25 anos de Rock in Rio

Há 25 anos, em janeiro de 1985, aconteceu o Rock in Rio I. Resolvi reunir alguns episódios que destacaram o tema aqui no nosso Peças Raras, desde 2007.



Em 26 de agosto de 2008, o festival que agitou o Brasil a partir de 11 de janeiro de 1985 voltou a ser destaque. Desta vez, nosso blog repercutiu entrevista veiculada na Band News FM sobre livro que fez um balanço do Rock in Rio.

Ouça aqui o papo entre a editora de cultura da emissora, Tatiana Vasconcelos, e o autor do livro Metendo o Pé na Lama.

Saiba mais:
Medina e equipe transformaram a América do Sul no continente da guitarra, imagem que ficou eternizada no logotipo do Rock in Rio. Mas, apesar da experiência com grandes shows internacionais no Brasil, como Barry White, Julio Iglesias e Frank Sinatra, a Artplan teve um grande prejuízo com o festival que transformou a cidade maravilhosa na capital mundial do rock.

Esta é uma das revelações de Cid Castro em Metendo o Pé na Lama. Em entrevista à Bandnews FM, durante o lançamento da obra na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Cid afirmou que um dos motivos que contribuiu para isto foi o embargo das obras feito pelo então governador do Rio, Leonel Brizola. Era uma briga política, já que os Medina tinham feito a campanha para o Moreira Franco. Segundo o autor, o festival só aconteceu pela intervenção de Tancredo Neves, que virou o presidente – apesar de não ter chegado a assumir - durante aquele grande evento.

Para quem era jovem naquele ano de 1985, no entanto, o que ficou na memória foram 90 horas de música em 10 dias de festival. Mais de um milhão de pessoas acompanharam de perto shows nacionais de artistas como: Lulu Santos, Blitz, Kid Abelha, Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso. Nomes do primeiro time do rock internacional – AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne e outros – também marcaram presença pela primeira vez no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De quem é a música "Botei uma flor na janela" que viralizou no whatsapp?

De quem é "Eu sou o tempo", mensagem interpretada por Fernanda Montenegro?

#HOJEPOD: Palmeiras Cast