Podcast: Filme documenta expedição de cientistas que revela pelo menos 80 novas espécies para a ciência

Uma expedição à Serra da Mocidade, em Roraima, resultou na catalogação de mais de 1.500 espécies, entre plantas e animais, incluindo 95 novos registros para o Brasil e, ao menos, 80 novas espécies para a ciência, que continuam em estudo de comprovação. A cobertura dessa viagem está no documentário “Novas Espécies – a expedição do século”, que estreou nos cinemas no final de novembro de 2019.
Os números surpreendentes foram possíveis em função do esforço de 42 cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), de diferentes áreas.
Ouça aqui ou no player abaixo a entrevista com o líder da expedição e com o diretor do documentário. A transcrição do áudio está neste link
“Tem muito biólogo no instituto, mas também tem gente que estuda doenças, que estuda gente, que trabalha com pesquisa aplicada no desenvolvimento de métodos, técnicas de exploração sustentável de recursos naturais amazônicos”, revela o ornitólogo, curador das coleções de aves do Inpa e responsável por chefiar o grupo, Mario Cohn-Haft, entrevistado no áudio deste podcast.
No depoimento, o cientista relata que há uma década tinha conhecimento da Serra da Mocidade e a certeza do êxito que uma viagem ao local alcançaria, mas o plano só saiu do papel recentemente. “Em 2016, a gente fez o que chamo de ‘expedição dos meus sonhos’. Por suas características, a região é, talvez, o lugar com maior potencial do mundo de ter espécies novas”, explica.
Com equipe reduzida no Inpa e recursos governamentais escassos, a expedição só foi possível graças a uma coprodução internacional da produtora Grifa Filmes, que reuniu a GloboNews, a GloboFilmes e empresas de audiovisual da Alemanha e do Japão (Filmland, NHK, ZDF/Arte e Gebrueder Beetz).
Equipes de filmagem e de cientistas contaram com o apoio do Comando Militar da Amazônia para ficarem 25 dias na Serra da Mocidade (crédito: divulgação/Grifa Filmes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast