Primeiro repórter aéreo morre aos 70 anos

Como de costume, acordei e liguei o rádio às 5:30 h. na Bandeirantes AM para acompanhar O Pulo do Gato. Fui surpreendido com a triste notícia da morte de Franz Netto.

Nos últimos tempos, o radialista se dedicou à apresentação do Jornal da Cidade, da rádio Dirceu AM, em Marília. Franz Netto foi o primeiro repórter aéreo do rádio brasileiro. A ideia decolou no início da década de 1970, quando Hélio Ribeiro dirigia a Rádio Bandeirantes.


Ouça o repórter abelhudo Cofap em 24 de julho de 1973

(se o player não estiver visível ou quiser baixar o arquivo, clique aqui)
)

O trecho em destaque foi ao ar em 27 de setembro do ano passado no programa Você é Curioso, comandado por Marcelo Duarte e Silvânia Alves. O áudio foi cedido ao nosso blog/podcast pelo colaborador Sidney Corrêa, membro do Memorial Hélio Ribeiro.


Ouça também o áudio com o boletim na íntegra, em que Hélio Ribeiro faz o convite para que Franz Netto participe de um programa na TV Tupi, a fim de matar a curiosidade dos ouvintes em relação à imagem do tímido "repórter-voador".
(se o player não estiver visível, clique aqui)


Imagem extraída do site Terceiro Tempo

Franz Netto, 70, morreu ontem a tarde. Segundo o Diário de Marília, ele foi vítima de uma parada cardiorrespiratória em Lácio, onde residia. Socorrido pela equipe do resgate, chegou sem vida ao hospital.

No currículo do agora saudoso radialista estão ainda coberturas nacionais como do incêndio do edifício Joelma, em fevereiro de 74, em São Paulo.

O saudoso "repórter voador" deixa 5 filhos e 5 netos.

Veja mais na seção "Que Fim Levou?", da página Terceiro Tempo, de Milton Neves.


Ouça ainda o destaque dado ao áudio com Franz Netto no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast