ZYR 100 – Episódio 5 – O podcast e a renovação do rádio


Paciente 63: Mel Lisboa e, no reflexo, o diretor Gustavo Kurlat
(Crédito: Spotify/Bruno Poletti)

Ouça o programa completo:


No episódio que encerra a série ZYR 100 é a vez de entender como o podcast, a faixa estendida em FM e a transmissão de programas de rádio nas mais diferentes plataformas têm aumentado o alcance deste meio de comunicação.

Cem anos depois ao surgimento das primeiras emissoras, convivendo com as rádios tradicionais que transmitem para grandes audiências, os podcasts têm oferecido assuntos para públicos cada vez mais específicos. Esse universo infinito é conhecido como podosfera e é nele que encontramos uma série de shows que, inclusive, homenageiam ninguém menos do que o rádio. Nesta edição, você fica por dentro de dois deles: Meio Rádio – podcast de humor e Voz Off.

Outra novidade dos anos 2000 que se assemelha aos primórdios do rádio são emissoras que têm conteúdo associado a marcas. Se no início da década de 1930, a Rádio Philips entra no ar para associar a marca holandesa à expansão dos aparelhos de rádio pelo Brasil, recentemente programações inteiras foram patrocinadas por marcas. O jornalista Ronald Gimenez relembra a importância da SulAmérica Trânsito neste cenário. Já o publicitário Washington Olivetto, no evento de lançamento da Bradesco Esportes, emissora criada para associar o banco a grandes eventos esportivos no país, fala sobre a força do rádio diante de tantas outras formas de comunicação dos dias de hoje.

Esta edição traz também entrevista com Marcelo Duarte. Conhecido pela série de livros Guia dos Curiosos, ele conta como foi transportar o programa Você é Curioso?, que conduziu durante 19 anos pela Rádio Bandeirantes, para o ambiente da internet, onde segue sendo apresentado atualmente com o nome de "Olá, Curiosos", nas redes sociais do Guia dos Curiosos.

Na era multiplataforma, algumas entrevistas de rádio acontecem também mediadas por telas


Alguns paralelos entre atrações atuais e grandes fórmulas que fizeram sucesso no rádio. É o caso de Paciente 63 que relembra o êxito das antigas radionovelas. Você acompanha trecho de entrevista coletiva com Seu Jorge e Mel Lisboa sobre a força da escuta como pano de fundo da trama que tem em sessões de terapia o seu mote.

Terminamos a série relembrando o marcante início das transmissões da Rádio Cultura Brasil em FM estendida, nos 77,9 MHz e com duas músicas que são muito conhecidas do público que acompanha a emissora: “Wave”, de Tom Jobim, e “Rádio Experiência”, de Tunai e Milton Nascimento.


Ficha técnica
ZYR 100 – O centenário do rádio no Brasil
Episódio 5 – O podcast e a renovação do rádio
Produção e apresentação: Marcelo Abud

Técnico: Toninho Silva

Transmissão: 01/10/2022


Acompanhe os outros episódios da série nos links e players abaixo:

Episódio 4: Da notícia no FM à multiplataforma: transformações da linguagem radiofônica dos anos 90 até os dias de hoje. Disponível na íntegra neste link.


Episódio 3: Do transistor à FM estéreo, anos 60, 70 e 80. Disponível na íntegra neste link.


Episódio 2: a época de ouro. Disponível na íntegra neste link.



Episódio 1: os primeiros sinais. Disponível na íntegra neste link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

#99 Sandra Groth: do pioneirismo nos anos 80 à despedida do rádio em 2020 - 37 anos de sucesso na Cidade