O Bem Amado: marco do teatro, da TV e do cinema


Não lembro da interpretação original do prefeito Odorico Paraguaçu. Sei que, como tudo assinado por Paulo Gracindo, foi de uma repercussão arrebatadora.

Já o "Bem Amado" Marco Nanini tive o privilégio de ver logo na estreia nas telonas. Agora revejo com deleite na versão televisiva.

Quando assisto a uma atuação deste nível, pergunto-me se há atores em outras partes do mundo com a naturalidade e desenvoltura de um Nanini, de um Gracindo, de um Autran, de uma Fernanda Montenegro, de um Juca de Oliveira e de outros tantos talentos insuperáveis.

Para comemorar o sucesso do Bem Amado texto de Dias Gomes e deste verdadeiro "Marco" do teatro, da TV e do cinema, o Nanini, vale ouvir dois áudios que foram destaque em setembro do ano passado, quando o filme entrou em cartaz.

Acompanhe o boletim de Tatiana Vasconcelos, da Bandnews FM, sobre a história.

Ouça também o jingle do Prefeito Odorico Paraguaçu.

Ouça mais:
- Visite o canal da Rádio Sucupira no site da CBN

Na época em que O Bem Amado ganhou as telonas, o Hot Site do filme promoveu um concurso cultural em que deveriam ser criados discursos de posse para a posse do prefeito de Sucupira. Eu participei com este:

"Povo de Sucupira... Sucupiranos e Sucupiranas! Meus concidadões... estou aqui diante de vocês como prefeito eleito.
Viva os nossos mortos-vivos!
Com tantos entretantos e com essa enxaguada de político que se finge de morto diante de um problema tão vital como a construção de um cemitério para que nossos mortos tenham onde viver, enfrentei essa oposição calunienta e aqui estou para agradecer a você meu conterrâneo e meu companheiro, o povo de Sucupira.
Sucupirano, sucupirana, não se apoquente com o fato de Sucupira ter tanto ficha suja saindo pelo ladrão.
Chego aqui com a dignidade para olhar no olho de cada um que acredita na minha honestidade. Apresento-me com as mãos lavadas e bem ensaboadas. Lavadas na água da retidão administrativa e com o sabão de todas as virtudes cívicas.
Minha atitude obreira levará Sucupira a ter apenasmente o que merece. A dignidade de ter aqui um cemitério para enterrar suas mágoas e um estádio para garantir a abertura da Copa aqui em Sucupira. Pra frente, Brasil e avante, Sucupira..."


Em cada cidade, há um Odorico Paraguaçu de plantão. Acredito que - na maior parte dos casos - prefeito e Odorico viraram sinônimos. O Odorico Paraguaçu de São Paulo, por exemplo, outro dia apontou o problema e a solução para as enchentes na cidade: "Cada vez chove mais. As pessoas devem se mudar das áreas de risco. Elas sabem que moram em áreas de risco."

E aí na sua cidade, há um Odorico Paraguaçu também? Que frases célebres ele tem pronunciado?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast