Criador da Rádio Camanducaia, Odayr Baptista morre aos 83 anos

É com pesar que comunicamos a morte do locutor e criador da Rádio Camanducaia, Odayr Baptista. 

Ator, locutor, dublador e radialista, era uma das grandes vozes da publicidade brasileira. 




Acima, cenas da  novela "Ricardinho - Sou Criança, Quero Viver", exibida pela Rede Bandeirantes entre 16 de setembro e 30 de outubro de 1968, às 20:30 h. Adaptada por Aparecida Menezes e dirigida por Ziembinski. Em destaque, cenas em que Odayr Baptista atuou. As fotos foram cedidas pelo próprio ator quando nos concedeu entrevista em maio de 2008

Quando este blog e o podcast Peças Raras completaram dois anos no ar, Odayr Baptista foi o presente que demos ao público. A entrevista, que você relembra nos players abaixo, foi dividida em três partes: Um Show de Rádio; Em Sintonia com a Camanducaia; Odayr Baptista - locutor.



SOBRE A ENTREVISTA

A entrevista com Odayr Baptista foi realizada na segunda, dia 12 de maio de 2008, e rendeu uma hora e meia de boas histórias e curiosidades. Em três episódios, os ouvintes-internautas têm a oportunidade de acompanhar os primeiros passos de Odayr Baptista, desde suas brincadeiras de menino que já envolviam o rádio até a passagem como locutor noticiarista, radioator e apresentador de programas nas Rádios Record e Bandeirantes de São Paulo. 

Em um dos momentos mais emocionantes da conversa, Odayr lembra do início do Arquivo Musical, do qual foi o primeiro apresentador, e cita com carinho a amizade que tinha com o agora saudoso Antonio Carvalho. Neste primeiro episódio, o bom humor fica a cargo da participação como ator na TV Bandeirantes, na novela “Ricardinho, sou criança, quero viver”. Na época, já casado e com filhos, teve que representar uma cena de beijo, o que poderia significar um abalo em sua relação familiar. A sorte é que o capítulo seria exibido no dia do aniversário da sogra, tendo tudo para passar desapercebido. O problema começou quando a Bandeirantes escolheu a cena para a chamada da novela. Eis que em plena tarde, assistindo à TV, os filhos de Odayr vêem o comercial e gritam para a mãe: “vem ver, o pai ta beijando na TV”. 

No 2º episódio, você entra em sintonia total com a Rádio Camanducaia. Odayr Baptista conta como surgiu o convite para participar do Show de Rádio, na Jovem Pan; revela a origem do nome de sua criativa emissora; coloca no ar – com exclusividade – edições extraordinárias de rádios que fazem parte do conglomerado Camanducaia, como a Dourado e a Cotia. Divirta-se!

A terceira e última parte da entrevista especial com Odayr Baptista conta sobre os planos dele naquele ano de 2008 e traz o ecletismo de Odayr como locutor comercial. O ponto alto, no entanto, fica para as versões de Trem das Onze em alemão e japonês.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast