#HOJEPOD: Caçadores de Fake News ajuda crianças e jovens a desvendarem armadilhas

 


Hoje é o Dia da Escola. Uma boa dica é o podcast "Caçadores de Fake News", que, de maneira lúdica, propõe o assunto para crianças e jovens. 

ESQUADRÃO CURIOSO ENSINA COMO IDENTIFICAR E COMBATER NOTÍCIAS FALSAS EM NOVO PODCAST

O livro “Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News”, do jornalista e escritor Marcelo Duarte, lançado em 2018, ganhou uma versão no formato podcast. “Caçadores de Fake News” está nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Google Podcast e Apple Podcast, entre outros). Misturando ficção com realidade, os quatro personagens da trama – Isa, Pudim, Leo e Débora – entrevistam 11 jornalistas, educadores e formadores de opinião de Brasil, Estados Unidos e outros países, para entender o que são as fake news, como elas surgem e como se espalham tão depressa, os perigos que causam e como combatê-las.

Ouça todos os episódios no player abaixo: 


A série teve apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio de seu Edital Anual de Projetos, que financia programas que  fortaleçam as relações entre Brasil e Estados Unidos, destaquem valores compartilhados entre os dois países e promovam a cooperação bilateral. "Informações falsas podem até tirar vidas, então é crucial fomentar o pensamento crítico em jovens desde cedo, de modo a ajudar a formar cidadãos engajados e conscientes.  Os Estados Unidos já tem bastante experiência nessa área e achamos que é importante dividir essa experiência com os brasileiros", afirmou o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Adam Shub.

São cinco episódios de 20 minutos com muito entretenimento e informação, que poderão ser trabalhados nas escolas, com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Não quisemos limitar a faixa etária, pois nunca sabemos quando a criança passará por uma situação assim. Elas precisam estar preparadas”, afirma Marcelo. Os educadores poderão encontrar sugestões pedagógicas, o perfil dos entrevistados, links importantes e até mesmo um glossário no site www.cacadoresdefakenews.com.br, criado especialmente como suporte do podcast.

Na trama, os personagens recebem o desafio de criar um podcast sobre fake news para um trabalho escolar. Com o objetivo de coletar informações relevantes e verdadeiras para o programa, eles conversam com diversos jornalistas especialistas no assunto de todas as formas - pelo telefone, trocando mensagens de WhatsApp, entrando em plataformas de reunião e mesmo presencialmente. “É urgente e necessário falar de educação midiática e, agora, mais do que nunca, precisamos que nossos jovens aprendam a importância de uma notícia bem apurada. Estamos vivendo um momento crítico, as pessoas precisam confiar e acreditar na imprensa profissional”, diz Marcelo.


Os episódios têm muito humor. Os personagens foram muito bem recebidos pelos entrevistados, que entraram no clima da aventura e colaboraram com sua didática e muito conhecimento. As vozes dos personagens foram criados por atores profissionais de muito destaque em musicais, programas de TV e dublagem no cinema. . Fazem parte do elenco Mariana Elisabetsky ("Mudança de Hábito", "O Mágico de Oz" e  "Grease"), interpretando Isa; Arthur Berges ("Um Violonista no Telhado", "Rent" e "Chaplin – O musical"), que dá voz ao Pudim; Luciana Ramanzini ("Natureza Morta" e  "Bento Batuca"), no papel de Débora; e Hugo Picchi ("Cocoricó" e "Irmão do Jorel"), que faz Leo e do narrador.


Mais conteúdo

Acompanhe aqui uma entrevista em que eu falo sobre o uso dos podcasts para a educação



Veja também abaixo uma entrevista em que falo sobre o uso do podcast na educação:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast