Marcelo Abud é entrevistado por Elys Marina no Jornal das Profissões



Nestas terça, quinta e sábado, dias 28, 30 de julho e 1º de agosto, a TV UNIP leva ao ar uma entrevista conduzida pela jornalista Elys Marina com professor universitário, produtor de áudio e editor do Blog Peças Raras, Marcelo Abud. Em pauta, a criatividade no rádio.


Ouça um trecho da entrevista com destaque para a campanha Juvenal da Sadia e do eterno Louco por Lee.
(se o player não estiver visível, clique aqui)

A primeira parte da conversa trata sobretudo do jingle. A propaganda no rádio foi autorizada por Getúlio Vargas em 1932, dez anos após a primeira experiência de transmissão realizada no Brasil. Desde então, o jingle se tornou um estilo marcante e diferenciado de comunicar mensagens e atingir em cheio o público. Da primeira música feita para o Pão Bragança até o atualíssimo Viajante Mastercard, a evolução e as mudanças foram inúmeras. Mas uma coisa permanece e é um forte aliado de quem utiliza este formato em suas campanhas: a aceitação do público pelo fato de dar mais "brilho" à plástica da emissora. Em outras palavras, todo mundo gosta de música, mesmo que esteja em uma rádio de notícias. O jingle desempenha um papel de entretenimento na programação e invariavelmente acaba por ser repetido pelo ouvinte até em situações em que o ouvinte não tenha nenhuma atração por determinada marca.

Abud comenta também sobre o formato que passou a se destacar nas últimas décadas, dos anos 1980 para cá. Nos spots, caracterizados como comerciais que possuem fala e efeitos sonoros, prevalece o humor. Outra percepção é que algumas das peças criadas inicialmente apenas para o rádio acabaram ganhando uma posterior versão televisiva. Como é o caso de "Louco por Lee", "Rádio Kaiser" (dá pra tomar uma Kaiser antes?) e outras que são lembradas na entrevista.



JORNAL DAS PROFISSÕES
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE PROPAGANDA NO RÁDIO

Entrevista com Marcelo Abud
Terça, dia 28/07, às 09:30 h.; 15:30 h.; 23:30 h.
Quinta, dia 30/07, às 09:30 h.
Sábado, dia 01/08, às 09:30 h.

Canal Universitário - 11 da Net e 71 da TVA.

Comentários

Anônimo disse…
Muito legal a entrevista Xará...verdadeira aula de rádio!

Marcelo Gomes

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast