Morre João Gilberto aos 88 anos; Relembre o início da carreira do artista com show em Washington transmitido pelo rádio

Acompanhe um momento histórico da música brasileira, em homenagem ao responsável por tornar a Bossa Nova conhecida no mundo todo, João Gilberto.

No áudio, um trecho de apresentação de artistas brasileiros nos Estados Unidos no início dos anos 1960. No estúdio, você ouve o radialista Walter Silva (Picapau), que comandou a transmissão ao vivo. Este material faz parte do acervo Walter Silva e tive acesso a ele quando realizei minha pesquisa sobre o "mais popular 'disc-jóquei' de São Paulo", mantido pela parceira de vida e trabalho do comunicador, Déa Silva. 








O texto a seguir foi extraído de minha dissertação de mestrado e traz a importância do radialista Walter Silva para alavancar a Bossa Nova e, em especial, João Gilberto:


É creditada ao radialista Walter Silva a introdução de João Gilberto na era em que os discos substituem a execução ao vivo dos auditórios. A despeito de se tornar realmente popular, Picapau também alcança uma audiência extremamente qualificada, como fica claro nesta passagem do livro Chega de Saudade:

Ouçam este disco, liguem para 36-6331 ou 36-8451, aqui na Rádio Bandeirantes, e cantem a melodia, a letra ou a divisão, valendo dez LPs!
O disco era Chega de Saudade com João Gilberto, e o programa era O Pick-up do Picapau, que outro disc-jockey de São Paulo, Walter Silva, acabara de estrear nos primeiros dias de dezembro, pela Rádio Bandeirantes. Dezenas de ouvintes telefonaram aquele dia, tentando repetir o que tinham escutado, mas, logo às primeiras notas, eram gongados pelo maestro Erlon Chaves, presente no estúdio. Uns poucos já sabiam a letra de cor e outros conseguiam solfejar sofrivelmente a melodia, mas todos naufragavam na divisão de João Gilberto – parecia impossível repeti-la tal qual. Exceto para dois ouvintes que conseguiram cantá-la à perfeição. O primeiro identificou-se como Francisco Nepomuceno de Oliveira – na verdade, Chico, vocalista do conjunto Titulares do Ritmo. O segundo não valia: Agostinho dos Santos. Chega de Saudade tornou-se a abertura do Pick-up do Picapau nos meses seguintes – contra a vontade do diretor comercial da estação, Samir Razuk, segundo Walter Silva. (CASTRO, 1990, p. 188)


Chega de Saudade!

Essa chamada para que ouvintes ligassem e tentassem cantar a música “Chega de Saudade” foi feita na segunda-feira seguinte à apresentação da música em seu programa. Foram convidados para julgar os participantes o maestro Erlon Chaves, que trabalhava na RGE (Rádio Gravações Especializadas), em um andar abaixo, o maestro Rubem Perez Pocho e o Caetano Zama. Após tocar mais uma vez a música, como citado no livro de Ruy Castro homônimo ao primeiro sucesso de Tom e Vinicius, Chico dos Titulares do Ritmo e Agostinho dos Santos, dois renomados artistas da época e ouvintes do programa, foram os únicos contemplados com dez LPs, cada um. Esse era o prêmio para quem não desafinasse ao interpretar a música.
Tudo havia começado dois dias antes, quando naquele sábado, destinado tradicionalmente à abertura de espaço para as gravadoras apresentarem novidades, o representante da Odeon foi ao programa com o disco 78 rotações que continha “Chega de Saudade”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, de um lado e do outro “Bim-bom”, composta pelo próprio João Gilberto.
Quando Adail Lessa levou, naquele fevereiro de 1959, os discos da EMI e, entre eles, o “Chega de Saudade”, Walter Silva ouviu e, assim que a música acabou, dirigiu-se ao operador Vicente Lozi e pediu para que tocasse de novo a música. Ao terminar de ser executada pela segunda vez, o radialista teria se pronunciado de forma entusiasmada: “Estamos aqui diante de um fato realmente novo. A melodia é nova, a harmonia é nova, o ritmo é novo, a interpretação é nova e a letra é nova. Tudo aí é novo. Eu acredito que esteja nascendo aí uma nova era para a Música Popular Brasileira”. A melodia era difícil, a letra maior do que as que embalavam os sucessos populares radiofônicos, a divisão do violão também era inovadora em comparação aos padrões que se tinha até então.

Eu nunca tinha ouvido João Gilberto antes. Eu não ouvia a música antes, fosse o que fosse. O Adail Lessa trouxe o ‘Chega de Saudade’ e eu pus pra tocar. Eu toquei, levei um susto: ‘tenho certeza que estou diante de algo novo, algo bonito’. Pedi para tocar de novo. Na segunda, que também era dia de novidade, Adail Lessa voltou. Eu perguntei se ele havia trazido novamente o João Gilberto e fiz uma promoção para ver quem conseguia cantar ao vivo, pelo telefone da Rádio Bandeirantes. (SILVA, 1983)


A ideia do concurso havia surgido quando, ao descer as escadas, no 2º andar (onde ficava a RGE), encontrou o contrabaixista Sabá[1] e os integrantes do conjunto Os Modernistas ouvindo João Gilberto. Eles estavam estudando a melodia, o andamento e a letra de “Chega de saudade”, com dificuldade. Foi a partir dessa dificuldade que Os Modernistas tiveram para entender aquela música que Walter criou o desafio no programa de segunda, que também era destinado a novos artistas. No dia seguinte, em São Paulo, muitas pessoas estavam com a música introjetada e procuravam por “Chega de Saudade” nas lojas, que ficou entre os dez discos mais vendidos por cerca de um ano.
Dias após a morte do radialista, o jornalista Luiz Fernando Vianna, no artigo “Walter Silva popularizou a Bossa Nova”, de 02 de março de 2009, relativiza mas confirma o papel fundamental do Picapau na difusão da Bossa Nova.

Walter Silva dizia, com extremo orgulho, ter lançado ‘Chega de Saudade’. Não foi o único disc-jóquei a fazê-lo, pois Hélio de Alencar também teve um papel nessa história, mas não há dúvida de que a transformação da gravação de João Gilberto em abertura de "O Pick-up do Pica-Pau" foi fundamental para a difusão da bossa nova. (FOLHA DE SÃO PAULO, 02.mar.2009)

João Gilberto em apresentação nos Estados Unidos (Acervo Walter Silva)




[1] Sabá atuou com grupos vocais como Os Modernistas. Fez parte também do Jongo Trio e do Som Três. (ALBIN, 1995)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast