Museu Virtual #5 - Cobertores Parahyba, Copa de 58 e Festival da Record


No 5º episódio, a aluna de Rádio e TV da FAAP, Letícia de Freitas, relata a conversa que manteve com Marcos, de 71 anos. 



Nascido em Atibaia, Marcos começou a ouvir rádio bem pequeno e até hoje lembra do radinho de pilha que tinha na sala de jantar, do modelo “spica”, que levava alegria durante a noite para a família. 

Dos 16 anos para frente, porém, me disse que a memoria é mais “fresca”, gostava de ouvir a Rádio Eldorado, 700 no AM, com programas de notícias e música popular brasileira, que eram seus programas favoritos.
Outra coisa que me disse que ouvia bastante eram as propagandas da época, e até se arriscou em cantar uma delas para mim. “Já é hora de dormir, não espere mamãe mandar. Um bom sonho para você e um alegre despertar. Cobertores Pharaiba”, outra que também marcou bastante sua infância foi “Tosse, bronquite e rouquidão, Xarope São João”.

Ilustração de Mario Fanucchi para a TV Tupi no início dos anos 1950

De todas as horas usadas para ouvir ao rádio, ele me disse que o momento mais emocionante dessa história de parceria entre os dois, foi a Copa de 1958, que aconteceu na Suécia, e que, apesar de não ter um jogo em específico que acione a memória, lembra exatamente a sensação aumentar o volume, toda vez que ouvia um gol. 
Hoje em dia, apesar de mais idade, Marcos ainda é daqueles idosos que gosta de sair nos finais de semana, ele e a esposa Beth, são conhecidos no bairro como o casal que quase nunca está em casa nos finais de semana. Os dois estão sempre em algum show de música ou em um restaurante da cidade. Mas, como dois amantes do rádio, ele me disse que os dois gostam de ouvir a seleção de músicas da Jovem Pan, no caminho de volta para casa. E, já que eu mencionei sua esposa, Marcos me disse que apesar de não ter tido contato com nenhuma figura do rádio, a Beth era ate que conhecida no ramo, e já teve contato com Gilberto Gil e Edu Lobo, no Festival Popular da Música Brasileira, no teatro Record, em 1967.  
Ainda hoje a relação entre Marcos e o rádio continua, ele ainda ouve muita música e gosta de acompanhar as notícias, mas ate do que pela televisão. Ainda divide os momentos com a família e com a esposa, e disse que, o objetivo agora, e tentar fazer com que os netos se apaixonem pelo menos um pouco pelo objeto que o acompanhou em vários momentos de sua vida.

Acompanhe também a versão publicada no Podcast Peças Raras (no player abaixo ou em aplicativos como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox e outros), adaptada para o áudio:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast