O Dia da Voz e a Voz do Clube

Hoje, 16 de abril, é o Dia da Voz. Comemorado desde 2003, o objetivo desta data é promover a saúde do aparelho vocal e prevenir doenças da laringe. Como nosso assunto é o rádio, nada melhor do que destacar o trabalho de profissionais da voz.


O Clube da Voz surgiu em novembro de 1992, quando locutores profissionais se uniram para criar uma associação que representasse e defendesse seus interesses.

Formado por radialistas, jornalistas, publicitários, atores e dubladores que atuam com locução publicitária, o primeiro passo do Clube foi dado com a distribuição de 4 fitas cassete para produtoras de som e imagem e para agências de publicidade de todo o Brasil, no início de 1993. O conteúdo apresentava o portfólio dos integrantes da associação.


Ouça reportagem apresentada na CBN sobre o surgimento do Clube da Voz (caso não consiga visualizar o player, clique aqui para baixar o áudio)


De dois em dois anos, o repertório do clube é renovado. Depois de distribuir fitas e CDs para os interessados, atualmente o Clube disponibiliza todos os portfólios de seus profissionais por meio de seu próprio site.



Ouça Virgínia de Moraes na abertura do CD Vol. 1 do Clube da Voz
(caso não consiga visualizar o player, clique aqui para baixar o áudio)

Virgínia de Moraes é a dona de uma das vozes mais marcantes do rádio. O início da carreira foi em 1952, quando estreou na Rádio Cultura de São Paulo - PRE 4, então ligada à Organização Victor Costa. Teve passagens marcantes por outras emissoras como Rádio Nacional de São Paulo, Tupi, Record e USP FM. Conquistou o Troféu Roquette Pinto em mais de uma oportunidade, alcançando o "Roquette de Ouro", concedido a pouquíssimos profissionais do rádio e da televisão no Estado de São Paulo.



Comentários

Joferraz. disse…
Oi, Marcelo....achei hoje seu blog e adorei! E adorei mais ainda mais a postagem sobre o Clube da Voz, claro, rsrsrss
quendo quiser ou puder, vá conhecer o meu blog que saiu do forno há poucos dias joferrazfacetofaceblogspot.com

grande abraço e te espero lá!
Ricardo Silva disse…
Adorei, o post e blog no geral.

Sucesso.

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast