A presença feminina no início do rádo brasileiro

Cantoras, radioatrizes e locutoras. As pioneiras do rádio nas duas principais cidades brasileiras enfrentaram muitos desafios para conquistar espaço. Esta é a base do livro De Passagem pelos Nossos Estúdios - A presença feminina no início do rádio no Rio de Janeiro e em São Paulo: 1923-1943, escrito pela professora e radialista Tereza Cristina Tesser.

A autora foi entrevistada neste sábado, dia 11 de junho, no "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes. Ouça no player abaixo.


Se o player não estiver visível ou quiser baixar o áudio, clique aqui.

O livro é um lançamento da Editora Universitária Leopoldianum. De acordo com informações do site da Unisantos, instituição em que Tesser dá aulas, a obra é "fruto de dissertação de Mestrado, defendida em 1995 na USP; um retrato de um período importante da história, onde uma parcela feminina foge dos padrões da época e atua como cantora, radioatriz e locutora."

Já o coordenador do grupo de pesquisa Rádio e Mídia Sonora, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Luiz Artur Ferrareto atesta no prefácio: “É uma meticulosa reconstituição da trajetória de várias mulheres no rádio das duas principais cidades do país. Valoriza o feminino em seu contexto de época. Não o torna épico, porque, de fato, não o era. Reconstrói, no entanto, trajetos”.

Contato com a autora: entrevista@unisantos.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast