Literatura e dramatização em áudio: do rádio ao podcast
Estamos em meados da década de 1950. Um dos
destaques da programação da Rádio Bandeirantes é o História da Literatura
Brasileira. A relação entre rádio e literatura parece ideal. Ambos mexem com a
imaginação.
Acompanhe o boletim Interferência, do programa "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, no vídeo abaixo:
Acompanhe o boletim Interferência, do programa "Você é Curioso?", da Rádio Bandeirantes, no vídeo abaixo:
Ouça uma edição completa com 30 minutos de duração no podcast Peças Raras sobre o assunto:
Adaptações de obras literárias são a origem
do radioteatro. Aqui mesmo no Interferência já reconstituímos o principal capítulo
dessa história: a dramatização de “A Guerra dos Mundos”, em 1938, a partir do
livro de HG Welles.
Voltando à literatura brasileira, antes de Moles, a
Bandeirantes conta com José Medina e Otávio Gabus Mendes, que também no final
da década de 1930, fazem adaptações de grandes textos para o rádio.
Agora, na era dos podcasts, os radioteatros ou
audiodramas também se voltam à literatura brasileira. As adaptações estão no
aplicativo Palco Literário Digital. Lá
você encontra alguns trechos para entrar em contato com as obras que já estão
disponíveis. Uma delas é o clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado
de Assis.
ACHADOS
DO ESPAÇO
Na década de 1930, para estimular
o consumo de seus produtos, a Lever decide trazer ao Brasil
uma experiência bem-sucedida na matriz: a Lintas, uma agência de
publicidade para atender exclusivamente à Unilever.
A partir dos anos 50, a marca passa a patrocinar a produção e distribuição de radioteatros. Já, no final dos anos 1980, sob o comando de Castro Negrão, a Lintas dá nova orientação às produções da Gessy Lever. Entra no ar o projeto Radiocriatividade, tendo por base três atrações: Radio Romance, Radio Riso e Radio Encontro, do qual destacamos a participação de Moacyr Franco no episódio de número 13 do podcast Peças Raras.
A partir dos anos 50, a marca passa a patrocinar a produção e distribuição de radioteatros. Já, no final dos anos 1980, sob o comando de Castro Negrão, a Lintas dá nova orientação às produções da Gessy Lever. Entra no ar o projeto Radiocriatividade, tendo por base três atrações: Radio Romance, Radio Riso e Radio Encontro, do qual destacamos a participação de Moacyr Franco no episódio de número 13 do podcast Peças Raras.
Mas como o capítulo que estamos
tratando aqui é o da adaptação de obras literárias para o áudio, acompanhe uma
edição completa do Rádio Romance – incluindo jingles de produtos da Unilever –
do final dos anos 80.
As fitas cassetes com as criações da Lintas eram enviadas às rádios interessadas, com três minutos de publicidade dos variados produtos de limpeza e de toalete da atual Unilever. Aliás, apenas por curiosidade, as novelas nos Estados Unidos, onde o gênero nasceu, são chamadas de “soap opera” justamente porque foram criadas para anunciar produtos de limpeza para o lar e de higiene pessoal.
As fitas cassetes com as criações da Lintas eram enviadas às rádios interessadas, com três minutos de publicidade dos variados produtos de limpeza e de toalete da atual Unilever. Aliás, apenas por curiosidade, as novelas nos Estados Unidos, onde o gênero nasceu, são chamadas de “soap opera” justamente porque foram criadas para anunciar produtos de limpeza para o lar e de higiene pessoal.
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