





Nossa Conversa, com Wanderley Nogueira

E já que colocamos na área um grande momento do esporte, a próxima dica também bate um bolão com a memória do rádio. É um podcast que está prestes a completar 2 anos no ar. Nele, o veterano Wanderley Nogueira traz conversas sobre pessoas ligadas ao futebol, como Zico, César Maluco, Baltazar, Geraldão e muitos outros.

E agora, às vésperas da celebração dos 70 anos da conquista do Palmeiras, em 1951, Nogueira destaca um áudio que envolve outros dois nomes que marcaram época no rádio: Pedro Luiz, que à época era narrador da Pan; e Estevam Sangirardi, que ficou conhecido pela criação do “Show de Rádio”. E mais uma vez tive o privilégio de ser mencionado por um importante profissional desse meio de comunicação que transmite tantas emoções. Confira um trecho no vídeo.

A edição completa deste episódio do “Nossa Conversa com Wanderley Nogueira”, que traz a campanha do Palmeiras como campeão do principal torneio internacional da época, tem 16 minutos de duração e vale muito ser ouvida. Abaixo, o player no Spotify:


Acompanhe outras peças raras em homenagem ao Palmeiras neste blog

Aqui destacamos apenas trechos de episódios recentes e com momentos incríveis do futebol nas vozes de imortais profissionais da voz. Fica a dica para que você siga o Memória, da Rádio Bandeirantes, e o “Nossa conversa com Wanderley Nogueira”, da Jovem Pan, no aplicativo que você usa para ouvir podcasts.

Até semana que vem quando eu volto com mais dicas da podosfera – o incrível mundo dos podcasts.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast