Rádios-relógios de ontem e de hoje


Rádio-relógio com dock para iPod

Ao ler o interessantíssimo artigo Rádio-relógio: o primeiro aparelho digital, traduzido do The New York Times e publicado no caderno Link do Estadão de hoje, lembrei-me de uma rádio que não conheci, mas da qual já ouvi muito. No texto, o jornalista Damon Darlin fala da retomada da venda de rádios-relógios nos Estados Unidos a partir da introdução dos dock para iPod e iPhone.

Mas voltando a falar da frequência da qual lembrei...

Ela surgiu em meados da década de 1950 no Rio de Janeiro. Ao som de um ininterrupto tic-tac associado à hora certa informada minuto a minuto e a curiosidades que fariam inveja às do jornalista Marcelo Duarte, a emissora tinha a voz de Íris Littieri (a locutora do aeroporto do Galeão) pontuando cada momento.

Os ouvintes de outros carnavais já identificaram que estamos falando da Rádio Relógio Federal.

Relembre aqui dois momentos da programação da emissora extraídos do site Aimoré.org, que traz inúmeras vinhetas de rádios AM e FM:

Rádio Relógio Federal, Rio de Janeiro, 580 kHz, ZYJ 465

Rádio Relógio Federal, Rio de Janeiro, 580 kHz, ZYJ 465, Parte 2

Um belo texto publicado no Jornal O Rebate revisita detalhes do tradicional prefixo do AM carioca, que manteve suas características até o início dos anos 1990, quando foi vendida para o pasto R.R. Soares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast