#HOJEPOD "Ser Sonoro" transporta à viagem pela escuta

 


O texto a seguir tem informações extraídas da reportagem de Verônica Reis, publicada no último dia 8, no site da Eca-USP

Criado pelo pesquisador Fernando Cespedes, o podcast "Ser Sonoro" explora como os sons se tornam música e contam histórias do mundo. 

O objetivo é aliar experiência sonora, contação de histórias e divulgação científica. Com distribuição do UOL Tab, Ser Sonoro é um podcast sobre sons, música e o mundo da escuta, que explora como as sonoridades ajudam o ser humano a traduzir suas emoções e experiências. A série de programas é resultado direto de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), da ECA.

“É curioso como todos nós, de inúmeras formas, estamos imersos no mundo dos sons, mas muitas vezes não nos damos conta de quão poderosa é essa relação”, conta Fernando. 

Ele também ressalta a importância da parceria com o UOL Tab para levar o podcast a um público maior. O convite veio após uma apresentação do projeto e do primeiro episódio da série. Fernando foi entrevistado pelo UOL Tab no lançamento do programa; depois disso, os episódios da primeira metade da temporada passaram a ser lançados aos sábados, sempre com uma forte divulgação no portal e em suas redes sociais. “Tendo estudado em universidade pública e sido bolsista da CAPES, enxergo a divulgação em meios de massa como uma forma de alto impacto para retornar o investimento feito na pesquisa em forma de conhecimento acessível a todos”, acredita o pesquisador.

A primeira temporada já tem sete episódios lançados, de um total de 11. Fernando está produzindo os últimos programas da temporada e uma segunda já está nos planos do pesquisador. Ele pensa ainda em adaptar o material para cursos de curta duração e criar versões do programa para inglês ou espanhol: "o tema dos sons e da escuta é universal e os exemplos usados no programa são de inúmeras culturas e sociedades do mundo”.

Acompanhe abaixo ou neste site os episódios que já estão no ar:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast