Podcast: Christian Dunker, Claudio Thebas e Ana Cristina Dunker conversam sobre a escuta no ambiente escolar

Em fase de lançamento, com palestras em instituições de ensino, o livro “O Palhaço e o Psicanalista” promove um diálogo entre Cláudio Thebas e Christian Dunker. O que une ambos é a necessidade de escuta empática que lhes é exigida pelas atribuições do dia a dia.

Ouça e baixe o podcast que produzimos no portal do Instituto NET Claro Embratel ou em algumas das principais plataformas de áudio, como o Castbox (abaixo). Conversamos com eles e com a diretora da Escola Carandá Vivavida, Ana Cristinha Dunker


“A obra nasce do encontro entre mim, o Thebas e a Ana Cristina, em função do que está acontecendo em relação às escolas e aos pais. Há uma nova relação em que eles e também outros públicos da comunidade escolar precisam ser escutados”, explica o professor titular do departamento de psicologia clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Dunker.





Troca de experiências entre Christian Dunker e Cláudio Thebas resultou no livro “O Palhaço e o Psicanalista” (crédito: Camila Oliveira)


A publicação traz uma análise sobre o processo de “desescutação” que a sociedade moderna promove e a proposta de que se aprimore a escuta para algo lúdico e empático, como possibilidade de melhorar ambientes, inclusive ligados à educação.
“Quanto mais toda a comunidade se reúne em torno de suas inquietações, mais se fortalece. Quanto menos certezas tiver, mais buscas acontecerão e a sala de aula tem de ser ambiente de dúvidas e perguntas. As certezas soterram o espaço para que a escuta aconteça”, esclarece o palhaço, escritor e educador Cláudio Thebas.
Os autores defendem que é cada vez mais difícil escutar a si mesmo e aos outros, mas buscam reflexões sobre a arte de se praticar a empatia mesmo em uma sociedade cada vez mais individualista e competitiva.




Ana Cristina Dunker fala durante encontro com pais na Escola Carandá Vivavida (crédito: divulgação)


Além de Dunker e Thebas, o Instituto NET Claro Embratel ouve também, neste podcast, a diretora da escola Carandá Vivavida e coordenadora do centro de estudos Madalena Freire, Ana Cristina Dunker. Para ela, o projeto político pedagógico (PPP) das instituições de ensino deve ser feito por várias vozes.
“A gente tem de olhar pras pessoas todas e não reconhecer apenas a função que ela exerce (professor, porteiro, aluno etc.). Antes de mais nada, a gente se relaciona com pessoas e essas relações têm de ser mais horizontalizadas. Ninguém faz nada sozinho. Temos de reconhecer a importância de cada um”, defende ela.
Créditos:As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: “Fala” (João Ricardo / Luli), com Secos e Molhados; “Lenha” (Zeca Baleiro), com Rita Benneditto; e “Mulher de Coronel” (Gilberto Gil), com Gilberto Gil e Margareth Menezes. A música de fundo é composta e executada por Reynaldo Bessa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast