sexta-feira, janeiro 28, 2011

Escritos na Areia e abudismos

Desde 2006, mantenho o blog Peças Raras para compartilhar áudios antigos e recentes do rádio. Com quase cinco anos no ar, este espaço já me deu e continuará a me dar muitas alegrias.

Como gostei da "brincadeira", acabo de criar mais um blog. No novo endereço, publico textos literários, sobretudo algumas poesias que escrevi durante o período da faculdade de Comunicação.

Na postagem de hoje, além do texto de uma composição que fiz com o amigo, compositor, músico, cantor e escritor Reynaldo Bessa, você tem como ouvir o áudio da música em uma gravação de meados dos anos 1990, exclusiva. Acredito que a letra e a música tem o clima de férias e por isso a coloquei neste que é possivelmente o último fim de semana em que muitos brasileiros têm oportunidade de viajar.

O endereço do blog "Escritos na Areia" é http://abudismos.blogspot.com
Abudismo é um termo usado por alguns amigos quando se referem aos constantes trocadilhos que faço, ou melhor, fazia com muita frequência nos meus vinte e poucos anos.

Espero que visite e goste do que vai ler por lá.

Rolando Boldrin comemora o aniversário de SP na Rádio Bandeirantes


O cantor, compositor e ator Rolando Boldrin esteve nos estúdios da Rádio Bandeirantes participando do Manhã Bandeirantes ao lado de José Luiz Datena.

Apresentador do programa de TV "Sr. Brasil", ele conta causos caipiras, fala de música sertaneja, e, é claro, da cidade de São Paulo que no dia 25 de janeiro comemorou 457 anos.

Nascido em São Joaquim da Barra, ele fala de dedicação a música; Rolando Boldrin diz que é um apaixonado pelo Brasil e sua Cultura.

Os apresentadores José Paulo de Andrade, Joelmir Beting e Salomão Ésper, do Jornal Bandeirantes Gente, também participaram da conversa.

Clique aqui e ouça a participação na íntegra.
(para baixar o arquivo, clique com o botão direito do mouse e opte por "salvar como")

Fonte: site da Rádio Bandeirantes

Veja mais fotos aqui.


quinta-feira, janeiro 27, 2011

“Na Geral” invade o Guarujá nesta sexta



São Paulo, 27 de janeiro de 2011 – O programa “Na Geral”, da Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90.9, vai invadir o Guarujá amanhã. A atração comandada pelos apresentadores Beto Hora, Zé Paulo da Glória e Lélio Teixeira será transmitida direto do estúdio avançado da emissora no Casa Grande Boulevard Mall, localizado na Praia da Enseada (Av. Miguel Stéfano, 1001).

O programa mais engraçado do rádio brasileiro faz uma ótima mistura de humor e informação, trazendo os acontecimentos do futebol com muita criatividade e irreverência.

O “Na Geral” vai ao ar de segunda a sexta a partir das 18h.

Acompanhe a Rádio Bandeirantes:
- http://www.radiobandeirantes.com.br/

- www.twitter.com/R_Bandeirantes (@R_Bandeirantes)

Ouça também:- Edições anteriores do programa Na Geral, no site da Rádio Bandeirantes.


quarta-feira, janeiro 26, 2011

A Minha, a sua, a nossa Cidade


Em todo o Brasil, a Rádio Cidade FM - do Sistema Jornal do Brasil - foi uma referência em se tratando de rádio jovem.

Desde 2006, nosso blog destaca peças raras da emissora. Em 2010, se estivesse no ar, os 96,9 de São Paulo teria completado 3 décadas no ar. Para comemorar a importante data, durante o ano levamos ao ar A Minha Cidade.

Agora, você confere todas as postagens da série em um único endereço. Clique no selo do início deste texto e confira o Sucesso da Cidade em 15 episódios que reúnem participações de locutores, ouvintes e áudios de diferentes momentos da emissora que imperou sobretudo durante os anos 80 e 90.

terça-feira, janeiro 25, 2011

Acorda São Paulo, V'ambora, V'ambora...

Ao iniciar minha carreira como professor universitário de criação e produção para rádio, em 2003, percebi a força que têm algumas marcas radiofônicas.

Invariavelmente, encontro a famosa relação de amor-ódio com os temas do Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan; do Pulo do Gato, da Rádio Bandeirantes; e com o "joga água nele" do Zé Bettio.

Para provocar emoções, costumo começar uma de minhas aulas com o mix dessas marcas que ultrapassam gerações.

Considero esse pout-pourri extremamente apropriado para o aniversário de São Paulo, já que são trilhas sonoras que fazem parte da vida de milhões de pessoas que vivem nesta cidade.

Ouça aqui as aberturas do Pulo do Gato e do Jornal da Manhã
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este áudio, clique aqui)

Ouça mais:
Zé Paulo de Andrade acaba de voltar de férias e reassumir os microfones da Rádio Bandeirantes a partir das 5:30 h. da manhã. Ouça aqui uma edição especial sobre O Pulo do Gato.

domingo, janeiro 23, 2011

Scalla FM instrumental de volta a São Paulo


A tradicional emissora está no ar nos 102,9 MHz, em São Paulo
e no http://www.scallafm.com.br/
 Desde o final de 2010, há rumores sobre a volta da Scalla FM no estilo em que se tornou conhecida e admirada, o de músicas orquestradas.

O anúncio circulou em alguns sites especializados, como o Midia Clipping, e em grupos de discussão sobre o rádio.

Tentei sintonizar algumas vezes sem sucesso. Ontem, porém, em meu rádio de pilha Motobras, consegui ouvir a emissora. O mesmo êxito não foi atingido em meu celular.

Acompanhe um trecho da programação da Scalla FM neste sábado, dia 22 de janeiro de 2011.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este áudio, clique aqui)

A princípio, a marca Scalla faz parte do Rede Mundial de Comunicação (Rede CBS), que controla uma série de outras emissoras em São Paulo, como a Kiss, a Tupi, a Iguatemi, a Terra e a própria Mundial. No final de dezembro estive na festa de encerramento das atividades desse grupo e o logo da Scalla desfilava junto aos demais.

O curioso é que no ar é anunciado que a Scalla faz parte do Sistema Maior de Comunicação LTDA., que até onde sei é do Ceará. Em uma pesquisa no Google, encontrei a possível resposta:

Em Julho de 2009, o grupo obteve permissão para explorar serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada na cidade de Junqueirópolis, Estado de São Paulo; Já em 1º de setembro do ano passado, em reunião extraordinária, projeto de decreto legislativo nº 367 permitiu que o Sistema Maior de Comunicação explore o serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada na cidade de Cubatão, Estado de São Paulo. A relatoria foi do Senador Gerson Camata.

Outro fator interessante é que a voz padrão da nova/velha Scalla é de Osmar Zani, que falou em nome da Rádio Iguatemi na festa de fim de ano da Rede Mundial (confira aqui).

Polêmica à parte, para os amantes da Scalla FM, a emissora está no ar em São Paulo em FM 102,9 e também no site www.scallafm.com.br

Atualização em 14 de setembro de 2011:
Diário do Grande ABC: a origem da Scala FM

sexta-feira, janeiro 21, 2011

O Bem Amado: marco do teatro, da TV e do cinema


Não lembro da interpretação original do prefeito Odorico Paraguaçu. Sei que, como tudo assinado por Paulo Gracindo, foi de uma repercussão arrebatadora.

Já o "Bem Amado" Marco Nanini tive o privilégio de ver logo na estreia nas telonas. Agora revejo com deleite na versão televisiva.

Quando assisto a uma atuação deste nível, pergunto-me se há atores em outras partes do mundo com a naturalidade e desenvoltura de um Nanini, de um Gracindo, de um Autran, de uma Fernanda Montenegro, de um Juca de Oliveira e de outros tantos talentos insuperáveis.

Para comemorar o sucesso do Bem Amado texto de Dias Gomes e deste verdadeiro "Marco" do teatro, da TV e do cinema, o Nanini, vale ouvir dois áudios que foram destaque em setembro do ano passado, quando o filme entrou em cartaz.

Acompanhe o boletim de Tatiana Vasconcelos, da Bandnews FM, sobre a história.

Ouça também o jingle do Prefeito Odorico Paraguaçu.

Ouça mais:
- Visite o canal da Rádio Sucupira no site da CBN

Na época em que O Bem Amado ganhou as telonas, o Hot Site do filme promoveu um concurso cultural em que deveriam ser criados discursos de posse para a posse do prefeito de Sucupira. Eu participei com este:

"Povo de Sucupira... Sucupiranos e Sucupiranas! Meus concidadões... estou aqui diante de vocês como prefeito eleito.
Viva os nossos mortos-vivos!
Com tantos entretantos e com essa enxaguada de político que se finge de morto diante de um problema tão vital como a construção de um cemitério para que nossos mortos tenham onde viver, enfrentei essa oposição calunienta e aqui estou para agradecer a você meu conterrâneo e meu companheiro, o povo de Sucupira.
Sucupirano, sucupirana, não se apoquente com o fato de Sucupira ter tanto ficha suja saindo pelo ladrão.
Chego aqui com a dignidade para olhar no olho de cada um que acredita na minha honestidade. Apresento-me com as mãos lavadas e bem ensaboadas. Lavadas na água da retidão administrativa e com o sabão de todas as virtudes cívicas.
Minha atitude obreira levará Sucupira a ter apenasmente o que merece. A dignidade de ter aqui um cemitério para enterrar suas mágoas e um estádio para garantir a abertura da Copa aqui em Sucupira. Pra frente, Brasil e avante, Sucupira..."


Em cada cidade, há um Odorico Paraguaçu de plantão. Acredito que - na maior parte dos casos - prefeito e Odorico viraram sinônimos. O Odorico Paraguaçu de São Paulo, por exemplo, outro dia apontou o problema e a solução para as enchentes na cidade: "Cada vez chove mais. As pessoas devem se mudar das áreas de risco. Elas sabem que moram em áreas de risco."

E aí na sua cidade, há um Odorico Paraguaçu também? Que frases célebres ele tem pronunciado?


quinta-feira, janeiro 20, 2011

Radioamantes: Globo Esporte (SP) destaca rádios web ligadas aos clubes de futebol

O excelente blog Radioamantes destacou reportagem interessante sobre as rádios oficiais Lusa e Coringão. Acompanhe...

Por Rodney brocanelli

O Globo Esporte desta segunda (17) aproveitou o clássico entre Corinthians e Portuguesa para destacar o trabalhos das rádios web ligadas aos respectivos clubes. A rádio web da Portguesa, vale lembrar, ganhou o prêmio Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) em 2010. Veja no player abaixo.


Veja mais:
A radioweb Coringão já foi destaque em nosso blog. Acompanhe aqui.

A radioweb Lusa pode ser ouvida neste endereço.

terça-feira, janeiro 18, 2011

O lado Coca-Cola da publicidade


A quem defenda que o conteúdo publicitário e a programação de uma emissora de rádio devam ser bem distintos.

De acordo com o livro "Produção de Rádio", de Robert McLeish, na Grã-Bretanha, a Lei nº 1990 de Radiodifusão estabelece um código de padrões e práticas de Propaganda. De acordo com essas regras, é proibida a publicidade que "possa ser confundida com programação".

Apesar deste ser um princípio ético considerável, hoje o discurso é bem diferente. No mercado publicitário, o pulo do gato parece ser justamente que o conteúdo de uma mensagem comercial seja consumido como algo inserido no contexto da emissora. O termo "inserção" comercial parece até fazer mais sentido quando isto acontece.

Para o público mais tradicional, em algumas situações, o comunicador faz menção a uma notícia publicada no jornal do dia e depois relaciona aquele assunto com os benefícios que um determinado produto traria.

Em relação ao público jovem, no entanto, as ações precisam ser mais ousadas. Um dos casos recentes de sucesso é a campanha que teve como trilha o "Viajante Mastercard". A música, criada pela produtora S de Samba lembrava o jeito de cantar e de tocar da banda Skank e era executada no meio da seleção musical da emissora.

O expediente já foi usado outras vezes com maior ou menor barulho. Atualmente, chama atenção a estratégia da Coca-Cola. Na semana passada, fui a uma sala de cinema e antes do filme foi exibido um videoclip extremamente bem produzido com o vocalista Diego Ferrero, da banda NX Zero. A música em si não cita o produto, mas reforça o conceito "Abra a Felicidade", que marca a atual fase de campanha da líder mundial dos refrigerantes.


Veja acima o clip com Di, do NX Zero.

O mais interessante é que esse mesmo tema de verão da Coca-Cola, com seus 4 minutos de duração, tem sido veiculado em emissoras de rádio destinadas ao público jovem em meio à programação musical, o que faz com que boa parte dos ouvintes comece a cantar a letra e a reproduzir o conceito sem perceber que está promovendo um comercial institucional da marca.


Ouça aqui um bloco musical da Mix FM e perceba como o tema de verão da Coca-cola é veiculado em meio à programação tradicional.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar este áudio, clique aqui)

Achados do Espaço:

O uso de músicas associadas à uma marca ou conceito interpretadas por artistas populares não é um expediente novo. Em 1934, quando a Brahma lançou no mercado o “chope engarrafado”, Ary Barroso e Bastos Tigre compuseram a marchinha “Chope da Brahma”, gravada por Orlando Silva. A música concorreu e foi destaque em concursos de marchinhas de carnaval promovidos por grandes emissoras naqueles tempos em que a propaganda engatinhava no rádio brasileiro.

Ouça aqui a interpretação histórica do "cantor das multidões" para o Chope da Brahma.

O lado Coca-Cola da publicidade sempre esteve envolto em muitas músicas para o público jovem e também a ousadias. Ao completar 60 anos no Brasil, uma transmissão de três minutos foi veiculada no horário nobre do rádio (8:45 h.) em várias emissoras espalhadas por todo o território nacional (leia mais aqui).

Clique aqui e ouça a ação, que, além do enorme alcance, foi premiada pelo GPR (Grupo dos Profissionais do Rádio) na 4ª edição do Prêmio de Criatividade em Rádio. O "documentário" foi produzido pela MCR, com arranjo dos maestros Armando Ferrante e Lino Simão, sob supervisão da CaliaAssumpção.

Em tempo:
Para baixar o áudio da trilha Viajante Mastercard, vá a este endereço.


sábado, janeiro 15, 2011

Na sala com o Professor Daniel Daibem

O ouvinte da Eldorado FM já está acostumado a ser surpreendido pelo talento do mestre Daniel Daibem. Com estilo descontraído, ele faz uso de seus talentos tanto na locução como de músico para agraciar os apreciadores de boa música com o seu Sala dos Professores (acesse as edições aqui). O Open Talk, do Canal Imagine (da TVA), entrevistou Daibem. Acompanhe no vídeo abaixo.



"O paulista Daniel Daibem conquistou uma audiência cativa com o seu programa, "Sala dos Professores", veiculado diariamente às 19:30 h., pela Rádio Eldorado FM. O programa não apenas toca, como ensina o que é boa música, com muita explicação e informação. Ele traz uma seleção feita por Daibem do melhor do jazz, do funk e da música brasileira - sempre priorizando o suingue. O radialista, que tem mais de 15 anos de experiência e 37 de idade, conta histórias e facetas das obras e dos músicos. Ele próprio é um talento na guitarra do Organ Trio Hammond Grooves. Conheça a personalidade desse "Professor de Música" num papo em sua varanda com Paulo Vinícius." (texto extraído do site da Imagine TV)


sexta-feira, janeiro 14, 2011

Luciana Gimenez e a espera de Chico

                                               Carol Quintanilha/Folha Imagem
Ontem, a partir da leitura de comentários positivos relacionados à série global Amor em 4 Atos, resolvi me dedicar à espera do início de mais um episódio.

Assim como sofri no domingo passado na expectativa do início da matéria especial em homenagem a Chico Anysio no Domingo Espetacular da Rede Record de Televisão, também foi traumática a sensação que tive diante da programação a que somos submetidos diariamente.

Como não tenho a menor paciência para assistir ao Big Brother, que se ultrapassou muito o horário de término previsto, resolvi me deliciar com uma bela "zappeada" por outro canais.

Não preciso dizer o que todos já sabem, mas fiquei chocado com o nível de baixaria no ar. Na Bandeirantes uma ocorrência policial mostrava um travesti todo cortado e o agressor que havia saído com a figura. Mas o ápice, só pra variar, foi o Superpop da Rede TV. Em uma discussão acalorada, Luciana Gimenez debatia com seus nobres convidados as diferenças e similaridades entre a profissão de prostituta e a de atrizes pornôs. No meio da história, a apresentadora me sai com essa: "eu saio com um empresário durante o dia e faço programa toda noite". Frase digna de um José Simão.

Face aos acontecimentos e antes de finalmente acompanhar a série que se dedica a dramatizar composições de Chico Buarque, tive ainda que observar as piadas de baixo nível da Praça é Nossa.

À espera de um ou de outro Chico, no domingo e ontem, o jeito foi levar na esportiva e manter o humor. Humor aliás que já rendeu uma peça rara criada em 2005 para um concurso de audioficção do Instituto Cultural Itau, de São Paulo


terça-feira, janeiro 11, 2011

O início do rádio jovem no Brasil

Anúncio extraído do acervo digital da Revista Veja,
publicado em 1º de janeiro de 1969 (clique sobre ele para ampliar)

Início de ano é sinônimo de novidade. Em 1º de janeiro de 1969 o anúncio era de uma programação musical cheia de lançamentos de todas as partes do mundo, a Plenimúsica, acompanhada dos principais fatos do dia em Factorama.


Surgia naquele momento a era do rádio essencialmente musical no Brasil. Em São Paulo, a emissora que representou a mudança foi a Difusora, dos Diários Associados de Assis Chateaubriand.


Aqui você confere a nossa primeira grande peça rara inédita de 2011. A colaboração é do nosso parceiro Edu Malavéia. Ele nos enviou o link deste anúncio publicado na Revista Veja no primeiro dia do ano de 1969.


E já que estamos em ritmo de arquivo, acompanhe algumas postagens do nosso blog envolvendo a Plenimúsica:


- Em janeiro de 2008, Edu Malavéia concedeu entrevista sobre o livro Plenimúsica, Memórias de um ouvinte de rádio malcomportado, escrito por ele. Clique aqui e conheça melhor a história da emissora, além de ouvir um depoimento de Darcio Arruda sobre o que aquele momento representou na carreira dele e algumas das vinhetas veiculadas nos anos 70.


Em fevereiro de 2008, Darcio Arruda antecipou com exclusividade ao podcast Peças Raras a estreia do Jet Flash, pela Saudade FM. Na ocasião, levamos ao ar um trecho da programação da Difusora do dia 31 de dezembro de 1979, com uma retrospectiva do som dos anos 70. 


Em tempo:
Darcio Arruda comanda todo domingo, ao meio-dia, pela Saudade FM o programa Jet Flash.



quarta-feira, janeiro 05, 2011

É Raro e Humano: Posse de Dilma na Rádio Bandeirantes

Qual delas é a Presidente Lula, ops, Dilma?
Muito já se falou sobre a cobertura da mídia em relação à posse da presidente Dilma. A trasmissão da faixa presidencial ocorreu debaixo de muita chuva em Brasília. E Brasília com chuva é sinônimo de derrapada.

Nas emissoras de TV, os comentários lembravam as monótonas transmissões de futebol. Tradicionalmente, como já há a imagem, a necessidade de se preencher o tempo com comentários inúteis é notória. No rádio, a chuva em Brasília também causa derrapadas como essas... repórter tem a vista turva e descreve vestuário de filha de Dilma em vez do da presidente; repórter e âncora chamam Dilma de “a presidente Lula”, como fez muito antes Edu Malavéia no nosso Bermuda Folgada.

Acompanhe as gafes do Grupo Bandeirantes de Rádio durante a cobertura realizada no 1º dia deste ano de 2011.
(se o player não estiver visível, clique aqui para ouvir)

Crédito: foto de Lilian Servino, Revista Facthus e Photos


terça-feira, janeiro 04, 2011

"É raro e humano": Fanáticos por futebol e por gafes

Todo fanático por futebol que se preze torce por derrapadas durante as audições de transmissões esportivas. Afinal com tantas horas de jornadas no ar bola fora é o que não falta.

O blog Radioamantes publicou e o Fanáticos por Futebol da Rádio Bandeirantes amplificou os erros da equipe esportiva da própria emissora.

No player abaixo, confira comigo no replay os erros que foram destaque na edição do último dia 23 de dezembro da atração noturna da Rádio Bandeirantes.

Radioamantes-fanaticos by ferasdoradio


segunda-feira, janeiro 03, 2011

“Na Geral” leva ao ar seleção de craques do futebol e das artes


Enquanto os apresentadores Beto Hora, Zé Paulo da Glória e Lélio Teixeira curtem um breve período de férias, os ouvintes podem conferir os melhores momentos do “Na Geral” durante o ano de 2010.

A série especial de programas começa hoje e segue até o dia 14. No dia 17 de janeiro, a atração volta a ser apresentada ao vivo direto dos estúdios da Rádio Bandeirantes. Confira a programação:

Dia 03: CPM 22, Marcelo Tas e Zico.
Dia 04: Juca Chaves, Muricy Ramalho e Pelé
Dia 05: Edu (ex-jogador do Santos) e Peninha
Dia 06: Rivellino e Moacyr Franco
Dia 07: Cafu, Vampeta, Serginho Chulapa e Luiz Ayrão
Dia 10: Clodoaldo e Silvio Brito
Dia 11: Zezé di Camargo, César Menotti & Fabiano, Marcelo Tas e Zico
Dia 12: Cafu, Vampeta e Juca Chaves
Dia 13: Peninha, Serginho Chulapa e Muricy Ramalho
Dia 14: Rivellino, Clodoaldo, Edu e Pelé

O “Na Geral” vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 18h, na Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 (em São Paulo).

A emissora também pode ser acompanhada pelo http://www.radiobandeirantes.com.br/ e seguida no www.twitter.com/R_Bandeirantes



Acima, vídeo do dia em que o Na Geral foi feito em meu condomínio, no dia dos Pais de 2008

Foto: Marcelo Pascon/Rádio Bandeirantes
Texto enviado por André Rizzatto -Assessoria de Comunicação Bandeirantes


sábado, janeiro 01, 2011

Chico Anysio e amigos é atração deste domingo na Globo

Boa parte dos que acompanham este blog sabem da admiração que temos por Chico Anysio (acompanhe aqui um Bermuda Folgada sobre ele).

Chico e Malga em foto do perfil no twitter

Você, como nós, também deve estar acompanhando as informações sobre o estado de saúde do artista, que há um mês (2 de dezembro) foi internado no CTI do Hospital Samaritano do Rio. A melhor maneira de fazer isso é seguir o perfil do twitter criado pela esposa do humorista, Malga di Paula, que divulga e atualiza o estado de saúde de Chico.

Entre as informações mais recentes, Malga afirma que a situação do marido é estável e a hemorragia que o acometeu nos últimos dias foi completamente estancada. Apesar disso, Chico continua sedado para evitar esforços e facilitar a cicatrização.

Malga tem lido no CTI as mensagens em voz alta para passar boas energias que chegam de todas as partes do mundo, via Twitter. Portanto, não perca tempo e envie o seu recado também.

Como perdi meu pai por causa do cigarro, não posso deixar passar em branco o principal conselho que Chico deixa a quem ainda tem como evitar o que ele está passando: "Fiz muitas coisas erradas na minha vida, mas só me arrependo de uma - ter fumado" (Chico Anysio)

O artista é portador de uma seria DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica)chamada Enfisema, causada pelo uso prolongado do tabaco.

Enquanto você envia boas vibrações, anote na agenda: amanhã, depois do Fantástico, tem o Especial "Chico e Amigos", gravado três dias antes de ser hospitalizado.

Para aproveitar o momento mais que propício, acompanhe aqui uma peça realmente rara que tem a narração do mestre.


Ouça Chico Anisio e uma verdadeira aula sobre a evolução da sátira política em nosso país.
(se o player não estiver visível ou quiser baixar o arquivo, clique aqui)


Esse rico material foi criado pela empresa Reminiscências, que tem outras produções antológicas.

Gravado no Estúdio Eldorado pelo saudoso João Batista de Andrade, o trabalho foi patrocinado pela BASF do Brasil e distribuído para clientes como brinde de final de ano em fitas cassete.

Lançado em 1985, o kit incluía também um livreto com o resumo da "ópera". O material fez parte da comemoração dos 50 anos da invenção da fita cassete.

Só para reforçar: Malga di Paula continua a manter os seguidores informados neste twitter: http://twitter.com/Oficialchico