segunda-feira, janeiro 04, 2010

O Rádio AM em Feira de Santana, interior da Bahia

O radiojornalista e pesquisador de rádio Emerson Azevedo produziu, no final de dezembro de 2009, um documentário jornalístico que aborda a "Força do Rádio Am na cidade de Feira de Santana", interior da Bahia, a 107 Km de Salvador. No vídeo, ele entrevista profissionais consagrados e uma ouvinte sobre os aspectos que fazem do rádio Am a mídia mais forte da cidade.



Segundo Emerson, a ideia é antiga, mas a motivação de realizá-la neste período surgiu quando o curso de Jornalismo online 2.0, cursado por ele entre novembro e dezembro, solicitou como última atividade um documentário jornalístico de tema livre a ser produzido no período de duas semanas. Logo ele iniciou a produção lançando mão dos elementos necessários para realizar o trabalho tais como: cronograma, roteiro, storybord, definição do tema, personagens, artes e fotos e a solicitação aos escolhidos e autorização de entrevistas e imagens. A metodologia aplicada para o tempo disponível dividiu-se em, uma semana de organização teórica e uma semana para filmagem, edição e publicação.

O radiojornalista ressalta que a produção foi corrida por conta do pouco tempo, mas valeu a pena, pois foi possível perceber a satisfação e receptividade dos profissionais em falar do assunto. Ele pontua que, ao finalizar a edição, entregou uma cópia do vídeo a cada participante, em seguida o publicou na comunidade de vídeos YouTube e anexou ao blog do curso de jornalismo 2.0 promovido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin.

O rádio em feira de Santana é referência em várias cidades do Brasil e já revelou talentos para a comunicação do país, a exemplo do repórter João Santos, atualmente na TV Record. João na década de 80 trabalhou em Feira na Rádio Nordeste Fm com o nome artístico de Jonny.

A força de influência e mobilização da mídia radiofônica é resumida pelo pesquisador numa frase: “A mídia que manda na cidade é o rádio Am, você respira, todo mundo ouve. É impressionante a força que o rádio tem aqui”, finaliza.

Fonte:
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Portal Terra de Lucas – contato@terradelucas.com.br / imprensa.terradelucas@yahoo.com.br

Nenhum comentário: